Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou com uma questão relativamente à libertação de capital para as obras de renovação, que pedia se alguem me conseguia ajudar.

Comprei um apartamento antigo que fiz obras de renovação. Quando comprei o apartamento solicitei ao banco emprestimo para a aquisição e para as obras.
    Foi-me libertado metade do valor para as obras no inicio e agora fui solicitar o restante apos terminar as obras.

O valor das obras foi orçamentado em 25 mil euros, conforme orçamento que apresentei ao banco. No entanto, foi-me apenas disponibilizado 22 mil pelo banco. Obviamente que tive de ajustar com o construtor o valor da obra, porque nao disponha de capital proprio para investir. Uma vez que a casa nao é para habitauaçao permanente, mas secundaria, optei por terminar a obra e agora esperar uns meses e juntar dinheiro para instalar a cozinha. Sendo assim, gastei apenas o valor que o banco me disponibilizou para as obras.

Quando solicitei a vistoria final da obra, o avaliador disse-me que nao me iria libertar o valor total que faltava porque nao tinha a obra terminada, pois no orçamento apresentado estava a cozinha incluída, mas a cozinha (entenda-se os moveis) nao esta finalizada.
    Expliquei-lhe que o orçamento era para 25 mil € mas o banco apenas tinha disponibilizado 22, e por isso nao conseguia agora instalar a cozinha, no entanto, todas as outras obras estavam terminadas, no valor de 22 mil.

No meu entender isto nao faz qualquer sentido, uma vez que o avaliador nao pode exigir que gaste 25 mil quando apenas o banco me disponibilizou 22 mil.

Alguem ja passou por esta situaçao?

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: SBotelhoObviamente que tive de ajustar com o construtor o valor da obra

Isso de óbvio não tem nada, agora o construtor tem que assumir os custos da sua casa, ainda por cima habitação secundária, comigo isso não funcionava, tinha que pagar o valor contratualizado.

Colocado por: SBotelhoNo meu entender isto nao faz qualquer sentido, uma vez que o avaliador nao pode exigir que gaste 25 mil quando apenas o banco me disponibilizou 22 mil.

O que não faz sentido é o banco libertar verbas, para obras que ainda não estão executadas.
  3.  # 3

o banco empresta até 90%. Tanto da escritura como das obras.

ou tinha pedido um orçamento ficticio ao construtor mais elevado para apresentar ao banco para ele emprestar os 25.000 ou então acontece isto. O banco não empresta 100% nestes casos.

quanto à ultima tranche, tem que terminar todas as obras. A solução é fazer um crédito pessoal para acabar a cozinha. Agora não é o construtor que tem que ficar à espera.
  4.  # 4

Eu e que quis ajustar o valor da obra, não foi o construtor. Ele ajustou a meu pedido ainda antes do início da obra. Porque não tinha 25k para gastar mas sim 22k. E a alteração feita foi a exclusão da cozinha. Exactamente porque o valor disponilizado pelo banco não chegava.

Nao peço ao banco para libertar verba de obras que não estão feitas. Peço ao banco para libertar os 22k que é exactamente o valor da obras que está realizada, com tudo feito, excepto os móveis da cozinha.
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantoso banco empresta até 90%. Tanto da escritura como das obras.

ou tinha pedido um orçamento ficticio ao construtor mais elevado para apresentar ao banco para ele emprestar os 25.000 ou então acontece isto. O banco não empresta 100% nestes casos.

quanto à ultima tranche, tem que terminar todas as obras. A solução é fazer um crédito pessoal para acabar a cozinha. Agora não é o construtor que tem que ficar à espera.

Claro que o construtor não vão ficar à espera. Isso não foi questão sequer apresentada.
  6.  # 6

E para o banco a cozinha não estando feita a obra não está concluída.

Está tudo certo..

Vai ter que meter um crédito pessoal para solucionar isso ou pedir dinheiro emprestado
  7.  # 7

OK. Obrigada pelo feedback

0.0079 seg. NEW