Depois de muitas pesquisas e muitas delas aqui no fórum também, decidi inscrever-me e expor o meu problema que parece não ter solução. Comprei um apartamento no ano passado na zona de Mafra, construído em 2015. Os proprietários decidiram vender e realizar o sonho deles que era construir uma moradia. O apartamento estava como novo, nenhum sinal de humidade. Certificação energética B, caixilharia em alumínio com corte térmico e vidros duplos, paredes exteriores duplas com isolamento térmico no espaço de ar. No entanto, tem uma parede exterior que não sei que tipo de isolamento tera (se é que tem) porque era suposto ser uma parede de separação entre prédios, mas o prédio ao lado acabou por nunca ser construido. Os problemas começaram com a chegada deste outono/inverno chuvoso (e a humidade de mafra). Os primeiros sinais de humidade foram umas pontinhas de bolor no teto do quarto de casal, junto ao canto, que penso que poderá ser por condensação, apesar de nunca sentir o teto molhado, nada de agua nas paredes nem nos vidros. O quarto de casal é o mais frio (no inverno devo ter uma media de 16/17 graus) e é o que tem a tal parede exterior de separação. As manchas de bolor não evoluíram nada de especial mas o pior estava para vir quando descobri algumas roupas e sapatos com bolor dentro dos roupeiros, não só no quarto de casal mas nos outros dois também. O mais estranho é que os roupeiros não tem qualquer mancha de bolor. Lavamos as roupas todas e de vez enquanto aparece uma roupa ou outra. Um dia afastei a cama para limpar e atras da cabeceira da cama o papel de parede estava com uma mancha negra de bolor. O estrado da cama (em madeira) estava com bolor também e a cabeceira da cama no sitio que fica tapado pelo colchão a madeira ficou escura de humidade. Comprei dois higrómetros e o valor do RH é muito alto (a volta de 80% em media). Normalmente arrejamos a casa quase todos os dias, não por muitas horas, é verdade mas também com os dias chuvosos de inverno torna-se difícil. Compramos um desumidificador que usamos no inicio umas 2-3 dias o dia todo e depois começamos a usar 1-2 horas todos os dias. A Rh baixa mas depois de desligar o desumidificador, passado umas horas sobe outravez. De manha acordo no quarto com 90% RH. O único sitio com valores mais baixos (70% em media) é a sala que é também o sitio que mais apanha sol. Não tenho aquecimento central so o recuperador a lenha da sala que não tem saídas para os quartos e que uso pontualmente. Tenho lido que a solução é só arejar, arejar, arejar, mas não me parece que esta a dar resultados e ter as janelas abertas no inverno com chuva e quase 100% humidade la fora não me parece solução. Nunca tive estes problemas noutras casas mais antigas, qual sera o problema aqui? Ao cozinhar é sempre janela aberta e exaustor ligado, tenho duas casas de banho, sem janelas mas com extração e também só se utiliza a maior para tomar duche para não criar tanto vapor. Cheguei a falar com os ex proprietários e parece que também tinham de vez enquanto umas pequenas manchas junto ao teto e atras da cama mas nunca roupas ou madeiras com bolor. A única coisa que faziam de diferente era aquecer os quartos no inverno com aquecedores eléctricos. Também ponderei a instalação de um ar condicionado inverter para o aquecimento dos quartos, sera que isso iria ajudar na redução da RH? Gostaria de saber a vossa opinião, muito obrigado.