Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, desde já agradeço o tempo que disponibilizarem para me ajudar.
    Penso em fazer uma Earthship de raiz e enquanto planeio o projecto tenciono ir fazendo tijolos de adobe/cob, pelo que vi e percebi preciso de terra, areia e palha, e não sei onde comprar a terra nem a palha.
    Podem ajudar?
    Alguém sabe exactamente a melhor percentagem destas para o nosso pais/ambiente?
    Obrigado a todos.
    Marco Ferreira
  2.  # 2

    Se for do Alentejo posso dar-lhe uns contactos, está na altura dos fardos agora, palha há bastante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  3.  # 3

    Mas é para construir dentro da legalidade... Ou de modo anárquico?
    Em vez de earthship... Poderia pesquisar antes por arquitectura de terra... Veja "Centro da terra".

    Se calhar a sua onda é a da "comunidade Tamera".
    Pesquise
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  4.  # 4

    Veja este canal do YouTube.

    É qualquer coisa de fantástico

    https://youtu.be/SL05N7lagvg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  5.  # 5

    @RJPIRES
    Obrigado pela rápida resposta, tenciono fazer este projecto na zona da Terrugem Sintra, e não será para já, agora estou só a fazer o projecto e ver custos e contactos para que na altura seja mais fácil de adquirir as coisas necessárias e também ajudará à mais facil permissão do projecto.
    Agradeço desde já a disponibilidade em me ajudar
  6.  # 6

    @pedrobarradas
    Não conheço esses projectos mas irei ver sim e se puder dizer algum concluído nesse âmbito agradeço, a ideia é ter tudo legal.
    Agradeço a resposta e a ajuda que me está a dar assim como aos restantes.
  7.  # 7

    @ricardoporto
    Não conheço o canal mas agradeço o interesse em ajudar e a informação, vou ver e darei a a opinião sobre o mesmo mais tarde. muito obrigado mesmo
  8.  # 8

    http://centrodaterra.org/
    Concordam com este comentário: Marcof91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  9.  # 9

    @pedro barradas

    tenho estado a ver "centro da terra" assim como os associados e realmente é o que procuro, pessoas com o conhecimento que eu não tenho, sobre estas construções em portugal, continua a ser earthship mas com materiais locais que é o que procuro, a "comunidade tamera" já não é tanto o que procuro mas é também uma grande ajuda pois posso eu também ajudar nos projectos deles.
    Este tipo de grupos e comunidades fazem falta cá e acho que tal como eu mais jovens irão seguir este caminho e honestamente acho que será um caminho mais sustentavel nos arredores das grandes cidades assim como no centro do pais.
    Não sei se o Pedro faz parte da comunidade ou não, mas agradeço toda e qualquer experiencia que possa ter ou caminho a indicar, estou so no inicio do plrojecto mas já me ajudou bastante com estes contactos, isto vai ajudar a começar o projecto desde já com a pesquisa de custos e contactos para os mesmos, talvez legalizações e paços a seguir.
    muito muito obrigado uma vez mais
  10.  # 10

    @ricardo porto
    concordo plenamente consigo é realmente algo muito de especial e extraordinário mas não sei até que ponto conseguiria construir algo assim cá em portugal.
    mas que o homem tem técnica e forca de vontade tem.
    muito obrigado uma vez mais
  11.  # 11

    Colocado por: Marcof91Não sei se o Pedro faz parte da comunidade ou não

    Não.
    Eu sou um grande apreciador da arquitectura de terra e das técnicas tradicionais. mas não é fácil, em mais de 20 anos de profissão ainda não consegui ter um projecto de raiz em Taipa, BTC ou adobe.
    Formação complementar teórica e pratica, tenho... Mão de obra é complicado, mas falando com alguns empreiteiros locais ( especializado) ainda se poderá arranjar. depois tem a haver com os prazos de obra, são obras que devem respeitar as estações... e demoram tempo. e andar sempre a fiscalizar,... para evitar a entrada do cimento... em particular nas argamassas... é muito difícil.

    Muita coisa "alternativa" com utilização de alguns reciclados, eu não concordo ( pneus, por exemplo), e ainda há a questão do cumprimento com a legislação Portuguesa e o garantir da segurança estrutural das mesmas à acção sísmica. que é particularmente importante em PT, especialmente no Sul de Portugal.
    Concordam com este comentário: Marcof91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  12.  # 12

    Marcof91

    Este tipo de construção, é mais adequada a regiões com clima seco.
    Presumo que para aplicar esta técnica de construção na zona que referiu, vai ter de se preocupar com a protecção contra a intempérie.
    Nas regiões onde é muito utilizado o adobe e taipa, habitualmente são revestidas com argamassa à base de cal e são objecto de constante manutenção e pintura. De outro modo sofrem o efeito da erosão prematura.
    Mas, boa sorte na caminhada...
    Concordam com este comentário: Marcof91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  13.  # 13

    O COB é feito em França e em Inglaterra, com algumas diferenças de tecnica..A ideia não é descabida noutras partes de Portugal (mais a norte). Mas realmente não é nada tipica, por alguma MUITO BOA razão será ;)

