Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho um terreno em vista para comprar perto da Malveira com cerca de 750m2, penso que o consiga comprar por 75k se os preços baixarem nos próximos meses.

    Entretanto aproveitei a quarentena para fazer um projecto à minha medida para uma moradia T3 que fosse o mais barata possivel, tentando manter o minimo de estética na casa.

    O meu objectivo seria gastar no máximo 200k no terreno + construçao de moradia + licenças etc, ou seja gastar em tudo 200k .

    Queria as vossas opiniões para saber alguma alteração que pudesse fazer no projecto que conseguisse reduzir o preço sem alterar muito a estética, e principalmente saber os métodos construtivos mais baratos para construir a moradia, e saber segundo a vossa experiencia, quanto custará, por alto, a construção da moradia.

    área terreno - 750m2
    área bruta - 131m2
    área implantação - 152m2

    A piscina é um extra, ou seja se só com a casa mais arranjos exterior ultrapassar o limite de preço, não faço a piscina. Os projectos à partida só tenho de pagar as especialidades, porque arquitectura consigo ter grátis. Os vãos têm altura máxima de 2.10m. Cozinha e wcs será com moveis Ikea ou algo de género. Pavimento flutuante do mais barato etc.

    Só estou a conseguir inserir as plantas + 1 imagem, no comentário seguinte vou tentar anexar mais imagens.
    Obrigado
      01.jpg
      planta piso 1.jpg
      planta piso 0.jpg
  2.  # 2

    Mais imagens:
      04.jpg
      03.jpg
      02.jpg
  3.  # 3

    Mais imagens:
      07.jpg
      06.jpg
      05.jpg
    •  
      marco1
    • 11 abril 2020 editado

     # 4

    portanto quer construir a casa com 125 K, inclindo projetos, taxas, etc...

    prepare pelo menos mais 50 K
    ah e esqueça a piscina para já
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nm_santos
  4.  # 5

    Gosto da planta. Mas a não ser que isto dê um tombo enorme com esta crise, concordo com o Marco1, prepare mais uns trocos. A construção está caríssima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nm_santos
  5.  # 6

    Eu apontava para esse valor e mesmo assim já estava a pensar nos 1000eur por m2, que penso tem sido a norma nos ultimos anos.

    Mesmo assim tinha a esperança que com materiais mais baratos e métodos construtivos mais baratos, a construção baixasse desse valor m2.

    Tenho como um exemplo um colega meu que em 2018/2019 renovou por completo uma moradia de 120m2 e acrescentou mais 85m2 de construção nova (sala e quarto e wc), + arranjos exteriores tudo por 70k. Ele acompanhou a fundo todo o processo e pediu dezenas de orçamentos para cada aspecto da obra (cobertura, pavimentos, cozinhas, revestimentos etc).

    A minha ideia seria fazer o mesmo e baixar dos 1000eur/m2.
  6.  # 7

    Sim mas:
    - Compra o terreno por 75k, tem de pagar impostos,considerou?
    -Projectos de especialidades; licença de construção; baixada da EDP - 5000 euros.
    - Fica com 120000 euros para construir 131 m2. Teria de construir a cerca de 750 eur/m2 (sem IVA). Tem de ver os preços que se praticam na Malveira. A localização da obra continua a ser um factor a ter em conta para o preço médio de construção.

    Para conseguir algo como o que pretende terá mesmo de ter muita contenção.
  7.  # 8

    Olá. Essa casa não seria aprovada em lado nenhum. Convém conhecer as lei antes de brincar às casinhas, só pelo DL 163/2006 por exemplo, apanhava logo umas quantas falhas. Mas valeu o esforço, serviu de exercicio para pensar no que quer pelo menos, felicito-o por isso. Boa sorte.
  8.  # 9

    Colocado por: nm_santosEu apontava para esse valor e mesmo assim já estava a pensar nos 1000eur por m2, que penso tem sido a norma nos ultimos anos.

    Mesmo assim tinha a esperança que com materiais mais baratos e métodos construtivos mais baratos, a construção baixasse desse valor m2.

    Tenho como um exemplo um colega meu que em 2018/2019 renovou por completo uma moradia de 120m2 e acrescentou mais 85m2 de construção nova (sala e quarto e wc), + arranjos exteriores tudo por 70k. Ele acompanhou a fundo todo o processo e pediu dezenas de orçamentos para cada aspecto da obra (cobertura, pavimentos, cozinhas, revestimentos etc).

