Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Excelente! Fico admirado, já que não encontrei nenhuma informação deste óleo em sites portugueses. Até pensei que ia aplicar um bicho raro no soalho :).

Entretanto vou andando a ver se consigo deslindar mais umas coisas.

Filler para nivelar - o Pall-X Kitt Filler deve ser o mais indicado, embora não deva haver incompatibilidades do óleo com outras marcas de massas

Lixa final - pois, há quem fale em grão de 100 para não tapar os poros e há quem jure que quanto mais fino melhor para melhorar o aspecto final. A ver.

Bonecas - a última passagem parece simples, uma boneca de pelo e está feito. Mas a primeira boneca a dar (a bege), não entendi ainda. Aquilo é abrasivo tipo esfregão verde da cozinha?! Nas fotos da net não dá para ter ideia. Também a ver.
  2.  # 22

Colocado por: Miguel00Excelente! Fico admirado, já que não encontrei nenhuma informação deste óleo em sites portugueses. Até pensei que ia aplicar um bicho raro no soalho :).

Entretanto vou andando a ver se consigo deslindar mais umas coisas.

Filler para nivelar - o Pall-X Kitt Filler deve ser o mais indicado, embora não deva haver incompatibilidades do óleo com outras marcas de massas

Lixa final - pois, há quem fale em grão de 100 para não tapar os poros e há quem jure que quanto mais fino melhor para melhorar o aspecto final. A ver.

Bonecas - a última passagem parece simples, uma boneca de pelo e está feito. Mas a primeira boneca a dar (a bege), não entendi ainda. Aquilo é abrasivo tipo esfregão verde da cozinha?! Nas fotos da net não dá para ter ideia. Também a ver.

Ai minha nossa Senhora. Mas você tem alguma esperiência em trabalhar com estes produtos? Já alguma vez trabalhou um acabamento a óleo num soalho de Parquet de madeira exótica como é o caso do seu?
    Não sendo ciência de foguetões, existem vários motivos para a grande maioria dos profissionais fugirem do acabamento a óleo como o diabo da cruz.
    O afagamento tem de ser irrepreensível e tem de o saber acabar senão, no fim, ou o óleo não cura ou cura de forma inconsistente manchando-lhe o chão.
    Sugiro veementenente que, a manter a idria do óleo, então passe para o Hard Wax da Bona. Alêm de ser um óleo top também, esse pode e deve dar a rolo o que lhe facilita muito a vida.

Editado (esqueci-me desta parte).
    O X-kitt é um betume óptimo mas é dificil de trabalhar a sua remoção sem as ferramentas apropriadas. Sugiro que passe para o Bona Mix & Fill.
    A Pallmann é uma marca brutal mas para projectos DIY tem muito que se lhe diga. É fácil as coisas correrem mal tratando-se de um "amador".
    O sistema da Bona acaba por ser ligeiramente mais user friendly.
  3.  # 23

Bem, hoje disseram-me que a melhor solução é aplicar o óleo 2K e por cima aplicar uma demão do hardwax. Que esta é a forma de ficar mais resistente e com melhor aspecto.

Mas continuo inclinado para o Pallmann, só ainda não consegui encontrar em loja nacional.
  4.  # 24

Colocado por: Miguel00Bem, hoje disseram-me que a melhor solução é aplicar o óleo 2K e por cima aplicar uma demão do hardwax. Que esta é a forma de ficar mais resistente e com melhor aspecto.

Mas continuo inclinado para o Pallmann, só ainda não consegui encontrar em loja nacional.

Pois não, quer ver que ainda lhe vou vender o Magic Oil...
  5.  # 25

Em sites alemães e ingleses é fácil de encontrar, mas cá não há mesmo.

Eu estava aqui a fazer um bocado de cerimónia, sem saber se lhe havia de perguntar ou não se vendia...

Já agora, sou de Coimbra.
  6.  # 26

Primeiro afagamento em curso. Falta ir à faixa junto aos rodapés, a lixadora orbital redonda leva algum tempo a tirar a camada de verniz nessa zona. Se continua com histórias vai à mão :) . Há também ainda umas manchas leves do verniz no meio do piso, que a lixa de grão 60 em princípio resolve.

A tonalidade amarela do soalho desapareceu e está com outro ar agora. Ainda estou a pensar se vou dar alguma cor, mas em princípio não. Algum palpite para que madeira é esta?

Fica uma foto do estado actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, mica
      715A2853-EE21-4962-A6BA-8183E3426AD0.jpeg
  7.  # 27

Está a fazer isso com uma orbital de mão?
  8.  # 28

Parece pinho.
  9.  # 29

Não me parece qualquer Madeira exótica, por norma são mais escuras. Estou quase com vontade de dizer que parece pinho.
  10.  # 30

Pois, pode ser pinho. Eu estava a pensar se não seria eucalipto.

Estou a lixar com uma lixadora de rolos e uma orbital que é só para a zona junto ao rodapé. As duas são de mão.
  11.  # 31

Isso são tacos de pinho
  12.  # 32

Está a ficar com bom aspecto. Eu não dava cor nenhuma a isso.
  13.  # 33

Isso lixado é que fica bonito, era só aplicar um produto que não conheço para ficar com aspeto natural mate

O João Dias já lhe indica um produto para ficar com aspeto natural.
  14.  # 34

O produto a aplicar já está escolhido, é o Pallmann Magic Oil 2k neutro, sem cor. Só estava a pensar se lhe havia de dar uma cor antes do óleo, mas acho que não dou.

Sempre ouvi dizer que o pinho apodrece e ganha bicho, mas este está impecável. Afinal não é assim tão mau como dizem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 35

Colocado por: Miguel00O produto a aplicar já está escolhido, é o Pallmann Magic Oil 2k neutro, sem cor. Só estava a pensar se lhe havia de dar uma cor antes do óleo, mas acho que não dou.

Sempre ouvi dizer que o pinho apodrece e ganha bicho, mas este está impecável. Afinal não é assim tão mau como dizem.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Boa escolha. Vá postando o progresso.
    Tudo a correr bem e continuação de bom trabalho
  16.  # 36

Lixado com lixa de 80 e depois de aplicado o filer.
    Já começa a tomar forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, LrLisboa
      C1274721-6AB2-4D1B-AEA2-35272325F8A0.jpeg
  17.  # 37

E esses rodapés!?
  18.  # 38

Os rodapés são meio estranhos. É uma ripa plana (rodapé original) com uma peça pregada por cima. Desconfio que foi um add-on quando puseram a madeira no chão, para tapar a junta na parede. Para tirar o verniz daquela peça é complicado. Para o tirar também não dá sem partir tudo.

Estou a pensar para já usar um esfregão e dar verniz mate à boneca.
  19.  # 39

O Pedro deve estar a referir-se a deixar os rodapés nesse tom, que eu por acaso acho que faz um contraste giríssimo com o pinho agora em tom natural.
  20.  # 40

Qual Pinho!?

Os rodapés, deverão ir buscar o tom, brilho do resto das carpintarias... Mas agora quando renovar o pavimento esse rodapé irá ficar com aspecto de velho usado...

0.0257 seg. NEW