    Não menos verdade, Actualmente podemos fazer o que quisermos em qq parte do mundo... há tecnologia para contornar os problemas.. Mas será isso que queremos!?
    Concordam com este comentário: Marcof91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcof91
  14.  # 14

    @riscador
    Obrigado pela prespectiva, sim inicialmente seriam construçoes de climas secos, mas hoje em dia já temos construções destas em quase todo o mundo, desde climas tropicais como climas mediterranicos como em Italia, Espanha e até mesmo em climas mais humidos como norte de França, Alemanha e Inglaterra.
    sei que já foram construidas Earthships aqui em Portugal, Cascais, Trofa e Torres se não me engano, o Problema é encontrar pessoas responsavéis por estes projectos que cedam informações.

    Mas sem dúvida é um ponto de vista que eu não tinha pensado e irei estudar essa parte, ver precepitações anuais etc para precaver.
    Muito obrigado mesmo
  15.  # 15

    @pedro Barradas

    Bem visto que tem o conhecimento e falta a obra certamente será alguém a quem chamarei para este projecto, não tenho grandes posses e vai demorar um pouco até conseguir começar a obra mas chamarei o Pedro certamente, nem que seja para ter a experiencia.

    Quanto ao resto como referi acima já há construções assim em portugal mas sempre que pergunto alguma coisa referente a valores etc a resposta é sempre a mesma se ja tenho terreno. agora como posso tentar ter terreno sem saber que tipo de terreno preciso e qual a area necessária ao mesmo? há muita burocracia em PT e para conseguir financiamento para um projecto destes preciso de um plano muito bem estruturado e com todos os pontos e mais alguns estudados para que me o concedam. se chegar ao banco para comprar terreno para construir e mostrar meia duzia de imagens bonitas mandam me pastar, agora se chegar com o projecto já com valores tecnicas e viabilidades de construção, não é garantido á mesma mas é certamente mais provável.
    A mão de obra sairá mais cara mas poder construir algo com quase sem pegada ambiental onde posso ensinar as minhas filhas de que não precisamos de destruir o planeta para viver e estar bem, então é o caminho que vou seguir, peneus latas e garrafas, cob, adobe e madeira reaproveitada, ajudo a preservar o ambiente onde elas vão crescer e ao mesmo tempo dou-lhes um espaço onde crescer. 150.000€ por uma casa já feita onde irei personalizar por mais 5 ou 6 mil que irei pagar durante 40 anos ou mais, ou o mesmo valor por algo que ajudei a construir de raiz onde já é personalizado de raiz, usando tecnicas que os meus bisavós usaram e ajudo a proteger o ambiente onde o meu futuro vai viver e crescer. Prefiro.
    Sou nascido e criado em lisboa mas sempre tive contacto com a terra, brinquei na terra, apanhei galinhas, e frutos das arvores, comi comida feita em lareiras e provei o sabor da terra sempre que cai, as minhas filhas apanham os telemoveis pela casa, apanham lixo do chao se eu não tiver cuidado nos parques e se cairem provam alcatrão, não é o meio onde as quero criar, as coisas evoluiem e temos tecnologia que nos permite ter um estilo de vida mais confortavél, logo também nos permite conjugar com a tecnologia antiga e ter um estilo de vida mais sustentável.
    Pedro peço desculpa pelo desabafo a si e ao grupo e uma vez mais muito obrigado pelo apoio e transmissão de conhecimento, tem sido muito mas muito importante mesmo.
    Obrigado
  16.  # 16

    Porque em adobo/cob?
  17.  # 17

    Amigo não se meta a fazer casa com pneus!!! É das piores coisas que pode fazer... aquilo não é um material inerte...

    Quanto aos terrenos. tem de ser um terreno apto para construção de uma habitação. e que permita construir a area que necessita, imagine que quer um T3 com 150m2.
    Uma maneira optoma de reciclar, é pegar numa ruina, daquelas de pedra e dar-lhe uma nova vida, isso sim!!! é de mérito, reutilizar.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo não se meta a fazer casa com pneus!!! É das piores coisas que pode fazer... aquilo não é um material inerte...


    Relativamente a esse ponto o que dizem as pessoas que constroem com pneus é que se forem revestidos com cob ou cimento ou algo do género, então não têm emissões. Não tenho qualquer posição sobre o assunto, não investiguei. O Pedro tem informações em contrário?
  19.  # 19

    Não... Mas eu não sou nenhum laboratório de ensaios.

    Sendo a lama um material que permite trocas gasosas. É de presumir que as substâncias voláteis não ficarão contidas durante a de composição dessas matérias primas.
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasNão... Mas eu não sou nenhum laboratório de ensaios.

    Sendo a lama um material que permite trocas gasosas. É de presumir que as substâncias voláteis não ficarão contidas durante a de composição dessas matérias primas.


    Perguntei porque podia conhecer algum estudo. O que eles dizem é que a exposição directa ao sol é que acelera a decomposição. Vi um vídeo hoje onde faziam referência a estudos, mas não apanhei o autor.
 
0.0220 seg. NEW