Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: DR1982O m.arq fazia me pensar com o que escrevia, era um desafio encontrar sentido nas suas tiradas, em algumas conseguia:)
    Sim, eu lembro-me, era um exercício muito giro, eu adorava as dissertações com ele, e as "adivinhas". Era quase fora deste mundo :o) E acho que ele se divertia connosco também.
    Concordam com este comentário: DR1982
  2.  # 142

Uma casa sem cortinas, para mim, fica incompleta. Fico sempre com aquela ideia que faltou algo, que houve cortes orçamentais quando chegou o momento de mobilar e decorar a casa.

Sempre adaptadas aos gostos e estilo de casa, mas cortinas sempre. Atenção que quando falo em cortinas não me refiro ao clássico varão a meia posição entre o teto e a janela. Tão pouco tem que ser cortinado, pode ser um rolo.
    Há um sem fim de opções!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 143

Colocado por: CMartinAinda assim, muitos são os senhores (masculino) que dizem que não gostam, até depois verem do que podemos estar a falar, das possibilidades, e de que cortinas vão desde um extremo ao outro afinal :o)

Concordo com o que diz, sobre as cortinas não sou "tão" teimoso, uma vez mais cada caso é um caso.
    O que sim é fundamental é deixar uma casa pronta para os levar se fôr o caso.
    Porque sempre podem ser uma mais-valia, disso não tenho dúvidas. Exemplo:

Antes até gostava das cortinas, sobretudo depois de que apareceu uma autoestrada na paisagem a 60-70m da janela do quarto.
    Deixei de usar, quando a vista passou a ser a silhueta dos Alpes nevados, não queria filtro nenhum perante tal majestosidade.
    Mas por exemplo, vou muitas vezes à Cd. México (a minha esposa é de lá), a radiação solar é bastante mais forte, nos primeiros dias nem consigo sair à rua sem óculos de sol. Aí temos umas cortinas cor-de-laranja que ainda que não sejam propriamente muito bonitas, a luz ambiente no interior é um espectáculo por si só, gosto muito. Já em Matosinhos, a paisagem é a selva urbana, cravejado de vizinhos e não temos cortinas, talvez isso um dia mude. Cada caso é um caso.
  4.  # 144

Colocado por: N Miguel Oliveirafoi mostrar que a sua casa não é
    passou-lhe por cima da cabeça.. nao ves que este veio cá pra que nos lhe resolvessemos a casa de forma gratuita e assim depois poupa no projecto pois apenas arranja um gajo pra passar a ferro e assinar na cruz
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, CMartin
  5.  # 145

Colocado por: antonylemospassou-lhe por cima da cabeça.. nao ves que este veio cá pra que nos lhe resolvessemos a casa de forma gratuita e assim depois poupa no projecto pois apenas arranja um gajo pra passar a ferro e assinar na cruz

Mas isso é certinho em qualquer dos casos, o que assina só passa para cobrar.
    Mas deste modo pode ser que o Dono de Obra meta sol da casa e evite certos problemas respiratórios, encargos ao SNS, etc...
    Concordam com este comentário: ANdiesel, antonylemos
  6.  # 146

Colocado por: JoelM

Por cá nem se usam cortinas nem estores nem black outs... Foi uma luta habituar a dormir, principalmente quando o sol já vai alto às 6 da manhã e quando são 23 e ainda está de dia...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Se tivesse uma pestinha de palmo e meio como a minha nao havia cafe que segura-se de pé :)
  7.  # 147

Colocado por: N Miguel Oliveiraquando a vista passou a ser a silhueta dos Alpes nevados, não queria filtro nenhum perante tal majestosidade.

Colocado por: N Miguel Oliveiraa radiação solar é bastante mais forte, nos primeiros dias nem consigo sair à rua sem óculos de sol. Aí temos umas cortinas cor-de-laranja que ainda que não sejam propriamente muito bonitas, a luz ambiente no interior é um espectáculo por si só

Colocado por: JoelMo sol já vai alto às 6 da manhã e quando são 23 e ainda está de dia...

A luz, é de facto um presente que nos é oferecido. Tal como o é o mundo, com todas as suas diferenças naturais e culturais. A natureza.
    A arquitectura.
    Sou muito apreciadora da Arquitectura. E do trabalho dos arquitectos, que é a arquitectura.
    Tenho uma visão muito romântica da Arquitectura sob o mundo. Penso que ela tem como dever ultra usar o Espaço, em natureza, em determinado local do mundo, de forma a que valha a pena ocupar esse espaço natural por uma edificação. É uma responsabilidade imensa esta. E um dom que é dado aos arquitectos - exercer Arquitectura.
    Onde, por esta razão, penso que será ou deveria ou deverá ser uma frustração muito grande que se altere a natureza dum arquitecto, seja o dono de obra, seja a Sociedade, que o resuma a isto
    Colocado por: N Miguel Oliveirao que assina só passa para cobrar.

