Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sou muito nova no fórum e muito verde no que toca a entender o mercado imobiliário e de construção.
    Estou a pensar adquirir a minha primeira casa e já ando há cerca de dois anos a ver o mercado e a "cozinhar a ideia".
    Inicialmente pensei num apartamento mas tudo o que vi ou é muito caro para o meu bolso ou é pequeno e sem luz e para mim a falta de espaço exterior também era um ponto muito negativo.
    Entretanto surgiu na minha pesquisa uma moradia V3 em banda com dois pisos, da década de 50, não está em mau estado (de todo) mas precisa de obras, incluindo uma casa de banho (que não tem!) e o valor está bastante simpático. E pessoalmente adoro a arquitetura da casa.
    O meu pai é Eng. Civil reformado e também não exerce há uma data de anos então a única coisa que me soube dizer é que realmente a casa está em bom estado mas que vou ter, ainda assim, de fazer grandes obras mas não me consegue calcular os valores porque não está dentro dos valores do mercado.
    Tenho um orçamento de cerca de 25.000€ para a remodelação sendo que inicialmente gostaria de fazer o essencial para tornar habitável e depois, aos poucos, fazer acabamentos e melhoramentos.
    Mas gostava de fazer tudo com um projeto de arquitetura porque não me quero aventurar sozinha por assuntos dos quais não entendo.
    À partida a casa necessitaria de:
    - construção de WC e lavandaria (incorporada no WC ou criar um anexo no pátio para a lavandaria)
    - tirar alcatifa e recuperar o soalho ou então colocar um piso novo
    - tirar papel de parede e tudo o que isso implica
    - colocar caixilharia nova (não é prioridade inicial)
    - móveis, pavimento e azulejos na cozinha
    - mudar canalizações, instalações elétricas e telefone

    A minha questão é, como poderei, antes de adquirir a casa prever o gasto total e perceber se é um escolha acertada? Não quero correr o risco de comprar uma casa e depois não a conseguir habitar!
  2.  # 2

    É contratar o serviço de um arquitecto ou engenheiro que faça uma visita técnica, conversar com ele sobre o que é prioritário ou não alterar, e depois fazer umas continhas de "sumir".

    . Normalmente o prioritário nessas edificações, partindo do pressuposto que a estrutura e casca exterior está ok.
    - Substituição da inst. eléctrica
    - substituição da inst. de canalização de agua
    - revisão/ substituição da rede esgotos
    - Gas, se entender.
    - Introdução de sistemas de telecomunicações
    - Isolamento térmico sobre o tecto do ultimo piso.
    - Renovação de Is.
    - Renovação de Cozinha
    - Pinturas
    - solução para climatização e preparação de aguas quentes sanitárias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Sof
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasè contratar o serviço de um arqutiecto ou engenheiro que faça uma visita técnica, conversar com ele sobre o que é prioritário ou não alterar, e depois fazer umas continhas de "sumir".

    . Normalmente o prioritário nessas edificaç~eos, partindo do rpessupoto que a estrutura e casca exterior e´sta ok.
    - Substituição da inst. electrica
    - substituição da inst. de canalização de agua
    - Gas, se entender.
    - Introdução de sistemas de telecomunicações
    - Isolamento termico sobre o tecto do ultimo piso.
    - Renovação de Is.
    - Renovação de Cozinha
    - Pinturas
    - solução para climatização e preparação de aguas quentes sanitárias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana_Sof


    Obrigada pela resposta!
    Peço visita à imobiliária e vou lá com um arq. ou eng.? Quais os valores praticados para esse tipo de serviço? Com o Covid-19 sei que vou ter que esperar uns meses para o fazer.
    Gostava de saber se o valor de 25.000/30.000 é muito desfasado da realidade para uma remodelação deste género porque sinceramente não tenho grande ideia e queria saber se o que estou a pensar faz sentido ou mais vale esquecer já.
    A estrutura está boa, no mesmo edifício há comercio em funcionamento.
  4.  # 4

    Colocado por: Ana_SofPeço visita à imobiliária e vou lá com um arq. ou eng.?

