Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Anonimo09092021N Miguel Oliveira, nem sempre gosto do seu estilo de comunicação e demorei a perceber que é sempre bem intencionado.

Obrigado, admito que quando o tema é a orientação solar exagero um bocado.
    Não é por mal, é mesmo por trauma e frustração. Desabafo:
    Quando os meus pais construíram a sua casa, queriam uma planta em L.
    Na perninha do L ficou a sala com 42m2, que mede o mesmo que a casa anterior completa. É bonita e bem decorada.
    Mas falhou num ponto crucial, das 3 frentes que tem, uma é a Norte, o lado Poente tem eucaliptos com 15-20m de altura e a Nascente cedo o sol fica encoberto pela perna maior do L. Resultado, é um espaço frio, sem vida, um mono... bom para ler e pouco mais. Penso que em 20-30 anos apenas usamos uma vez a sala de jantar... e umas duas ou três vezes se acendeu a lareira.
    A meu ver, o sol é mesmo muito importante num projecto.
    Concordam com este comentário: davidloivos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANdiesel, davidloivos
  2.  # 2

Colocado por: antonylemosuma coisa é certa... as vistas, sejam elas as que for, serão bem iluminadas pelo sol.

Certo, curiosamente é precisamente esse o critério que uso ao escolher o assento num voo, vou do lado da sombra do avião porque assim tudo que vejo estará bem iluminado. :)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 3

Colocado por: JoelM

parece-me ser o Lumion ou twinmotion.

Lumion
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveiraalgo assim:
      exemplo2.jpg
    Gosto dessa planta, esta muito parecida com o que quero para mim, caraças devia ter rodado o rabisco que coloquei no meu topico para ver se tinha direito a um bonequito desses :), ahahahah
    Como ja tinha dito no outro tópico tem muito jeito Para isso, acredito que esses bonequinhos ja tenham feito muitos clientes mudar de ideias...
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel Oliveiraalgo assim:
      exemplo2.jpg

Agradeço o desenho mas vejo alguns problemas:

- O recorte diagonal que tem a suite na minha solução, teria de estar na sala da sua solução para preservar os 5m afastamento do muro. A forma de evitar isto seria fazer a sua solução mas em espelho (sala na entrada do lote e quartos no fim) mas aí ia perder a janela que tem vista na sala. Outra solução seria aumentar a largura da sala, e como consequência aumentar a largura da casa toda, mas ai iria aumentar a implantação da casa toda, o que me aumentava os custos que já estão tão contidos. Não posso reduzir o comprimento da casa porque os quartos já estão com 3m de largura.

- Essa solução perde os arrumos da cozinha, a solução para isto seria sempre aumentar a implantação da casa e aumentar os custos.

- Nessa solução entra-se em casa directamente para uma parede a 1.5m de distancia da porta de entrada, não que desgoste mas prefiro a entrada da minha solução.

- Nessa solução há mais um vão na sala (para alem do vão do quarto, mas esse sempre seria opcional), aumento de custos.

- A entrada da casa está para lá do estacionamento, não é errado mas faz-me confusão a entrada em casa estar escondida atrás do carro. Podia-se fazer o estacionamento para lá da porta da entrada mas isso ia aumentar os custos porque precisava da fazer mais pavimento desde a entrada do lote ate ao estacionamento.

- Não expliquei anteriormente mas já há uma moradia de 2 pisos ao lado do lote construida (o lote a norte) e lá está, como está com os vão virados todos a poente, não tenho problema de privacidade em relação a essa moradia. Mas há outro lote, onde tem escrito "rua" no seu desenho, que ainda não está nada construido, mas nada impede que no futuro apareça ai uma moradia de 2 pisos com os vãos todos virados para o meu lote. Por isso onde tem só uma arvore desenhada (ao lado de palavra "manhã") iria precisar de um corredor de ciprestes para proteger do futuro vizinho. Para além disso ainda tinha de ter mais árvores onde tão desenhadas as suas para proteger dos vizinhos a sul.
  6.  # 6

Colocado por: nm_santos

Agradeço o desenho mas vejo alguns problemas:

- O recorte diagonal que tem a suite na minha solução, teria de estar na sala da sua solução para preservar os 5m afastamento do muro. A forma de evitar isto seria fazer a sua solução mas em espelho (sala na entrada do lote e quartos no fim) mas aí ia perder a janela que tem vista na sala. Outra solução seria aumentar a largura da sala, e como consequência aumentar a largura da casa toda, mas ai iria aumentar a implantação da casa toda, o que me aumentava os custos que já estão tão contidos. Não posso reduzir o comprimento da casa porque os quartos já estão com 3m de largura.

- Essa solução perde os arrumos da cozinha, a solução para isto seria sempre aumentar a implantação da casa e aumentar os custos.

- Nessa solução entra-se em casa directamente para uma parede a 1.5m de distancia da porta de entrada, não que desgoste mas prefiro a entrada da minha solução.

- Nessa solução há mais um vão na sala (para alem do vão do quarto, mas esse sempre seria opcional), aumento de custos.

