Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou no inicio de um projecto de construção de uma moradia (2 pisos + cave/garagem), ainda em fase de planeamento e desenho da estrutura, e estou em dúvida relativamente à colocação do quadro eléctrico principal.

    O arquitecto não contemplou um espaço apropriado para a colocação do quadro eléctrico principal junto à entrada principal, pelo que gostaria de saber se será possível instalar o mesmo na cave/garagem (planta em anexo), visto que tem ligação directa e sem obstáculos ao interior da casa (apenas escadas).

    Tal é possível ou vai contra à legislação?
      Screenshot 2020-04-14 at 18.55.54.png
  2.  # 2

    Tem de estar junto a um acesso. se não puder. pode meter noutro local, mas terá de instalar uma botoneira de corte de emergencia junto do acesso.

    Não me diga que não tem espaço numa parede para meter o quadro electrico? e depois tapar com um quadro.
    Ainda tem o ITED, o ATI, vai meter onde, como e que foi solucionado no projecto ITED?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

    E não coloque o quadro muito longe porque também lhe aumenta o custo da obra

    Coloque a planta do piso de cima

    Atenção que tem que ter um quadro por piso
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoE não coloque o quadro muito longe porque também lhe aumenta o custo da obra

    Coloque a planta do piso de cima

    Atenção que tem que ter um quadro por piso
    nem sempre será assim.,eu levei o quadro para o centro da habitação,o que se gasta a mais no cabo de alimentação ganha se na restante instalação.
    Eu da entrada a ultima zona tenho 26ml.
  5.  # 5

    Levou para o centro.. Não para a garagem noutro piso
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoLevou para o centro.. Não para a garagem noutro piso
    exatamente tem de ficar na planta rc o principal, depois cada planta tem de levar um, eu bem queria meter num armario ou mesmo na garagem mas não era autorizado tinha de ficar numa zona de circulação.
    Atenção que eu nao entendo de leis, foi a informação do electricista.
  7.  # 7

    É permitido mas tem que colocar uma botoneira de corte junto da entrada tipo as lojas
  8.  # 8

    Colocado por: jorgandnem sempre será assim.,eu levei o quadro para o centro da habitação,o que se gasta a mais no cabo de alimentação ganha se na restante instalação.
    Eu da entrada a ultima zona tenho 26ml.


    Estranho ter 26 mililitros.
  9.  # 9

    Haha... Ml
  10.  # 10

    Colocado por: Nasa1989

    Estranho ter 26 mililitros.
    acho que é 26m lineares.
    Mas como a sempre algum engraçado.
  11.  # 11

    Metros, são metros... É uma unidade de comprimento...

    😇🤣
  12.  # 12

    realmente nunca percebi bem isso

    metros são sempre lineares, depois existe o m2 e o m3, porque é que se tem de dizer mL ?
  13.  # 13

    Aí é que está... Não tem. 🤭🤣
  14.  # 14

    Utiliza-se em orçamentação e construção.. Para distinguir bem.

    E depois ha aqueles que gostam de converter metros em m2..
  15.  # 15

    Utiliza-se.. Mal.

    Eu não utilizo.
 
0.0176 seg. NEW