Iniciar sessão ou registar-se
    • mrgs89
    • 18 abril 2020 editado

     # 1

    Bom dia a todos!
    Já vi alguns posts sobre termoacumuladores, mas continuo com algumas dúvidas:

    1 - Cilindro ou Slim? A casa ainda não tem móveis, pelo que não há constrangimento de espaço. O vendedor diz-me que slim é melhor, que depois encaixo em qualquer móvel, mas sendo eles depois feitos à medida, não será irrelevante? É que a diferença de preço é significativa! (ele tinha recomendado um Teka Slim)

    2 - Eu vivo sozinha no apartamento, um T2. O vendedor diz-me que 50L chega, mas o técnico que veio cá a casa fazer o diagnóstico diz-me que é pouco e que eu devia comprar de 80L, também da Teka, com protecção diferencial.

    3 - O técnico disse também que eu deveria mudar uma peça no quadro eléctrico que neste momento é 25A, 0,300A, mas quando lhe perguntei porquê, disse só que era preciso. Alguém sabe o porquê? Tem que ver com aumento da potência para aguentar o termoacumulador ligado?

    4 - Para além de ter de comprar as torneiras de esquadrilha (há algumas em específico que aconselhem?), ele disse-me ser também necessário uma válvula de descarga de saída de água,não especificando qual. Este acessório vem com as equipas de montagem, de sítios como Worten e assim?

    5 - o termoacumulador tem de estar ligado a uma tomada de parede, directamente, ou pode estar ligado a uma extensão, por exemplo?

    Desde já obrigada!
    Há muita nabice aqui para estes lados!
  1.  # 2

    Se tiver um espaço desimpedido para colocar o aparelho, optar por um cilíndrico pode poupar algum dinheiro. Mas considere o espaço que vai roubar ao interior do móvel se for para esconder.

    50L é mesmo o mínimo. Havendo espaço, pelo menos 80L ou mesmo 100L. Por agora vive sozinho, mas quando essa circunstância mudar (basta +1 pessoa), os 50L vão ser curtos. Lava-se a loiça, toma-se banho e lá foi.

    Quando ao quadro, vai depender do que está ligado nesse disjuntor. Geralmente recomenda-se ter uma tomada e disjuntor separados para o termo-acumulador eléctrico. Pode ser o caso que aí a tomada está ligada em conjunto com outros aparelhos. Mas 25A deveria ser mais que suficiente a não ser que esteja TUDO pendurado nesse disjuntor.

    ou pode estar ligado a uma extensão, por exemplo?

    Cruzes-credo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
    • eu
    • 18 abril 2020

     # 3

    Tem que ser mesmo termoacumulador? Essa casa não tem acesso a gás natural?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
    • AMVP
    • 18 abril 2020

     # 4

    Eu tenho um teka Slim de 80 litros. No meu caso não alterei nada no quadro elétrico.
    Quanto aos armários, depende do que pretende. Nos que tenho, como são pouco profundos não era possível esconder o cilindro. Claro que ocupa mais largura.

    Quanto a válvula de segurança, o tubo não veio com o aparelho, foi comprado a parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
  2.  # 5

    Colocado por: AMVPEu tenho um teka Slim de 80 litros. No meu caso não alterei nada no quadro elétrico.
    Quanto aos armários, depende do que pretende. Nos que tenho, como são pouco profundos não era possível esconder o cilindro. Claro que ocupa mais largura.

    Quanto a válvula de segurança, o tubo não veio com o aparelho, foi comprado a parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mrgs89


    Segundo o que me foi explicado pelo técnico, esse teka de 80L já traz uma peça que faz com que não seja necessário alterar nada no quadro elétrico.
    Pela diferença de custo para o de 50 - a peça custa 120€ - é preferível comprar o de 80.
  3.  # 6

    Colocado por: euTem que ser mesmo termoacumulador? Essa casa não tem acesso a gás natural?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mrgs89


    Infelizmente não. A ser gás, tinha de ser gás de botija, algo que eu preferia não ter em casa.
    • eu
    • 18 abril 2020 editado

     # 7

    Colocado por: mrgs89Infelizmente não. A ser gás, tinha de ser gás de botija, algo que eu preferia não ter em casa.

    Pois, entre gás de botija e termoacumulador, mais vale o termoacumulador.

    Assim sendo, opte por um de pelo menos 80 litros. Não vá na cantiga de que 50 litros chegam. E se puder, faça um contrato de eletricidade bi-horária e ligue o termo a um relógio, para ele aquecer a água durante a noite.
  4.  # 8

    Colocado por: Aniceto RuiSe tiver um espaço desimpedido para colocar o aparelho, optar por um cilíndrico pode poupar algum dinheiro. Mas considere o espaço que vai roubar ao interior do móvel se for para esconder.

    50L é mesmo o mínimo. Havendo espaço, pelo menos 80L ou mesmo 100L. Por agora vive sozinho, mas quando essa circunstância mudar (basta +1 pessoa), os 50L vão ser curtos. Lava-se a loiça, toma-se banho e lá foi.

    Quando ao quadro, vai depender do que está ligado nesse disjuntor. Geralmente recomenda-se ter uma tomada e disjuntor separados para o termo-acumulador eléctrico. Pode ser o caso que aí a tomada está ligada em conjunto com outros aparelhos. Mas 25A deveria ser mais que suficiente a não ser que esteja TUDO pendurado nesse disjuntor.


    Cruzes-credo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mrgs89


    Hum, pois tem razão. Estou mesmo inclinada em comprar um slim de 80L. É um investimento maior, mas faz mais sentido.
    Quanto à pergunta da extensão.. A ficha mais próxima do local do esquentador não funciona. Aliás, as duas fichas existentes nessa parede, não estão a funcionar (comprei a casa há pouco tempo, é suposto haver obras, mas agora sem data de previsão de começo). Penso ser algo daquela parede em específico, pois na parede em frente, todas funcionam.
    • AMVP
    • 18 abril 2020

     # 9

    Colocado por: mrgs89

    Segundo o que me foi explicado pelo técnico, esse teka de 80L já traz uma peça que faz com que não seja necessário alterar nada no quadro elétrico.
    Pela diferença de custo para o de 50 - a peça custa 120€ - é preferível comprar o de 80.

    Isso já não lhe sei dizer.
  5.  # 10

    Se tiver um diferencial no quadro já instalado não se preocupe.

    Verifique se tem esgoto na zona do esquentador
 
0.0134 seg. NEW