Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: JoelMenquanto eram mais os que descontavam do que os que beneficiavam, dava para tudo, mas como na politica a visão nunca é mais do que a 4 ou 8 anos, foi deixar andar... agora ninguem tem coragem de por um travão e mudar o sistema!

Não há grandes alternativas para mudar o sistema de modo a torná-lo sustentável com a demografia que temos: baixar pensões, subir a idade de reforma, aumentar descontos para a SS. Mas sempre que se toma uma medida destas ou se se mostra intenção de o fazer, os mesmos que agora clamam por mudanças são os primeiros a atacar os "neoliberais" que só vêm números à frente.
  2.  # 62

Mario Centeno no dia 25/03/2020

Portugal "nunca esteve tão bem preparado para esta crise"

O governante adiantou que é normal que o saldo orçamental em 2020 se deteriore "em alguns pontos percentuais" do PIB. Questionado se haverá medidas de austeridade após a pandemia, Mário Centeno não foi claro na resposta, mas disse que esta crise não se deve a "desequilíbrios macroeconómicos", é "temporária", e por isso, a atividade produtiva de Portugal será retomada assim que estejam garantidas as condições sanitárias. "Portugal tem uma base sólida para retomar a atividade", disse.

https://www.jn.pt/economia/mario-centeno-portugal-nunca-esteve-tao-bem-preparado-para-esta-crise--11984115.html

Onde é que está a solidez da economia? Recessão durante mais uns anos. Espero que Portugal não tenha de recorrer à troika outra vez.

Vamos ver se a implementação de mais impostos consegue dar volta a isto mas por outro lado a despesa com a função publica vai continuar a aumentar. Mais a possível privatização da TAP.
  3.  # 63

Colocado por: ANdiesel

O construtor da minha moradia, vendia as mesmas moradias em 2014 a 175.000€, certamente com lucro. Em 2019, vendia-as a 230.000€. Vendeu muitas a este preço. Veja os lucros exponenciais que teve. Num mês de "porta fechada", já está falido. Ou será que a riqueza que foi fazendo, guardou-a bem guardada, em contas lá fora, em património próprio e da família (HPP e casas de ferias, para ele e outras tantas para os filhos)? Mas agora já chora que está falido!!

O seu construtor deve ter feito um negócio do caraças se demorou 5 anos para vender as moradias. Não me admira que ande a chorar.
    Eu conheço uma empresa, que estava a investir até vir o Covid, vai com 4 restaurantes. Agora teve que encerrar (temporariamente) por causa do Covid. Facturação 0. Despesas, posso-lhe adiantar que só de massa salarial mais de 100000€. Rendas, SS, Electricidade e todas as outras despesas que tem que continuar a pagar. Quanto tempo aguenta uma empresa a faturar 0 com estas despesas?
    Qualquer emresa pequena, à sua proporção terá os mesmos problemas, basta ter uma renda para pagar para ver o dinheiro que eventualmente juntou para o ver desaparecer num instante. Ah! E não se esqueça, que o dinheiro que a empresa junta também paga impostos, é considerado lucro e é taxado, às vezes a má gestão é poupar. A menos que seja contabilista, os contabilistas não gostam que a malta compre stock :D

Edit: resta também saber se o seu constrtor, em 2014 com a crise que atravessámos vendia as moradias a ganhar dinheiro ou a tentar não perder tudo.
  4.  # 64

Colocado por: LMGuerreiro

O seu construtor deve ter feito um negócio do caraças se demorou 5 anos para vender as moradias. Não me admira que ande a chorar.
    Eu conheço uma empresa, que estava a investir até vir o Covid, vai com 4 restaurantes. Agora teve que encerrar (temporariamente) por causa do Covid. Facturação 0. Despesas, posso-lhe adiantar que só de massa salarial mais de 100000€. Rendas, SS, Electricidade e todas as outras despesas que tem que continuar a pagar. Quanto tempo aguenta uma empresa a faturar 0 com estas despesas?
    Qualquer emresa pequena, à sua proporção terá os mesmos problemas, basta ter uma renda para pagar para ver o dinheiro que eventualmente juntou para o ver desaparecer num instante. Ah! E não se esqueça, que o dinheiro que a empresa junta também paga impostos, é considerado lucro e é taxado, às vezes a má gestão é poupar. A menos que seja contabilista, os contabilistas não gostam que a malta compre stock :D

Edit: resta também saber se o seu constrtor, em 2014 com a crise que atravessámos vendia as moradias a ganhar dinheiro ou a tentar não perder tudo.