Ainda, neste pensamento (romântico, mas que considero correcto como "Bem Maior" na civilização) do que é a Arquitectura e o Arquitecto, não me é compreensível que como dono de obra, não se tenha o sentimento (sendo que, para mim, sentimento é pilar de civilidade e cultura, sem os quais estes últimos não existem) de, num terreno, um Espaço natural, um pedaço de Mundo, se queira edificar um lar (e em tudo considerando o que é um lar, com lareira maternal a crepitar a meio, como simbolismo para verem...) saltando o essencial que é o Arquitecto. Ainda, não menosprezando, o tirar partido dos elementos naturais e paisagísticos que nos foram oferecidos superiormente (leia-se por um poder Superior) para trabalhar. Retirar a Arquitectura, duma Edificação, num Espaço, é repudiar a nossa comunhão com a Natureza e com a Humanidade e com as Artes. É quase ou é mesmo, reduzir-nos a seres sem Filosofia, sem Psicologia, sem Alma, alimentados apenas por pão, sem civilidade.
    Colocado por: antonylemospassou-lhe por cima da cabeça.. nao ves que este veio cá pra que nos lhe resolvessemos a casa de forma gratuita e assim depois poupa no projecto

E sei que existe por parte da corrente dos arquitectos muito técnicos algum repúdio ou embaraço com esta visão da arquitectura. Quase como se fossem de engenharias e dessa ciência exacta. Mas um arquitecto tem um poder muito maior, ou até acrescido. O de aliar a essa ciência exacta da engenharia, a História, a Filosofia, a Arte, a Psicologia, os Elementos (naturais) enfim, o "produto" Homem no Ambiente, numa edificação.
    E, em Portugal, temos a grande benesse de, ao construir o lar, poder incluir nessa equação do Espaço que vamos ocupar para todo o sempre, na Natureza, em comunhão com ela, na Humanidade, e em comunhão com ela, a Arquitectura a um preço acessível. Fazer perdurar o investimento. Aqui sou eu numa linguagem mais comercial, que não me é muito natural, pois também o valor comercial, para mim, reside no valor (moral, o Bem Maior) da Obra. Voltando ao dono de obra, não usufruir do bem da Arquitectura e do Arquitecto, a um preço de projecto, é realmente de uma estranheza, incompreensível. É desperdiçar toda a inteligência (inteligence) acumulada ao longo dos séculos da ocupação da Humanidade da terra natural. Por 3mil ou 4mil euros, ou assim. Que servem para o cerâmico do chão. Ou a relva sintética do jardim.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 148

E, encaro a arquitectura de interiores, o design de interiores, e a decoração, com esta mesma beleza de acima. Respeitar, enaltecer e tirar partido da origem que é a arquitectura, e em consideração ao homem (dono de obra) dentro da sua arquitectura (casa). Não será ou não é ao acaso.
  9.  # 149

Lamber as pedras, em arquitectura, ou cheirar e afagar os tecidos em decoração, para mim, fazem todo o sentido.
  10.  # 150

Colocado por: ANdieselUma casa sem cortinas,para mim, fica incompleta. Fico sempre com aquela ideia que faltou algo, que houve cortes orçamentais quando chegou o momento de mobilar e decorar a casa.

Sempre adaptadas aos gostos e estilo de casa, mas cortinas sempre. Atenção que quando falo em cortinas não me refiro ao clássico varão a meia posição entre o teto e a janela. Tão pouco tem que ser cortinado, pode ser um rolo.
    Há um sem fim de opções!
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Blackout tambem acho util, daqueles com calha que escurecem totalmente, ja cortinas, prefiro que nao tenha, seja de que tipo for, são gostos...
  11.  # 151

Colocado por: Picareta
    Você quer um rabisco feito num instante, com os problemas todos resolvidos? aquilo é uma base de trabalho.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Pedro Barradas,antonylemos

Apontei os problemas daquela base de trabalho tal como têm apontado os problemas da base de trabalho que mostrei.
  12.  # 152

Colocado por: antonylemospassou-lhe por cima da cabeça.. nao ves que este veio cá pra que nos lhe resolvessemos a casa de forma gratuita e assim depois poupa no projecto pois apenas arranja um gajo pra passar a ferro e assinar na cruz
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,N Miguel Oliveira,CMartin

Este veio cá para pedir opinião do custo de construção m2 de moradia deste tipo, não veio pedir estimativas orçamentais ou mapas de trabalho.

Também veio cá para pedir a opinião do projecto, de algum problema mais visivel que eu não estivesse a ver. Não veio pedir pips ou licenciamentos ou projectos de execução.

