Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    gostaria de vos pedir opinião sobre o projecto anexo, vai ser implementado num terreno com 375 m2, a área de construção é de 185m2. Estamos a ter o apoio de um arquitecto novato (3 anos de experiência on-job) para efeitos de elaboração do projecto de licenciamento...já só falta os projectos de licenciamento.

    Questões:

    -Alguém tem uma ideia dos custos que este projecto pode ter em termos de licenciamento e taxas de câmara?
    -Têm sugestões de empreteiros a quem possamos pedir orçamentos de execução da obra na zona da Charneca da Caparica/Almada?
    -Para os projectos de especialidades precisamos também de sondar o mercado? Alguma sugestão? Electricidade, águas, gaz e energias renováveis...

    Fotos

    Implantação

    Cave

    Piso Térreo

    Segundo Piso

    Cobertura

    Alçado

    Alçados

    Corte

    Cortes

    Muros

    Promenor

    Promenores

    Todas as opiniões são bem vindas.

    Um abraço
    •  
      FD
    • 1 abril 2008

     # 2

    Agradeço a partilha do projecto, mas... não seria melhor omitir os detalhes à direita (morada pelo menos)?

    Mas quanto ao projecto:
    - porquê aquele formato do telhado?
    - há um pequeno "lago" na frente da casa?

    Outras coisas virão, mas agora são estas que suscitam mais interesse...

    Taxas e outros custos é ver no site da Câmara: http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/CMA/CAMARA/REGULAMENTOS?cma_cont_typ_list_regulamentos_page=1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  2.  # 3

    O arquitecto é que idealizou aquele formato, não tem sotão...é assim! Sugeres alguma alteração ou prevês algum problema?

    Aquele "lago" é um espelho de agua...ele idealizou aquilo, que não tem qualquer utilização que eu veja a não ser molhar os pés no verão :P. Agora mais a sério, ao colocar uma bomba de baixo consumo electrico dos aquários, ligado a um painel solar, ainda conseguimos criar um efeito engraçado.

    Obrigado pelo comentário.
  3.  # 4

    Após análise de algumas das peças desenhadas apresentadas apraz-me tecer os seguintes comentários:

    No geral gosto do projecto.

    No entanto...
    Tenho sérias dúvidas que o projecto seja aprovado, visto o mesmo não cumprir o DL 163/2006 relativo às acessibilidades (I.S. do piso térreo)

    Os pormenores construtivos. Não me parecem devidamente coordenados com a verificação do RCCTE, apresentando algumas soluções construtivas incipientes e isuficientemente e/ ou mal especificadas.

    Relativamente à Segurança contra riscos de incêndio (SCIE - DL 64/90), também não está contemplado a compartimentação Corta-Fogo obrigatória na cave - Entre acesso vertical/ garagem.

    Vai-me desculpar...

    Mas cada vez que analiso o Projecto encontro mais falhas de ordem técnica.
    É obrigatório a introdução de uma Instalação sanitária completa... onde estão o Bidé, a banheira?!?...
    O acesso rodoviário à garagem, apresenta-me 2 problemas:
    - A inclinação da rampa insinua-se de forma excessiva (parece-me que terá mais q 15%), limitando o tipo de veiculos que possa aceder à cave.
    - O acesso interior à garagem, a área de 4mx4m do patamar de fronte da mesma, é bastante limitado. Vai ser uma façanha colocar um veiculo ligeiro dentro da mesma... pelo menos à primeira.

    PS: Tenha uma conversa com o seu Arquitecto e revejam estes pontos, é recem-licenciado, mas a realidade de projecto passa por compatibilizar com muita legislação e com as especialiades... P
    Ele que pesquise as soluções construtivas... de verdade, estou preocupado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  4.  # 5

    Eu não tenho que desculpar nada :P, quem deve pedir desculpa talvez seja o arquitecto que estudou 5 anos, fez estágios, trabalhou em ateliers e agora por conta própria está a trabalhar connosco.

    Eu só tenho de agradecer e aproveitar as vossas opiniões/dicas e transmitir o que ele deveria saber. Não estou para ensinar ninguém, até me custa fazer isso a quem pratica uma profissão. É como ir a um restaurante e dizer ao empregado de mesa como deve atender, dizer a um taxista como conduzir, a um médico como operar. Todos temos de aprender e se naõ sabemos, devemos pesquisar, instruirmo-nos...para sermos uns dos melhores na profissão. Atenção que não é ser o melhor, mas um dos melhores!! Para "Special One" já basta o Mourinho.
  5.  # 6

    Olá

    Também gosto do projecto, na generalidade...

    Tal como o Pedro disse, acho que a parte das acessibilidades à garagem deve ser revista! OP telhado, tb não faria assim... preferia apenas plana horizontal!


    Pedro, o que é entendido como uma Instalação Sanitária Completa? Tem que ter bidé? E porque não urinol? (Eu tenho, mas é claramente opção pessoal)

    Coisas da Casa
  6.  # 7

    A Instalação completa não é uma questão de gosto... é obrigatório por lei.. a mesma pode ser subdivida desde q cumpra algumas condições...
  7.  # 8

    Boas, eu dentro de um ano irei contruir uma vivenda em fernão ferro e já escolhi o empreiteiro o qual confio a 100%...se quiser contacto e mais informações envie-me seu email [email protected]
  8.  # 9

    Exmo. Senhor ramiguel,

    Parece-me demasiado fácil atirar assim as culpas para cima do "seu jovem" arquitecto (gostaria de saber se o pôs ao corrente dos comentários que aqui lhe fez). Pelo que li depreendo que esteja ligado à actividade da Construção Civil (corrija-me se estiver errado), logo, se tem alguma experiência no ramo, e sabendo que o arquitecto é "novato", você deveria ter sido o primeiro a observar atentamente o projecto e a chamar a atenção para os variados problemas patentes no mesmo.
    Para evitar este género de problemas deveria ter contactado um arquitecto, ou um atelier, com mais experiência. O barato sai caro!
    O que qualquer profissional necessita no início da sua actividade é de apoio e formação contínua, o saber académico é quase sempre insuficiente.
    Relembro ainda que os arquitectos recorrem ao trabalho por conta-própria porque em ateliers da especialidade só lhes é oferecido baixos salários e recibos-verde. Criando-se assim uma lacuna na formação profissional dos mesmos.
    Sem mais, atenciosamente,

    Garcia
 
0.0166 seg. NEW