Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boas.O meu contador de energia é daqueles antigos com uma rodinha que anda e conta a energia que passa. Alguem me sabe dizer se com um sistema fotovoltaico instalado, se a energia produzida for maior que a consumida, o contador anda para trás e desconta a numeração? Obrigado
  2.  # 2

    Anda para trás se a produção for maior que o consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carvalho2020
  3.  # 3

    Entao será muito vantajoso o sistema enquanto não for detetado e trocarem o contador por um novo?
  4.  # 4

    Pode contar para trás. Quando instala sistema fotovoltaico tem de comunicar que tem autoconsumo e nesse caso vão-lhe substituir o contador de energia.
  5.  # 5

    É obrigatorio comunicar para instalações >1500w?
  6.  # 6

    Se instalar até 350w não precisa de comunicar, e em muitos casos consegue aproveitar toda a energia e ainda anda para trás, exemplo de quando não está ninguém em casa. É tudo aproveitado a 100%, e legal.
  7.  # 7

    Queria dizer < (menor)1500w
  8.  # 8

    Só 350w? isso mal dá pro frigorifico. E se não for comunicado como podem detetar a instalação?
  9.  # 9

    A EDP não é parva e sabe fazer as médias de consumo, se vai instalar algo que desconte muito acredite que eles têm maneiras de saber.

    Quanto a 350w ser pouco, acredite que se medir os consumos que tem, vai dar para colmatar tudo, standby's, frigorífico, entre outros, e ainda andar para trás.

    Dei a sugestão pk numa grande maioria 1 painel ou 2 é o suficiente, e também pk não precisa de comunicar nada até esse patamar.
    Concordam com este comentário: papacurvas
  10.  # 10

    Até 350w é 1 painel, também não dá para grande coisa, mas tendo um contador dos antigos a energia produzida é 100% "consumida"
    Concordam com este comentário: Joaoribeiro, jorgealves
  11.  # 11

    Colocado por: carvalho2020Só 350w? isso mal dá pro frigorifico. E se não for comunicado como podem detetar a instalação?

    É como andar na auto estrada a 200 km/h
  12.  # 12

    Colocado por: carvalho2020É obrigatorio comunicar para instalações >1500w?

    É obrigatório acima de 350 watt
  13.  # 13

    Pois o ideal era compensar durante o dia para o gasto da noite, sem recurso a baterias, mas tendo que comunicar, posso dizer adeus ao contador antigo
  14.  # 14

    É claro que não esperava que me devolvessem dinheiro todos os meses
  15.  # 15

    https://forumdacasa.com/discussion/67357/13/paineis-fotovoltaicos-para-auto-consumo/#Item_13
    Já há discussão fotovoltaico por aqui
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  16.  # 16

    Colocado por: carvalho2020Pois o ideal era compensar durante o dia para o gasto da noite, sem recurso a baterias, mas tendo que comunicar, posso dizer adeus ao contador antigo


    Instale apenas até 350w e não comunique.

    Até final do Verão de 2018, mais coisa menos coisa, aqui em casa ainda havia um contador desses antigos. Um dia apareceu aqui um trabalhador de uma daquelas empresas contratadas pela edp, vinha verificar o contador pois a leitura já de há muitos meses era sempre a mesma. Resultado: estava avariado (penso que por causa de um relâmpago uns meses antes muito perto de casa - o que é bastante comum aqui na área da Serra da Estrela), e substituiu-o por um digital. Eu não tinha dado conta da avaria (nessa altura ainda eram eles que vinham aqui ler de vez em quando, era um mais destemido que entrava aqui e não tinha medo dos cães; depois deixaram de entrar penso que por medo dos cães). Levou-o para ser analisado (leia-se, para ver se não tinha sido eu a aldrabá-lo).
  17.  # 17

    Penso que dando as leituras mensalmente ou optando pela conta certa só aparecem pra contar uma vez por ano
  18.  # 18

    Colocado por: carvalho2020Só 350w? isso mal dá pro frigorifico. E se não for comunicado como podem detetar a instalação?


    Vão lá ver a contagem e a rodinha a andar para trás ….. a primeira ideia deles vai ser que anda a "aldrabar" o contador.

    Enquanto durou foi um regalo ver aquela rodinha a andar para trás….. quando marcarem a troca do contador é tentar atrasar ao máximo ; )
  19.  # 19

    Oh carvalho.... queres ver que chegaste agora e descobriste o filão de ouro?
    Esquece... simplesmente esquece essas tentativas e artimanhas que a EDP quer é €€€
    :P
    Boa sorte nessa tentativa de por o contador a rodar para trás durante o dia

    PS: se me disseres que tens um grande cao na porta da entrada e o contador dentro de casa eu ainda papo essa ideia :P
  20.  # 20

    Colocado por: master_chiefBoa sorte nessa tentativa de por o contador a rodar para trás durante o dia


    No meu a rodinha andava para trás…..
 
0.0197 seg. NEW