Iniciar sessão ou registar-se
    • RMPG
    • 17 Junho 2021

# 121

HAL_9000, agradeço o comentário, na verdade o objetivo é esse ser o mais low cost possível, há aquelas coisas a que não se pode fugir para se atingir os objetivos mínimos,

É um espaço "secundario" que tenho para me entreter, para lazer e poder retirar algum alimento , é um quintal/horta e nada mais, não é sequer em casa, esta "isolado" para nao ficar som execedentes de obra, fui gastando aqui e ali no quintal para o tronar mais interessante e poder disfrutar um pouco deste espaço que considero com algum potencial.. não é para fazer é paras ir fazendo.. para ir ocupando as folgas, distrair a mente, e confraternizar com familia e amigos, sem luxos, com o essencial, cozinha com: chamine, fogao, frigorifico, lava-loiças, mesa com arrumo; Wc, com sanita e lavatorio, no mesmo espaço prateleiras para arrumo de ferramentas, dois espaços onde eram os galinheiros, um sera arrumo de produtos mais "sujos" e o outro sera para poder ter um animal, a zona cimentada para os miudos poderem brincar e ter um espaço de convivio, e a terra para pequeno hortejo, conforme for havendo tempo e dinheiro vai-se melhorando na qualidade dos recursos, o basico esta criado, este exemplo das paletes é isso mesmo, para ja esta desenrascado nao gastei nada alem de umas buchas e parafusos, amanha log se arrnaja uma solução mais interessante...

Agradeço mais comentarios...

Pois as ideias de todos serao validas,
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • RMPG
    • 21 Junho 2021

# 122

Por hoje, sem fotos, mas ja semeados um rabanetes.. mas ver se dao alguma coisa :)

A ideia agora é um jardim vertical com treliça, no muro á direita da laranjeira...

e agora dizendo aqui uma asneira,.. fazer á largura da zona de cultivo o comprimento de cada coisa que semear/plantar...

a ideia é ter muita variedade e pouca quantidade.. a zona tem cerca de 3,5mts de largura, por 12mts mais ou menos, a ideia é por exemplo por uma fiada de alfaces aos 3,5mts, mais ou menos 1o alfaces na fila ao lado ja colocar outra coisa e por ai fora.. vai dar para muita variedade..

Opinoes????
  1.  # 123

Organize pensando sempre na rega. Se for gota a gota de fita plante ao comprido, dá menos trabalho.

Um estrume bom, barato e fácil de arranjar é o super guano.

Vá mudando os sítios das coisas, nao ponha sempre alface no mesmo local, por exemplo. Rabanetes são fáceis de produzir. Se gosta é uma boa aposta. Eu vejo-lhe pouca utilidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMPG
    • RMPG
    • 21 Junho 2021

# 124

Sou novato nestas andanças do hortejo :), apenas numa barra em minha casa tive uns tomateiros, meia duzia de alfaces e uns brocolos, agora é que me vou dedicar mais a serio, pois este bocadinho ja vai dar para me entreter..

Sim mas entendo o que diz, faz todo o sentido.

Quanto ao estrume, arranjo de cavalo com facilidade, nao sei se servira para o efeito???
  2.  # 125

Não só serve como é o melhor! Deixe curtir bem. Estrume de cavalo é excelente.
    Não se esqueça da salsa e coentros, se gostar. Se não gosta plante na mesma e comece a usar deixando cozinhar bem...
    Final de agosto ou setembro meta uma carteirinha de sementes de nabiças na terra, vai ter grelos no inverno e dão muitos nutrientes à terra. Reserve um cantinho para alhos e plante 2 ou 3 cabeças ali por meio/final de novembro. É meio ano à espera mas vale a pena.