    A minha ideia seria fazer o mesmo e baixar dos 1000eur/m2.


    Eu estou a construir nessa zona e por esses valores, para começar agora, é muito complicado (com IVA incluido).

    Licenças / projetos / taxas e taxinhas, se não for loteamento, prepare-se. So de licenças e taxas, prepare uns bons €.

    Se for um loteamento com infraestruturas já prontas, melhor!

    Eu estou a construir uma casa com um pouco mais de area e anda por esses valores, mas começei em Julho de 2017... (a serio so em Maio de 2018) e apanhei um construtor ainda com preços decentes. Agora, não sei como vai ser, mas com o volume de trabalho que os "bons" tem, acho dificl esses valores!
  9.  # 10

    Colocado por: nm_santosEle acompanhou a fundo todo o processo e pediu dezenas de orçamentos para cada aspecto da obra


    Depois ainda se questionam porque há empresas que demoram tanto a dar orçamento, pudera... Se para cada coisa, há dezenas a dar preço mas só uma é que faz... As empresas não fazem outra coisa do que brincar no excel e muitas vezes só têm as plantinhas do licenciamento como base.

    O melhor modo de poupar é investir num projecto completo e fiscalização, estar atento e ser dedicado, senão vai ter "imprevistos" por todo o lado, e isso em obra paga-se mais caro.
    Concordam com este comentário: David_Santos
  10.  # 11

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Essa casa não seria aprovada em lado nenhum. Convém conhecer as lei antes de brincar às casinhas, só pelo DL 163/2006 por exemplo, apanhava logo umas quantas falhas. Mas valeu o esforço, serviu de exercicio para pensar no que quer pelo menos, felicito-o por isso. Boa sorte.


    Miguel, também só não tem wc acessível e isso com jeito até se consegue meter, de resto até simples e funcional, eu gosto
    agora o que as pessoas ainda não se capacitaram que uma coisa é 1000 €/ m2 para moradias convencionais mas hoje em dia qualquer uma destas casas já incorpora pormenores muito mais recentes e onerosos, por exemplo aquela pala só ai vai comer muito €, portanto quando "antigamente" se fazia uma simples pala em betão e pouca expressão tinha no todo, é só um exemplo pois existe mais, como a caixilharia, os isolamentos etc...tudo coisas que hoje se empregam muito mais sofisticadas e mais caras.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, CMartin
  11.  # 12

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Essa casa não seria aprovada em lado nenhum. Convém conhecer as lei antes de brincar às casinhas, só pelo DL 163/2006 por exemplo, apanhava logo umas quantas falhas. Mas valeu o esforço, serviu de exercicio para pensar no que quer pelo menos, felicito-o por isso. Boa sorte.


    Miguel sem ser o wc, e penso que esteja a falar do diametro de cadeira de rodas, não sei por que outros motivos não seria aprovada em lado nenhum. Posso ler o Decreto Lei inteiro que me enviou, mas agradecia se me pudesse indicar algumas das falhas que detectou, assim poderia mais depressa fazer as alterações. Obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Depois ainda se questionam porque há empresas que demoram tanto a dar orçamento, pudera... Se para cada coisa, há dezenas a dar preço mas só uma é que faz... As empresas não fazem outra coisa do que brincar no excel e muitas vezes só têm as plantinhas do licenciamento como base.

    O melhor modo de poupar é investir num projecto completo e fiscalização, estar atento e ser dedicado, senão vai ter "imprevistos" por todo o lado, e isso em obra paga-se mais caro.


    Miguel, o trabalho das empresas (incluindo as de construção) é servir os seus clientes e potenciais clientes, e não o contrário. Caso as empresas não queiram brincar ao excel, é simples, não brincam. Talvez fiquem com menos clientes do que as que brincam.

    Quanto ao segundo parágrafo: pagar mais caro, não significa, por regra, maior qualidade do serviço.
  13.  # 14

    nm_santos

    mas pagar menos significa por regra menor qualidade, ou acha que o que é caro é apenas porque se quer?

    é claro que tem de haver um equilíbrio mas quando se paga mais pode-se exigir mais, coisas mais completas, coisas mais precisas, coisas melhor quantificáveis, processos mais transparentes, etc etc.
    temos visto por aqui ano apos ano as odisseias de quem se meteu na aventura com apenas o projeto corriqueiro para licenciamento
    olhe temos uma caso aqui em que o DO já nem se importa de perder 50% do investimento, quer é ver-se livre de uma sanguessuga que para alem de lhe levar o dinheiro em termos de execução é só aldrabice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nm_santos
  14.  # 15

    Colocado por: marco1nm_santos

    mas pagar menos significa por regra menor qualidade, ou acha que o que é caro é apenas porque se quer?