- A entrada da casa está para lá do estacionamento, não é errado mas faz-me confusão a entrada em casa estar escondida atrás do carro. Podia-se fazer o estacionamento para lá da porta da entrada mas isso ia aumentar os custos porque precisava da fazer mais pavimento desde a entrada do lote ate ao estacionamento.

- Não expliquei anteriormente mas já há uma moradia de 2 pisos ao lado do lote construida (o lote a norte) e lá está, como está com os vão virados todos a poente, não tenho problema de privacidade em relação a essa moradia. Mas há outro lote, onde tem escrito "rua" no seu desenho, que ainda não está nada construido, mas nada impede que no futuro apareça ai uma moradia de 2 pisos com os vãos todos virados para o meu lote. Por isso onde tem só uma arvore desenhada (ao lado de palavra "manhã") iria precisar de um corredor de ciprestes para proteger do futuro vizinho. Para além disso ainda tinha de ter mais árvores onde tão desenhadas as suas para proteger dos vizinhos a sul.

Você quer um rabisco feito num instante, com os problemas todos resolvidos? aquilo é uma base de trabalho.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas, antonylemos
  7.  # 7

Colocado por: nm_santosAgradeço o desenho mas vejo alguns problemas:

Repare, isso é problema do seu Arquitecto, um dia que o contrate e compre o terreno.

A única coisa que resolvi no desenho foi mostrar que a sua casa não é um apartamento, tem 4 lados, e com essa grande vantagem pode perfeitamente abrir-se para a paisagem e desfrutar dos ganhos solares ao mesmo tempo, a questão da privacidade pode ser resolvida de 1001 maneiras. A mensagem que lhe passo é a mesma: não se prenda a um desenho, a um formato, a um preconceito. Afinal isso não é trabalho para si, mas sim para o seu técnico.
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas, NTORION, CMartin
  8.  # 8

Colocado por: Picaretacom os problemas todos resolvidos?

Sim, e ainda haveria a questão do ruido da rua junto à suite, e mais uns quantos problemas... É normal...
  9.  # 9

Colocado por: nm_santosO recorte diagonal que tem a

É mais uma das muitas vantagens do rabisco, separo o que é essencial do acessório. Esse recorte parece que é assim por calhou, porque teve o azar do terreno ser mais curto... Deve fazer parte da casa no seu conjunto e não ser uma excepção que não traz nada de melhor ao projecto.

Sobre o resto, é como lhe digo, se calhar nada do que desenhei funciona, sei lá... Só não se acomode e contente com uma casa nova, de 4 frentes e insalubre sem sol... Porque se quer poupar agora nos vãos, imagine o que gastará em aquecimento depois porque nenhum deles desfruta do sol.
  10.  # 10

Colocado por: DR1982Para isso, acredito que esses bonequinhos ja tenham feito muitos clientes mudar de ideias...

Nem é essa a minha intenção.
    Felizmente o Dono de Obra terminará por fazer o que entender e ainda bem que assim é.

Contudo, acho que cada casa, ainda que personalizada, deverá ter algo standard e passivel de ser vendida ou transacionada e facilmente adaptavel a outra familia.

Possivelmente o próximo utilizador da casa (eventual herdeiro por exemplo), escusa dizer: "fogo, o meu pai podia ter pensado melhor nisto"... É o que eu penso quando me lembro da sala da casa dos meus pais, 42m2 de desperdicio...
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel Oliveira

Nem é essa a minha intenção.
    Felizmente o Dono de Obra terminará por fazer o que entender e ainda bem que assim é.

Contudo, acho que cada casa, ainda que personalizada, deverá ter algo standard e passivel de ser vendida ou transacionada e facilmente adaptavel a outra familia.

Possivelmente o próximo utilizador da casa (eventual herdeiro por exemplo), escusa dizer: "fogo, o meu pai podia ter pensado melhor nisto"... É o que eu penso quando me lembro da sala da casa dos meus pais, 42m2 de desperdicio...
    Concordo, uma casa demasiado personalizada pode ser um problema, o que diz tambem pode funcionar ao contrario, ha quem defenda que 9m2 uteis de quarto chegam, um dia os herdeiros futuros donos podem achar isso um problema, por isso divisões pequenas demais podem igualmente causar desagrado, tem de haver um meio termo!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 12

Olá nm,
    Li o tópico por alto, e, assim, com ressalva do que me possa ter escapado, opino. Penso que, e mesmo Mafra não sendo uma zona muito inflacionada, já não estará ao mesmo preço que há 9/10 anos, por haver maior interesse e procura na zona, para construção nova, até pelas maiores acessibilidades. Tem casas muito interessantes e de boa construção e qualidade. Não partilho da ideia de se fazer uma casa assim, de boa construção e qualidade, pelo valor que menciona, incluindo tudo.
    Penso que o valor pensado para revestimentos e carpintarias é também um pouco apertado.

Sobre um arquitecto. Geralmente, os arquitectos criam com base num "Programa" (ou conceito, se preferir). Eu sugiro-lhe que dê a oportunidade ao seu futuro arquitecto de poder imaginar/definir o Programa, embora o nm lhe diga quais as suas pretensões. A meu ver, apenas terá a ganhar se assim fizer.

