Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia,
    Moro actualmente num segundo andar, e há umas semanas que o vizinho do 1.º andar se queixa de infiltrações, que muito provavelmente têm origem numa banheira nossa, porque também estamos a ficar com marcas numa parede. Aquando do início da quarentena, uns novos vizinhos do rés-do-chão, que ainda se encontram em processo de mudança, arrancaram com obras de remodelação. Inquiri o condomínio sobre a legalidades das mesmas, e disseram-me que não havia nada específico que proibisse obras em estado de emergência. Todavia, estão-se a queixar também de infiltrações, que lhes estão a impedir o bom decorrer das obras. Acontece que nos estão a pressionar para nesta fase procedermos à reparação do que está a provocar as humidades. Estou de quarentena com duas crianças há um mês, que irão começar a telescola, e muito provavelmente vou ter pessoas estranhas dentro de portas a abrirem-me paredes! Ok, que assim facilito a vida dos novos vizinhos, que dizem que têm de entregar a casa antiga ao senhorio, mas não sei até que ponto esta situação é legalmente permitida, para além de obviamente me estar a expor a mim e aos meus!
    Alguém me sabe esclarecer ou pode indicar a quem devo recorrer para me avaliar esta situação (o administrador do condomínio já vi que não me sabe ajudar).
    Muito obrigada! Saúde para todos!
    • size
    • 14 abril 2020

     # 2

    Terá que, realmente, providenciar à reparação que seja necessária, caso o vizinho não aceite o prolongamento de tempo de espera.
    Terão que se proteger e proceder às normas de segurança, para que não haja suposta possibilidade de contaminação por parte parte dos técnicos e vice versa.
    Sendo a infiltração proveniente na sua fração, o administrador não tem a obrigação de diligenciar a reparação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  2.  # 3

    mas se a infiltração chega ao rés do chão, isso até pode ser na coluna do esgoto, e aí o problema é do condomínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  3.  # 4

    Colocado por: sizeTerá que, realmente, providenciar à reparação que seja necessária, caso o vizinho não aceite o prolongamento de tempo de espera.

    Obrigada. Sim, já consegui saber que tenho de permitir as obras.

    Colocado por: Picaretamas se a infiltração chega ao rés do chão, isso até pode ser na coluna do esgoto, e aí o problema é do condomínio.

    Nós sabíamos que a infiltração estava no primeiro andar, que o vizinho já se tinha queixado, mas estava disposto a aguardar a quarentena passar para se resolver. Agora ficamos a saber pelas obras do rés-do-chão que também chega lá.
    Acha que a pessoa que vier ver o problema vai conseguir identificar imediatamente que é da coluna do esgoto? Será fácil de detectar?
    Muito obrigada pelo auxílio.
  4.  # 5

    Não é fácil de detectar, provavelmente só com alguma demolição numa parede/pavimento.
    Não tem um seguro multiriscos?
  5.  # 6

    Colocado por: PicaretaNão é fácil de detectar, provavelmente só com alguma demolição numa parede/pavimento.
    Não tem um seguro multiriscos?

    Temos sim. Todavia, já estou a ver que este vai ser o verdadeiro "bico de obra"... O que faltava nesta altura...
    • size
    • 14 abril 2020

     # 7

    Colocado por: balinhoOlá, bom dia,
    Moro actualmente num segundo andar, e há umas semanas que o vizinho do 1.º andar se queixa de infiltrações, que muito provavelmente têm origem numa banheira nossa, porque também estamos a ficar com marcas numa parede.


    Tendo essa desconfiança da banheira e as manchas numa parede, coloque-nos aqui uma fotos(s) dessa sua verificação.
  6.  # 8

    Estas são imagens no nosso corredor, anexo à banheira.
      16893DA2-0CBD-492C-966D-A6768FA1BB10.jpeg
      1E430810-A5E0-456E-BF91-784BB41CCB48.jpeg
  7.  # 9

    Estas são imagens do nosso vizinho do primeiro andar, imediatamente abaixo do nosso.
    (Não estava a conseguir anexar as imagens uma a uma)
    Muito obrigada pelos comentários.
      page.jpg
  8.  # 10

    As banheiras são uma das principais fontes de infiltrações. Então as com hidromassagem são um cancro. No prédio onde vivo tivemos vários problemas destes, todos por causa das ditas banheiras. Felizmente temos um seguro comum do prédio todo que resolveu os problemas. E eu e vários vizinhos já deitamos essas banheiras fora e substituímos por bases de duche. Nos outros WC têm banheiras normais que nunca deram problemas. Nas bases de duche é preciso ter cuidado com os silicones mas são casos de fácil solução. Eu até aproveitei estar preso em casa para renovar os silicones.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  9.  # 11

    Tire uma foto do vedante a volta da banheira. Entre a mesma e a parede.
  10.  # 12

    Colocado por: hnogueiraTire uma foto do vedante a volta da banheira. Entre a mesma e a parede.

    Serve esta?
      17B174AE-A3F5-44FF-8471-C5A1F1D0BEA3.jpeg
    • size
    • 14 abril 2020

     # 13

    Colocado por: balinhoEstas são imagens no nosso corredor, anexo à banheira.
      16893DA2-0CBD-492C-966D-A6768FA1BB10.jpeg
      1E430810-A5E0-456E-BF91-784BB41CCB48.jpeg


    Situação, realmente, grave para o seu vizinho.
    Há que apurar, por onde se infiltra a água, se pelo remate da banheira com as paredes/azulejos, normalmente, selado com silicone, ou se pelo esgoto.
    Fotos do remate da banheira ?
  11.  # 14

    Essa rebordo negro (fungos) na borda do silicone não parece bem...

    Com o dedo veja se o mesmo está fixo ainda a cerâmica, ou se descola com facilidade...

    É que pelas imagens do quarto e do vizinho de baixo, parece uma extensão muito grande para ser só fuga de um sitio...
    • size
    • 14 abril 2020

     # 15

    Hummm ..! se calhar problema no esgoto. Mais complicado para reparar
    Aquela parte do tecto do seu vizinho mais deteriorada, corresponde à vertical da válvula da sua banheira ?
  12.  # 16

    Colocado por: sizeAquela parte do tecto do seu vizinho mais deteriorada, corresponde à vertical da válvula da sua banheira ?

    Essa parte corresponde exactamente à posição da minha banheira.
  13.  # 17

    Colocado por: hnogueiraCom o dedo veja se o mesmo está fixo ainda a cerâmica, ou se descola com facilidade...

    Não está seco, nem descola...
  14.  # 18

    Hmm então de facto deve ser problema do esgoto...

    Uma das coisas que já vi fazer, ao invés de remover a banheira toda... é abrir uma janela na "parede" lateral para espreitar o fundo da banheira... Pode dar para tirar alguma conclusão antes de partir tudo..
  15.  # 19

    Não é bem isto, mas dá para ter uma ideia.

    http://www.ottobanho.com.br/N%C3%B3rdica/
  16.  # 20

    Colocado por: hnogueiraabrir uma janela na "parede" lateral para espreitar o fundo da banheira

    O senhor que vem cá ver isto parece que mencionou isso ao meu marido.
    Mais uma vez, obrigada.
 
0.0208 seg. NEW