    é claro que tem de haver um equilíbrio mas quando se paga mais pode-se exigir mais, coisas mais completas, coisas mais precisas, coisas melhor quantificáveis, processos mais transparentes, etc etc.
    temos visto por aqui ano apos ano as odisseias de quem se meteu na aventura com apenas o projeto corriqueiro para licenciamento
    olhe temos uma caso aqui em que o DO já nem se importa de perder 50% do investimento, quer é ver-se livre de uma sanguessuga que para alem de lhe levar o dinheiro em termos de execução é só aldrabice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nm_santos


    Sim eu percebo, mesmo o exemplo que dei no inicio do topico, esse meu colega teve de trocar de empreiteiro e meio da obra, e ainda perdeu algum dinheiro com as aldrabices do primeiro empreiteiro.

    A minha opinião é que se deve procurar o máximo de opiniões e referências e a partir daí pedir alguns orçamentos. Depois disso o mais caro não será necessáriamente o melhor, nem o mais barato o pior.

    O meu propósito com isto era saber mais ou menos quanto iria ficar o custo/m2. Porque estou a brincar ao excel e segundo as contas que tou a fazer, entre WCs, cozinha, pavimentos, revestimentos, madeiras, caixilhos, isto está a dar menos de 40k (só de materiais). Por isso, ou a mão de obra é caríssima, ou são alvenarias, betão e ferro que vai levar ai 80k.
  15.  # 16

    Colocado por: nm_santosMiguel, o trabalho das empresas (incluindo as de construção) é servir os seus clientes e potenciais clientes, e não o contrário. Caso as empresas não queiram brincar ao excel, é simples, não brincam. Talvez fiquem com menos clientes do que as que brincam.

    Por causa deste tipo de clientes que pede 10 ou 20 orçamentos, é que muitos se queixam que pedem muitos orçamentos e só um é que responde.
    As empresas não podem ter vários empregados a fazer orçamentos, normalmente nas pequenas empresas é o patrão que faz os orçamentos em horário pós laboral, e só faz orçamentos para aqueles que lhe dão mais garantias de estarem interessados nos seus serviços, normalmente os que se deslocam às suas instalações a pedir o orçamento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • JDPS
    • 11 abril 2020 editado

     # 17

    Colocado por: nm_santos
    1. xcel e segundo as contas que tou a fazer, entre WCs, cozinha, pavimentos, revestimentos, madeiras, caixilhos, isto está a dar menos de 40k (só de materiais). Por isso, ou a mão de obra é caríssima, ou são alvenarias, betão e ferro que vai levar ai 80k.


    Ainda lhe faltam esgotos, rede de águas, rede eléctrica, ITED, AVAC, Incêndios, Arranjos exteriores, Electrodomésticos, isolamentos, impermeabilizações, etc, etc, etc... Falta-lhe 50% da obra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Ruipsm, CMartin
    • r.v
    • 12 abril 2020

     # 18

    Colocado por: Picareta
    Por causa deste tipo de clientes que pede 10 ou 20 orçamentos, é que muitos se queixam que pedem muitos orçamentos e só um é que responde.
    As empresas não podem ter vários empregados a fazer orçamentos, normalmente nas pequenas empresas é o patrão que faz os orçamentos em horário pós laboral, e só faz orçamentos para aqueles que lhe dão mais garantias de estarem interessados nos seus serviços, normalmente os que se deslocam às suas instalações a pedir o orçamento.

    Disse tudo agora. Passo horas a noite a fazer orçamentos depois de tudo ir pra cama. Um orçamento de uma moradia por exemplo chave na mão demora dias a fazer.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 19

    r.v.

    e orçamentos feitos em que lhe foram fornecidos mapa de quantidades e trabalhos ( MQT) com todas as parcelas de tudo com quantidades ?

    é igualmente trabalhoso mas assim é que devia ser, as empresas a darem preço para as mesmas coisas, e não estarem elas de certa forma a "inventar" trabalhos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 20

    Boa noite.

    Também gosto da disposição da planta, embora, para além do problema a resolver do wc acessível, julgo que o quarto 1 ficava melhor sem aquele canto onde começa a diagonal, e a janela do quarto 2 deveria estar mais aos pés da cama (como no outro quarto, em frente à porta).
 
0.0210 seg. NEW