A meu ver também, se tem este plafond estipulado para tudo, tenha isso em atenção desde o início. Temos por aqui (até no fórum) exemplos de casas em Mafra, ao contrário do bom, que não couberam no orçamento, e depois cuja poupança levou a péssima construção, desde problemas estruturais graves, até tudo (e humidades (Mafra...)). Tenha isso em consideração, ao optar por um caminho para a sua casa nova. Não se queira calçar o sapatinho da Cinderela às meias irmãs ou à madrasta :o)

Simplifique na construção, e dê ao arquitecto o plafond estipulado para ele trabalhar dentro dele, a meu ver, é o mais certo a fazer para e por si próprio.
  13.  # 13

As cortinas, quem estava a discutir o assunto, permitem maior transparência ou maior opacidade. Pessoalmente, e fazendo o levantamento de questões como privacidade, nos meus projectos tenho preferência pelas transparências. A luz natural é uma dádiva a ser valorizada. E uma mais valia também na criação de ambientes (design de interiores e decoração).
  14.  # 14

Colocado por: N Miguel Oliveira

Já eu não gosto de os ter, até me dá comichão só de imaginar. :)

Acho que ia gostar de painéis interiores verticais. Nem são em tecido convencional. As cortinas já não são limitadas à imagem que nos vem à cabeça. São um mundo. Ainda assim, muitos são os senhores (masculino) que dizem que não gostam, até depois verem do que podemos estar a falar, das possibilidades, e de que cortinas vão desde um extremo ao outro afinal :o)
    (E ainda, podem filtrar a luz, e a cor da luz...é importante nos ambientes. Podemos usá-las para trazer ou conferir "temperatura").
  15.  # 15

Cmartin, estou com o nuno, cortinas não:)
    Nada como uma olhar através do vidro sem nada a atrapalhar!
  16.  # 16

É preconceito ("rótula"), DR. E as cortinas têm poder e peso. Sem dar hipótese, é fácil poder não gostar. Cada arquitectura sua cortina.
    O que, ainda assim, pode significar nenhuma cortina :o)
    Depende da arquitectura e do ambiente, do que se quer criar. O todo. Como sempre. Sempre, o todo... aquele chato :o)
  17.  # 17

Agora fez-me lembrar o m.arq da forma como escreveu, fica complicado com a minha quarta classe entender o que disse, mas consegui:)
    Cada vez mais gosto de minimalismo, no mínimo indispensável, por isso o “meu todo” fica melhor sem cortinas :)
  18.  # 18

Denmark. Por falar em minimalismo. Veja lá o que acha, nesta perspectiva DR.
    https://youtu.be/bexljYTLWks
    E não se esqueça que o minimalismo é mais no sentido de poucas peças mas boas, movimento instalado pelos yuppies nos anos 80 (Wall Street), para mostrarem as suas peças de valor e ou design. Pode não ser bem como imaginamos, talvez. Pode ou não haver cortinas em minimalismo, lá está, pode ou não fazer sentido. Mas se já decidiu, está decidido (como decidiu se não sabe o seu "todo" (?) era conversa que nunca mais teria fim :o))
    Nas imagens, tecidos dos mesmos (Kvadrat)

As cortinas podem :
    Filtrar a luz

Trazer cor ou alterar a cor da luz (funcionando como filtro de cor) e trazendo cor, pode usar para tornar o espaço mais frio ou mais quente (traz temperatura)

Trazer dinâmica ao espaço

Aumentar ou diminuir a percepção do espaço (fazê-lo parecer maior, ou mais alto por exemplo)

Pacificar obstáculos visuais (imagine que tem uma janela pequena numa parede, pode pacificar esse obstáculo visual, servindo-se de uma cortina que serve de pano de fundo à sua decoração, ao seu ambiente), e etc.

Consolidar o seu ambiente
      bouroullec-brothers-kvadrat-rennes-chainette-stockholm-design-week_dezeen_2364_col_0.jpg
      bouroullec-brothers-kvadrat-rennes-chainette-stockholm-design-week_dezeen_2364_col_3.jpg
      Ronan-and-Erwan-Bouroullec-kvadrat-curtains-textiles-stockholm-design-week-_dezeen_2364_col_0.jpg
      bouroullec-brothers-kvadrat-rennes-chainette-stockholm-design-week_dezeen_2364_col_7.jpg
      Cly4h8pWAAAgoNr.jpg
  19.  # 19

Colocado por: DR1982Agora fez-me lembrar o m.arq
    O que se foi lembrar :o))
    O m.arq ! Eram muito boas as "tertúlias" com ele !
    • DR1982
    • 14 abril 2020 editado

# 20

Cmartin, o “meu todo” ja esta todo na minha cabeça, com demasiados pormenores até, tenho de arranjar forma de fazer reset quando comecar a projetar a coisa a séria!
    O m.arq fazia me pensar com o que escrevia, era um desafio encontrar sentido nas suas tiradas, em algumas conseguia:)
    Concordam com este comentário: CMartin

0.0353 seg. NEW