    Certo.

    Os preços depende...
    Existem também empresas especializadas em diagnósticos imobiliários, só fazem este tipo de serviços. Isso é onde?

    O valor para a obra. pode ser à justa, como necessitar de ser o dobro... como quer que lhe diga alguma coisa.... sem fotos, sem áreas... sem nada ;)
  5.  # 5

    Colocado por: Ana_SofA estrutura está boa, no mesmo edifício há comercio em funcionamento.

    Então mas não era uma moradia com dois pisos em banda.. agora já tem comércio também!?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então mas não era uma moradia com dois pisos em banda.. agora já tem comércio também!?


    Sim, é em banda mas a fachada é comum à "banda" toda... Ou seja, por fora é um edifício só.
    Gostava de aproveitar este período em que o país "parou" para refletir e fazer contas.
    A casa em questão é em Ovar, vou partilhar algumas imagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Captura de ecrã 2020-04-15, às 10.34.00.png
      Captura de ecrã 2020-04-15, às 10.34.17.png
      Captura de ecrã 2020-04-15, às 10.34.26.png
  7.  # 7

    Recupere esse soalho... não meta flutuantes ;)

    é provavel que os 30k cheguem se nãos e aventurar muito. ai em cima a mão de obra é mais barata. se não mexer em carpintarias, e parece que para já não seja uma prioridade.
    A ints electrica já não e´de 1950... pelo menos a aparelhagem é dos anos 90.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Sof
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasRecupere esse soalho... não meta flutuantes ;)

    é provavel que os 30k cheguem se nãos e aventurar muito. ai em cima a mão de obra é mais barata. se não mexer em carpintarias, e parece que para já não seja uma prioridade.
    A ints electrica já não e´de 1950... pelo menos a aparelhagem é dos anos 90.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana_Sof


    Pessoalmente não gosto muito de flutuantes, principalmente se forem de gama baixa por isso, a minha ideia foi logo a recuperação também. Mas ao levantar a alcatifa é que se vê se o ovo Kinder vem com surpresa :)
    Mesmo as paredes do corredor parecem ter pintura recente...vou ter que averiguar bem, podem já ter andado a tentar recuperar. Mas quando falo com as imobiliárias fico sempre com a sensação que não estão a contar a história toda!

    Muito obrigada pela sua ajuda.
    •  
      nunos7
    • 15 abril 2020 editado

     # 9

    Isso já terá q ter mais atenção... podem ter feito isso para poder "esconder" algumas patologias existentes.

    Sendo de Ovar, pode sempre tentar falar com o user zedasilva...
    Concordam com este comentário: Ana_Sof
  9.  # 10

    Estou numa situação parecida com a tua,neste momento estou a espera da avaliação do banco para seguir para a escritura.
    No meu caso a casa vai levar mais obras,pladur em volta da casa, recuperação do telhado,novas devisoes e posso dizer que os 30000 que me falas e metade do meu orçamento. Mas também são mais alterações que as tuas...no meu caso quando estava a pensar na ideia de comprar pedi orçamentos para as obras para ter a ideia de quanto ficava para não levar surpresas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Sof
  10.  # 11

    Colocado por: Braga1988Estou numa situação parecida com a tua,neste momento estou a espera da avaliação do banco para seguir para a escritura.
    No meu caso a casa vai levar mais obras,pladur em volta da casa, recuperação do telhado,novas devisoes e posso dizer que os 30000 que me falas e metade do meu orçamento. Mas também são mais alterações que as tuas...no meu caso quando estava a pensar na ideia de comprar pedi orçamentos para as obras para ter a ideia de quanto ficava para não levar surpresas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana_Sof


    @Braga1988 no crédito que pediste incluíste a remodelação? E como fizeste esse pedido de orçamento? Foi a uma só entidade ou pediste orçamentos separados para cada coisa?
  11.  # 12

    Pedi credito compra mais obras.
    Quanto ao orçamento pedi só a uma identidade, responsabilizando-se pela obra completa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Sof
 
0.0188 seg. NEW