Basicamente o meu construtor é um vigaro sem escrúpulos. Mas isso daria um tópico (que até está iniciado...).
  5.  # 65

Sim, mas ser vigarista é uma coisa, ssr empresário é outra totalmente diferente.
    O que não falta é vigaristas incluindo na função pública.
  6.  # 66

Colocado por: JoelMfamiliar (patrão) e pelo que me disse, a empresa continua cheia de trabalho (serralheiro)

Nos continuamos cheios de trabalho, porque temos dezenas de arquitetos que só trabalham comnosco, o que nos proporciona não andar a procura de trabalho, o trabalho chega semanalmente novos trabalho.. Não conseguimos é dar conta do trabalho porque a produção diminuiu para menos de metade.
  7.  # 67

Colocado por: LMGuerreiroSim, mas ser vigarista é uma coisa, ssr empresário é outra totalmente diferente.
    O que não falta é vigaristas incluindo na função pública.

Que não fosse chamada para aqui. Já demorava.
  8.  # 68

É isso mesmo marco1. Só que depois vejo os empreiteiros com casas próprias, para eles e para os filhos, com casas de férias (apartamentos em Lisboa e no Algarve), com bons carros (na ordem dos 50.000€) trocados a cada 4/5 anos... Mas com um mês de crise, já dão o chuto no **** ao trolha, porque coitados deles a empresa está falida!!

Que conversinha....

Então os empreiteiros não podem ter bens próprios e retirar o dinheiro das suas empresas pagando impostos? As empresas servem para gerar riqueza, dinheiro, não é para alimentar famílias pah!

O covid veio, os estado que aguente, já por isso 34,75% do salário vai para a SS todos os meses. É uma brutalidade de impostos.
  9.  # 69

Colocado por: TicMic
    É uma brutalidade de impostos.

"A carga fiscal portuguesa, o peso dos impostos e das contribuições no produto interno bruto (PIB), deve atingir um novo recorde em 2020, diz a Comissão Europeia, que prevê nova subida até 35,5%.

Não sendo das mais altas da Europa, o aumento previsto será, ainda assim, o quinto maior da zona euro no próximo ano. Nas contas do Ministério das Finanças, o peso da tributação não sobe, fica igual a 2019 - 35,1%."

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/13-mai-2019/carga-fiscal-portuguesa-bate-novo-maximo-historico-no-ano-que-vem-10889731.html

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/carga-fiscal-em-portugal-foi-das-que-mais-subiu-nos-ultimos-53-anos
    • smart
    • 16 abril 2020 editado

# 70

Colocado por: RUIOLIz menos e as casas são cada vez mais e como uma qualidade de construção maior. Eu não queria nem dadas as casas dos meus avós, era tudo para deitar abaixo. Os meus filhos se calhar já não se importam de ficar com a casa dos avós deles.

hum..
    pois..
    a recessão não é só para Portugal
    é para todo o mundo
    também nos paises de onde provêem os turistas..
    e outras instâncias tb vão ficar a preços de saldo..
    só espero que não quebre a confiança..
    com declarações das mais importantes instâncias a dizerem que é a pior crise desde 1929, muitos apertarão ainda mais o cinto diminuindo o consumo, levando a um estrangulamentos dos creditos e blá bla bla ...
    https://www.rtp.pt/noticias/economia/economia-mundial-a-caminho-da-pior-recessao-desde-1929_v1220780
    os incentivos à economia mundial, têm sido peanuts para as necessidades na retoma..
    Estou pessimista...muitoooo pessimista, a olhar para possível deflação..
    Com os States numa divida monstruosa a necessidade de pedir empréstimo à FED aumenta a massa monetária ...
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/em-v-u-l-w-ou-como-o-logo-da-nike-como-a-economia-vai-recuperar-da-recessao
    Já a China...irá virar-se para o mercado interno
    Acredito que comecem os incentivos para as empresas localizadas na China, regressarem à europa e EUA e outros..aliás já começaram os incentivos...
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/covid-19-japao-paga-as-empresas-para-retirarem-producao-da-china-em-resposta-a-pandemia
    e o mundo..
    irá boicotar os produtos dali?

