Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, já cá venho há uns tempos, e como tantos outros só quando o problema me bate a porta é que decido finalmente intervir! Espero que o know-how aqui me possa ajudar pois pela minha experiencia é bem maior que alguns "técnicos" que andam na rua.

    O meu problema é simples, e não me alongo para não maçar, em suma comprei um frigorifico + arca vertical hotpoint. foram entregues e liguei-os decorrido o tempo que deviam estar de repouso. Não tive hipótese de resolver o problema com a marca devido ao COVID. A referencia do frigorifico é SH8 2D XROFD.

    Compressores ligados e ruído de acordo com o esperado (achei um pouco mais alto que o normal mas como o problema maior veio a seguir por agora ignoro o barulho do compressor),mas o frigorifico ainda faz um barulho tipo copos a bater uns contra os outros (ou um grilo inconstante) e esse barulho não vem do compressor mas sim da parte superior traseira. Pelo que já pesquisei parece-me que estará relacionado com o liquido a passar a gás na fase da expansão (isto porque também oiço ligeiramente uma espécie de "bufar" ).

    Ora, enervado e percebendo pouco do assunto resolvi confrontar o vendedor e a marca (Devo ressalvar que foram atenciosos e não deixaram o problema morrer ainda) pois não achava que um frigorifico, que não foi barato e pertence a uma gama superior a media, pudesse fazer tal ruído. Foi combinado que o técnico la iria verificar o mesmo (inicialmente fui contra devido a quarentena, mas como não quis correr o risco de expirar prazos: isolei a cozinha, expulsei toda a gente de casa e lá foi o técnico. depois desinfetei novamente tudo.

    Diagnostico não foi convincente, pois de acordo com o técnico o barulho vem de, e passo a citar o relatório: "barulho normal de gás a circular na tubagem e gelo a ganhar espaço no "politereno". Explicou-me que ao final de 15 dias a 1 mês deveria ficar mais baixo quando a tubagem se "moldasse". Eu tive de aceitar e pelo menos esperar um mês, que já passou e o barulho continua igualzinho e é perturbador pois ouve-se, durante a noite, na casa toda. são 15 minutos a cada hora!

    Mais estranho é que o compressor arranca, passados 2 ou 3 minutos começa este tilintar, mas se desligar o frigorifico (seja no botão seja na tomada) o barulho permanece durante 1ou 2 minutos, portanto não será nada eléctrico e sim mecânico. Originalmente e visto o frigorifico estar desligado e o barulho se manter pensei, erradamente, até que o barulho vinha da Arca que está ao lado e não do frigorifico.

    Mais estranho ainda é a arca não fazer tal ruído, ie, oiço também o "buffar" mas naõ o "tilintar/grilo" a acompanhar, o que me faz genuinamente pensar que há algo que está mal. Basicamente acredito que este barulho seja evitável e haja alguma peça que está a funcionar mal.

    Não chateio mais e agradeço a quem conseguiu ler até aqui! Anexo o vídeo que fiz (não dá para anexar por isso fiz o upload online em https://gofile.io/?c=9cR0gL ), com o frigorifico no "off", para eliminar barulhos de compressores, onde se pode claramente (assim espero) ouvir o ruído em questão. Agradeço, do fundo do coração, as vossas opiniões e sugestões.

    Portanto resta-me tentar ver se há maneira de acabar com isto e daí este meu pedido de ajuda. Eu não acho normal nem aceitável que alguém tenha estes equipamentos em "open spaces" com estes barulhos permanentes!

    Fiquem todos bem!
  2.  # 2

    Não notei nada anormal.
    Grava o som.. mas sem andares de um lado para o outro. Grava a cerca de 1m do equipamento.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasNão notei nada anormal.
    Grava o som.. mas sem andares de um lado para o outro. Grava a cerca de 1m do equipamento.

    Eu como também sou sensível com barulhos não gostei nada do que ouvi 😂
    Acho que estou mal habituado, porque o meu nunca sei quando está a trabalhar.
    Já experimentou a pressionar a traseira do frigorífico enquanto ele faz esse barulho? Não se parece com o ruído da passagem de estado do gás/líquido
  4.  # 4

    O meu combinado SAMASUNG tem Nofrost. o que acontece de quando em vez é ouvir-se tipo umas pedras a cair e uns glups.. mas não nos incomoda... Notar que o frig. está na Sala/ cozinha a menos de 2m do sofá.
    De resto mesmo com o compressor a funcionar, acho-o muito silencioso e naõ incomoda nada.
    a TV, apartir aí das 22:00h, baixamos o volume do "normal" 19 a 21 ( durante as refeições, ouvir o noticiário), para os 16 e mais tarde para os 12.
  5.  # 5

    O meu também é um Sangsuga nofrost, está a 3m do sofá.
    Há coisa de 2 meses até pensei que ele estava avariado porque estive um dia inteiro na mesa da cozinha a restaurar uns portáteis e não ouvi o compressor a trabalhar, até lhe liguei uma tomada inteligente para medir o consumo a ver se o compressor arrancava, e de facto trabalha! Pouco mas trabalha.
  6.  # 6

    Obrigado pelas respostas.
    rjmpires, Já experimentei tapar a parte traseira com toalhas (à mão, pressionando) e abafa um pouco o ruído.
    Hoje vou fazer um vídeo parado a um metro do "bicho" para partilhar aqui. neste vídeo que partilhei só estou a andar para se perceber que o frigorifico está "desligado" e o barulho é audível.

    Eu aceito barulhos (também sou picuinhas), desde que os mesmos sejam normais, só acho que este barulho é pouco normal e a justificação do técnico não me convenceu!
 
0.0118 seg. NEW