Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Existe algum contexto, situação ou excepção que permita um novo destaque antes da conclusão dos 10 anos desde o último destaque?
  2.  # 2

Só através de operação de loteamento.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasSó através de operação de loteamento.

Perdo-me a ignorância mas qual é a diferença?

Tenho um terreno que foi destacado em 2016 e pretendia agora efectuar novo destaque para pemritir venda do terreno para construção de habitação. No entanto não posso fazer o destaque pois não passaram 10 anos.
  4.  # 4

Colocado por: jbnb14Perdo-me a ignorância mas qual é a diferença?

um loteamente é mais exigente e com regras mais apertadas do que um destaque.

Por isso se querem dividir um terreno em vários usa-se o loteamento para as coisas ficarem decentes e bem feitas.

Se querem facilitar a vida a alguem, usa-se o destaque, mas com o limite de um em cada 10 anos, senão os patos bravos pegavam num terreno e faziam sucessivos destaques sem nenhum sentido.
  5.  # 5

Mas esse loteamento, pode ser feito em qualquer altura? Tem de ser antes ou após construção? Que restrições há?

Onde posso obter informação?
  6.  # 6

O loteamento não está condicionado pelo Destaque de Parcela que fez em 2016.
    Porém, tenha em mente que fazer um loteamento, normalmente, tem custos elevados - em taxas e obras de urbanização.

Como é o formato do terreno? Tem que fazer nova estrada, ou a estrada já existe? Quantos lotes cabem/pretende?
    O loteamento é feito ANTES da construção.

Consulte um arquitecto para o ajudar a analisar e, eventualmente, iniciar o processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0117 seg. NEW