2016:
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/marcelo_vende_porto_de_sines_a_china?ref=DET_maislidas
  10.  # 71

Que não fosse chamada para aqui. Já demorava.

Então você pode dizer que os empresários são todos uns bandidos e eu não posso dizer que existem bandidos em todo o sítio incluindo na FP. Tocou-lhe?
    Infelizmente (Não para si, claro) nem todos vivem a crise da mesma maneira...uns são filhos outros enteados
    Que uns vão para casa com ordenados a 100%, outros a 70% e outros que cometeram o erro de querer trabalhar por conta própria com menos que o ordenado mínimo (ENIS). Outros que nem sequer recebam.
    Parece-me justo e bastante moral
  11.  # 72

Colocado por: LMGuerreiroQue uns vão para casa com ordenados a 100%, outros a 70%

Explique lá melhor esta. Depois já lhe conto uma história.
  12.  # 73

Há muitos f.p.´s que estão a trabalhar em casa em teletrabalho, mas também há outros que estão em casa sem trabalhar, para estes porque é o estado não aplica também o lay off como os privados?
  13.  # 74

Colocado por: J.FernandesHá muitos f.p.´s que estão a trabalhar em casa em teletrabalho, mas também há outros que estão em casa sem trabalhar, para estes porque é o estado não aplica também o lay off como os privados?

Vão ser todos aumentados agora no dia 20. Chama-se a isso solidariedade.
    Entretanto o pessoal da saúde publico e privado vai dando o litro mas não existe nenhum suplemento (no meio dos 500 já existentes) que compense isso.
  14.  # 75

Colocado por: JoelMA lei não permite!

Já sabemos. Mas a lei muda-se quando é preciso, como acontece todos os dias e às vezes desnecessariamente. De novo: porque é que não há lay off na função pública?
  15.  # 76

Colocado por: JoelMMas na maioria dos casos não se pode mudar com retroactividade, existe algo chamado constituição que define alguns limites!

Julgo que bastaria estarmos num período de exceção para se tomar uma decisão que no fundo acaba por ser equivalente à que foi tomada em 2011 de cortar salários e subsídio de férias.

Colocado por: JoelM(a não ser que o layoff pague menos)

Obviamente que o propósito é mesmo esse, pagar menos. Quem está em lay off recebe 2/3 do salário , julgo.
  16.  # 77

Colocado por: J.FernandesQuem está em lay off recebe 2/3 do salário , julgo.

E julga bem...excepto quem recebe o ordenado mínimo, que recebe 100%
    Os funcionários públicos recebem 100%
  17.  # 78

Fonte: APPC

Evolução do mercado de estudos e projetos desde 2008
    De acordo com os dados estatísticos setoriais relativos a 2018 (último ano disponível), o ano de 2018 esteve
    ainda 7,5 % abaixo (em termos nominais), do ano de 2008, 10 anos antes, na produção de serviços de
    consultoria de engenharia e arquitetura. Veja-se o penoso caminho percorrido. Admitia-se que em 2020/21
    pudesse vir a atingir-se, mais ou menos, o nível de negócios em 2008. Este cenário já está, infelizmente,
    muito longe da concretização.

Recordemos que em 2014 havia ocorrido um decréscimo de 31% do volume de prestação de serviços do
    setor em relação a 2008. Recordemos também que, no mercado doméstico e considerando apenas o setor
    empresarial em que os nossos associados se inserem, o decréscimo fora de cerca de 60% na mesma fase de
    debilitação do setor.
    Muitas foram as falências efetivas ou prometidas (PERs sem possibilidade efetiva…), o decréscimo de
    emprego, o definhamento das empresas e sua capacidade técnica, isto apesar do forte incremento da
    atividade internacional que haveria de atenuar-se após 2016, em função das dificuldades de manutenção do
    investimento dos principais países-cliente, devido a perda de valor das matérias-primas de que são
    produtores.
  18.  # 79

Colocado por: PicaretaOs funcionários públicos recebem 100%

Mas há layoff no sector público? Pode-me explicar melhor pf?
  19.  # 80

Ntorion

não percebeu o que quis dizer o picareta

0.0337 seg. NEW