Se para o Antony custa-lhe dar alguma sugestão de forma gratuita, simples, diga aqui os seus honorários e veremos se seguimos em frente com o aconselhamento pago ou não.
  13.  # 153

Colocado por: N Miguel Oliveira

Mas isso é certinho em qualquer dos casos, o que assina só passa para cobrar.
    Mas deste modo pode ser que o Dono de Obra meta sol da casa e evite certos problemas respiratórios, encargos ao SNS, etc...
    Concordam com este comentário:ANdiesel

Não sei se ter a casa virada para o sol mas acabar por estar sempre com os blackouts para baixo para ter o minimo de privacidade em casa não irá trazer os mesmos problemas respiratórios, falta de vitamina D, encargos no SNS, etc...
  14.  # 154

Colocado por: JoelM

está a contar assassinar alguém em casa para ter os black-outs sempre fechados?

Obviamente, também estou a pedir sugestões no forumdohomicida.com
  15.  # 155

Colocado por: nm_santos

Não sei se ter a casa virada para o sol mas acabar por estar sempre com os blackouts para baixo para ter o minimo de privacidade em casa não irá trazer os mesmos problemas respiratórios, falta de vitamina D, encargos no SNS, etc...

Colocado por: nm_santos

Obviamente, também estou a pedir sugestões no forumdohomicida.com

Está a desconversar para quê?? Veio pedir opiniões, se não as quer, não tinha vindo.
    Você já se decidiu pelo terreno, ainda que tendo que construir a Norte. Está a convencer-se que é o melhor. Óptimo, avance.
    Mas não venha para aqui dizer que é igual, pois isso é falso!

Boa sorte, fique bem.
  16.  # 156

Colocado por: ANdiesel

Está a desconversar para quê?? Veio pedir opiniões, se não as quer, não tinha vindo.
    Você já se decidiu pelo terreno, ainda que tendo que construir a Norte. Está a convencer-se que é o melhor. Óptimo, avance.
    Mas não venha para aqui dizer que é igual, pois isso é falso!

Boa sorte, fique bem.

Estou a responder a comentários, especificamente esses dois que apontou, no primeiro estou a responder a uma comentário que diz que construir a sul evita problemas respiratórios e encargos no sns, a minha resposta não foi na mesma medida?

O segundo comentário pergunta se estou a pensar matar alguém em casa (presumo que ironicamente) respondo também com ironia, não faz sentido?

A construção não é a norte, é a poente. Não me convenci que é melhor que construir virado a sul, apenas que aquilo que ganho em sol, perco em privacidade e vista. Tendo em conta que sol ao menos sempre tenho à tarde, mas privacidade e vista perco de manhã, tarde e noite, não me parece uma troca muito vantajosa.

Nunca disse que é igual, qualquer que seja o projecto, estar virado a norte ou a sul, poente ou nascente.
  17.  # 157

Está esclarecido, pode fechar o tópico. Boa sorte para o resto.
  18.  # 158

Sobre as cortinas, ainda, e a questão de cortinas que permitam garantir privacidade. Por favor não vejam como opção os blackouts para a privacidade. O blackout tem como principal função o bloquear a luz vinda do exterior para dentro de casa. Se virmos, é como diz o nome : black+out (cortar+luz).
    Se o que se pretende é, acima de tudo, salvaguarda de privacidade, mas sem perder o benefício da luz natural, bastará, entre outras opções (como painéis interiores, verticais ou horizontais, em ripas em materiais como bambú ou madeira por exemplo, entre materiais sintéticos) que permitem abertura em ângulo de forma a deixar entrar o sol, ou filtrá-lo) a opção por cortina dupla : uma cortina mais leve em transparência, num alinhado por exemplo, e uma cortina mais encorpada e opaca. Na instalação, uma sobrepõe a outra, em calha dupla. Geralmente, a cortina mais encorpada fica por detrás da mais leve, visto do interior (mas, dependendo do efeito que quero, por vezes, faço o contrário, a mais pesada por fora e a mais leve pelo interior). Assim, com esta cortina dupla, podem, de dia, ter a cortina opaca aberta, servindo-se apenas da cortina transparente, que, á luz do dia é suficiente para salvaguardar a vossa privacidade nos interiores da casa. De noite, com iluminação ligada já não será o suficiente, de alguns pontos de vista, e em algumas divisões, e então, aí, basta fechar a cortina no tecido opaco, encorpado, e, querendo mais ainda um "desfoco" maior, mantendo a cortina com transparência fechada também.
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
      12d34fdf551bd36fc319e2083da50324.jpg
      c330be634cd1ee7d288d8d6f7fa748b1.jpg
      ef210942053793.57be9b2f3b7b7.jpg
      painel.jpg
  19.  # 159

Colocado por: N Miguel OliveiraEstá esclarecido, pode fechar o tópico. Boa sorte para o resto.

O tópico fechou enquanto a dissertação sobre as cortinas ?
  20.  # 160

Cmartin o problemas desses estores de laminas interiores é que sao uma porcaria para limpar, e os fios estragam se rapido, eu tenho em casa desses e gosto porque permite fazer o que diz, mas sao fraquinhos em tudo o resto

0.0425 seg. NEW