Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa tarde,

    A minha cozinha tem uma área de 26m2 e uma altura de 2,8m o que perfaz um volume 72m3.
    Com tubo extracção 120mm instalei um extrator da balay 3BC598GN que indica uma extração ar 467 m3/h, e no nível intensivo 828 m3/h.
    Verifico agora que só no nível intensivo há uma capacidade mínima de extração dos fumos, nem sequer é eficiente na extração total dos fumos, estes circulam à volta do aparelho sem serem sugados.

    Solicito ajuda para minimizar este problema.
    Devo instalar um tubo extração 150mm ?

    Obrigado,
    Luis
  2.  # 22

    Deve instalar o que o fabricante recomenda... e ele recomenda de 150mm.
    Mas o percusro a´te ao topo da chaminé deverá estar todo devidamente desimpedido.

    Atenção que não vai haver milagres... teria de ter um cantão para não ter difusão de fumos e vapores pelo resto do compartimento.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Barradastotalmente não dá... mas pode criar uma caixa em gesso cartonado e aparafusar o dito ao tecto.Mas o tecto deverá estar a não mais de 80/90cm do plano de trabalho, entende? ou seja a cerca de 1.70 de altura.

    Os de tecto em condições custam mais de 2500€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugo_G


    Quando se refere a algo com gesso cartonado é isto certo?

    Também tenho uma ilha e no desenho do arquiteto ele colocou um de teto ao início parece muito bonito, mas depois para ter algum em condições parece que fica extremamente caro.

    Assim com gesso cartonado já pode ser um exaustor praticamente qualquer certo?

    Quando digo qualquer, estou a perguntar tipo este de encastrar?

    https://www.aeg.com.pt/kitchen/cooking/cooker-hoods/integrated-hood/dek6680m/
      Screenshot_20200913-022035.png
  4.  # 24

    Colocado por: rjmpiresA AEG também tem e dão para controlar.com a placa de indução


    Qual comprou?
  5.  # 25

    Colocado por: nrodrigues55681

    Qual comprou?

    Infelizmente tive uma peripécia desagradável com o exaustor..
    Tinha comprado o AEG DCK6290HG e estava a aguardar a entrega (covid e afins...), e quando chega finalmente o exaustor, afinal era o AEG DCK5281HG, telefonema para aqui e para ali, afinal o programa da Electrolux em que apresenta os stocks estava a dar informação errada, e o exaustor que eu tinha pago afinal já não havia.
    O que eles enviaram não permite a rotação do motor a 360 graus, o que inviabilizava a montagem preconizada, pois não conseguia mudar o buraco da chaminé.. resultado.. tive de trocar para um exaustor de ilha em vez de teto AEG DIK6180HG.
    Lá me fizeram o acerto dos valores e um desconto, mas acabei por não ter aquilo que realmente queria.
  6.  # 26

    Colocado por: rjmpires
    Infelizmente tive uma peripécia desagradável com o exaustor..
    Tinha comprado o AEG DCK6290HG e estava a aguardar a entrega (covid e afins...), e quando chega finalmente o exaustor, afinal era o AEG DCK5281HG, telefonema para aqui e para ali, afinal o programa da Electrolux em que apresenta os stocks estava a dar informação errada, e o exaustor que eu tinha pago afinal já não havia.
    O que eles enviaram não permite a rotação do motor a 360 graus, o que inviabilizava a montagem preconizada, pois não conseguia mudar o buraco da chaminé.. resultado.. tive de trocar para um exaustor de ilha em vez de teto AEG DIK6180HG.
    Lá me fizeram o acerto dos valores e um desconto, mas acabei por não ter aquilo que realmente queria.


    Na realidade no fim das contas ficou mais barato de certeza, e se calhar vai ficar mais bem servido.

    Não percebo nada disto, mas estes de teto são mais bonitos mas na realidade acho que é quase impossível serem tão bons. Como quase tudo na construção: mais bonito = mais caro e não necessariamente melhor, normalmente até é pior
  7.  # 27

    Foi mais barato, mas não fiquei mais bem servido porque não era isto que eu queria. Algumas escolhas para a casa não foram feitas devido a ser o melhor equipamento/material, foi escolhido de acordo com os desejos e até estética, em termos de cumprir a sua função, eu preferia no teto, para além de ser ligeiramente maior.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 28

    Olá Malta!!
    Ora bem, depois de andar a pesquisar sobre n equipamentos e estar absolutamente baralhada, decidi que mais vale pedir ajuda do que estar a inventar!
    Resumindo e concluindo, vou ter comprar um exaustor novo, para uma casa nova :). Segundo o que percebi e que li nas várias discussões, aqui tenho duas hipóteses: Colocar um semelhante a este, ou colocar aqueles de campânula, porque tem ali a saída de fumos (certo?). Sinceramente tanto me faz em termos estéticos.
    Também já percebi que as melhores marcas continuam a ser Miele e por aí fora (mas obviamente que a nossa carteira não vai chegar lá).

    Existem os de recirculação de ar e os de extração. Já que tenho o buraco da chaminé, optaria por um de extração, não acham?

    A minha questão na escolha prende-se com o barulho, não uso o exaustor da casa onde vivemos porque não aguento. Se fosse inaudível seria perfeito, mas como não vivo num conto de fadas...


    A cozinha tem uns 6m2, fazendo a conta com o pé deve ter quase 20m3 de ar, assim a extração mínima que preciso são 160 +/-, certo?

    Dado que em principio vou por uma placa da BALAY, com 59 cm de largura, pensei neste da TEKA (tbm já percebi que não há muitos fãs da marca):

    https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/encastre/exaustores/exaustor-teka-cnl-6815-plus-555-m3-h-60-cm-inox-6015699

    O orçamento ainda vai além, e vi até uns mais caros (na casa dos 200 e tal), mas parecem-me piores, ou porque a extração é menor, ou porque a eficiência energética é baixa (uma vez que é algo para usar todos os dias, tenho de ter isso em conta).


    Qualquer ajuda e sugestão é bem vinda! Por favoooor.

    Obrigada :)
      2 - Cópia.jpg
  9.  # 29

    Colocado por: AAraujoem principio vou por uma placa da BALAY


    Se a placa for de gás não deve pensar em recirculação.


    Como a cozinha só tem 6m2, e já que não suporta o barulho, ponha o ruído como critério principal da escolha, e depois atente na capacidade de extração na velocidade mínima (pois não iria gostar do ruído nas velocidades superiores)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAraujo
  10.  # 30

    Obrigada Ricardo.rodrigues!

    A placa é de indução.
  11.  # 31

    Vai manter esses móveis de cozinha?
    Opte por um de extração sem dúvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAraujo
  12.  # 32

    Não... A ideia será colocar uns mais altos, particularmente prefiro moveis quase até ao teto, do que ter aquele espaço morto.

    Mas para colocar um exaustor de 60cm , vou ter de ficar com aquele espaço (da ponta) livre.

    O de extração é o que me parece melhor, sim. Aliás, alguns deles segundo percebi nas características, têm também a opção de recirculação. Mas nem estou a pensar nisso.

    Obrigada!
  13.  # 33

    Não compre um desses de cassete, compre um de parede e faça o móvel de forma a esconder a campânula/chaminé.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAraujo
 
0.0195 seg. NEW