Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, é o seguinte, sexta feira o meu carro sofreu um acidente e foi-se. Temos andado a ver o mercado de usados, mas esta dificil a preço baixo encontrar alguma coisa de jeito...

    A nivel de casa, recebemos ontem a carta de aprovação de crédito. Hoje iremos enviar os documentos devidamente preenchidos.

    Ou seja, daqui a uns 8 dias(ou mais... não sei como vai ser com isto do covid...), iremos fazer a escritura da casa.

    Como temos de pagar diversas coisas na escritura, não podemos "gastar" muito dinheiro num carro

    O carro precisamos dele para deslocações para o trabalho, já andamos à alguns dias a ver se compramos um, mas ta complicado..

    Dito isto, caso optemos por ir buscar um carro a crédito, ha risco para o credito habitação? ou podemos avançar para um carro a crédito sem problemas?

    é que na altura que fomos pedir o emprestimo habitação ao banco, uma das primeiras coisas que perguntaram é se tinhamos algum tipo de emprestimo...

    obrigado
    • ig8
    • 15 abril 2020

     # 2

    Eles no banco conseguem ter acesso ao vosso historial financeiro, e podem até ter outro crédito, desde que a vossa taxa de esforço não supere os 40% (eles aconselham a que seja inferior se possível)
    Dito isto, vocês têm que fazer contas e ver se, com a prestação do CH + uma eventual prestação para o crédito automóvel, ultrapassam esses 40%, e se, mesmo que ultrapassem se sentem confortáveis com essa situação.
    Há quem não pondere sequer viver com despesas que ultrapassem os 40% de taxa de esforço, e há quem viva (sobreviva) com taxas de esforço de 60% ou mais...
  2.  # 3

    Estando o crédito habitação aprovado, acho que já não corre esse risco.
    Crédito automóvel, acho que quem empresta, tende a ser mais flexível.
  3.  # 4

    a taxa de esforço ade estar prai nos 15%, contando apenas com o futuro credito habitação, sem qualquer outro tipo de despesas
  4.  # 5

    Qual vai ser a taxa de esforço?
    Por exemplo, conjunto dos salarios limpos é de 1000€ e vai ter um credito de habitaçao de 300€?

    Neste caso seria taxa de esforço de 30%, pelo que se pedisse um credito automovel ou pessoal a 200€, ficaria com taxas de esforço so em creditos em 50%. O crédito de habitaçao ja esta aprovado, no pior dos cenarios e caso fique com uma taxa de esforço muito elevada, vao recusar o credito pessoal/automovel.

    Adicionado:
    Enquanto escrivia houve mais respostas.
    Se tem taxa de esforço a 15%, pode pedir, em principio, um outro credito fazendo uma taxa de esforço total a 30% no maximo.
  5.  # 6

    o conjunto dos salarios de mim e da minha mulher deve andar nos 1900/2000€ por mês.

    nos em meio ano conseguiamos ir buscar um carro por uns 6000/7000€ a pronto, a questão é que aconteceu este imprevisto.

    Temos andado a ver carros para desenrascar, mas o mercado dos usados....
  6.  # 7

    Colocado por: akinoza taxa de esforço ade estar prai nos 15%, contando apenas com o futuro credito habitação, sem qualquer outro tipo de despesas



    com essa taxa de esforço no crédito habitação existe folga para um credito para o carro. Tente que na soma dos dois créditos não passe os 30% a 35% do ser ordenado liquido.

    por outro lado a analise risco já foi feita pelo banco. O credito já esta aprovado, pelo que já não vão olhar para isso outra vez.
  7.  # 8

    Se consegue poupar esse dinheiro em 5-6 meses, mais vale comprar um "classico" que o desenrasque por 6 meses.

    O que nao falta por ai sao carros a gasolina com uns 15 anitos mas com menos de 100 mil km a preços de saldo. E em estado aceitavel.

    Se quiser imperativamente a gasóleo, ai a historia muda.
  8.  # 9

    Tenho andado a ver carros aqui no algarve, ou são carros com 300/400/500mil km's... ou são carros caros, ou cheios de problemas

    Ando à volta disto já à alguns dias e está complicado... tenho dado preferencia a carros entre 1980 e 2000, mas mesmo assim... não encontro nada de jeito.
  9.  # 10

    É porque talvez você só ande a ver carros à gasóleo. Não ha milagres.

    Em 2 minutos encontrei estes e há bem mais, na região do Algarve.

    https://www.olx.pt/anuncio/opel-agila-1-2-16v-IDFBgAK.html#02724949dc

    https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-2-ano-1999-IDFB1rD.html#02724949dc

    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punto-67-000-km-IDFAAuU.html#02724949dc

    O Fiat está a bom preço. Dura-lhe os 6 meses que quer e certamente já vem com a IPO em dia.
  10.  # 11

    Colocado por: akinozTenho andado a ver carros aqui no algarve, ou são carros com 300/400/500mil km's... ou são carros caros, ou cheios de problemas

    Ando à volta disto já à alguns dias e está complicado... tenho dado preferencia a carros entre 1980 e 2000, mas mesmo assim... não encontro nada de jeito.


    Nessa faixa etária já são veículos com muita história pra contar. Será dificil encontrar algo de jeito em stands.

    A meu ver tem duas opções:
    - compra um "chaço" por 500€ (se servir, depende das deslocações que faz);
    - avança com crédito automóvel que possa abater nos tais 6 meses que diz que consegue;

    Outra solução era avançar com um crédito automóvel para um veiculo em condições, novo ou semi-novo. Mas seria um crédito de mensalidade alta e em tempos como os que correm não me parece sensato.
  11.  # 12

    Com o CH aprovado, este pode ou não contar para a taxa de esforço mesmo que ainda não esteja a correr, caso os empréstimos sejam do mesmo banco. Se não contar, é preciso exercer cautela para não se sobre endividarem.

    Mas se o empréstimo for só para aconchegar o capital próprio e dessa forma conseguir alcançar um patamar de automoveis um pouco mais recentes/menos km, etc, não teve ter grande impacto... desde que não perca a cabeça e comece a olhar para os premium :)
  12.  # 13

    o opel ja tem 338mil kms.
    o renault, ja o fui ver, o carro ta todo marcado, acho impossivel so ter 35mil kms, e eram 2 miudos com os seus 18, 19, 20 anos, num bairro menos agradavel. não me inspirou confiança nenhuma.

    o fiat parece interessante.

    o carro seria para uns 500kms/semana
  13.  # 14

    Colocado por: ANdieselMas seria um crédito de mensalidade alta e em tempos como os que correm não me parece sensato.


    Verdade!
    Por isso tudo depende dos montantes pretendidos. Uma grande despesa automóvel é sempre de evitar, por todas as razões e mais algumas.
    • DR1982
    • 15 abril 2020 editado

     # 15

    Primeiro carros baratos nao se compram em stands, em stands nao se fazem bons negócios.
    Segundo carros baratos sem problemas é a gasolina, eu comprei ha uns meses um com 56.000 kms, 1.2 80cv, 1 dono, Ar condicionado, fecho central, direção assitida, isofix, vidros eletricos por 2500€.
 
0.0137 seg. NEW