Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    malta o que recomendam placas em betão ou vigas pré fabricadas e tijoleira.
    disseram-me que em tijoleira fica mais barato em termos de qualidade é razoável?
  2.  # 2

    O que o projeto definir.

    Lajes aligeiras são mais económicas e rápidas de executar mas nem sempre são possíveis
  3.  # 3

    numa moradia normal de 3 pisos não é possível?
    o projecto ainda não esta feito mas quando for a fazer queria sugerir ao projectistas fazer em vigas visto que talvez ficasse mais barato, em termos de contra partidas desconheço, mas gostava de saber antes de falar com ele se realmente é uma boa hipótese
  4.  # 4

    Olhe,aqui na minha zona tenho empreiteiros aqui que preferem a laje em betão corrida, do que andar com esses preparos de vigotas, reforços aqui e ali... cofragens e tal...
    Moradias.
    Portanto, deixe o seu eng. trabalhar.
  5.  # 5

    na minha maneira de ver as coisas acho que o eng para se salvaguardar vai sempre optar por lage em betão, isto porque é o que se usa mais actualmente, contudo quem vai pagar a obra sou eu, e gostava um pouco de argumentar com ele!!
    antigamente via-se muitas moradias em vigas pre fabricadas e tijoleira, do que eu tenho acompanhado hj em dia usam mais a lage em betão, não sei se é por moda se é porque os eng gostam de se salvaguardar com algo mais robusto para que o seu projecto tenha mais garantias!
    claro que não quero ficar com uma barraca mas tambem não quero que a obra fique muito cara
  6.  # 6

    Colocado por: bobgasparna minha maneira de ver as coisas acho que o eng para se salvaguardar vai sempre optar por lage em betão, isto porque é o que se usa mais actualmente, contudo quem vai pagar a obra sou eu, e gostava um pouco de argumentar com ele!!
    antigamente via-se muitas moradias em vigas pre fabricadas e tijoleira, do que eu tenho acompanhado hj em dia usam mais a lage em betão, não sei se é por moda se é porque os eng gostam de se salvaguardar com algo mais robusto para que o seu projecto tenha mais garantias!
    claro que não quero ficar com uma barraca mas tambem não quero que a obra fique muito cara


    Isso não funciona assim... quem projecta tem de se salvaguardar em qualquer das soluções, ha termos de responsabilidade, normas e leis a respeitar. deixe o homem trabalhar e não invente.
    • riscos
    • 21 abril 2020 editado

     # 7

    Vai depende um pouco da arquitetura, mas pode sempre sugerir o uso de lajes aligeiradas, depois logo se vê, pode ou não ser mais económico.. E exequível
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    E não invente na arquitectura nem no tamanho da casa se quer uma coisa controlada
  8.  # 9

    Colocado por: bobgaspardo que eu tenho acompanhado hj em dia usam mais a lage em betão, não sei se é por moda se é porque os eng gostam de se salvaguardar com algo mais robusto para que o seu projecto tenha mais garantias!

    O custo depende do material para cofragem que o empreiteiro tenha e do projecto. Para quem não tem bons materiais para cofragem, prefere as lajes aligeiradas, compra uma palete de solho de cofragem, e tá feito. Quem tem bons painéis de cofragem prefere a lage macica, demora menos tempo, e tempo é dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

    Colocado por: bobgasparnuma moradia normal de 3 pisos não é possível?
    não foi isso o que o Ricardo disso.

    disse que nem sempre são possíveis.. depende
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  10.  # 11

    Desculpem la o que eu vou dizer mas li aqui algumas coisas que me deixaram de boca aberta....


    O cliente não tem nada que dizer o que quer na moradia, em termos de estrutura. Quem define o tipo de laje a usar é o projectista, mediante os cálculos que o edifício apresenta, não e a vontade do cliente, por ficar mais barato ou mais caro...
  11.  # 12

    Colocado por: jftlcO cliente não tem nada que dizer o que quer na moradia, em termos de estrutura. Quem define o tipo de laje a usar é o projectista, mediante os cálculos que o edifício apresenta, não e a vontade do cliente, por ficar mais barato ou mais caro...

    Isso é uma afirmação ou uma pergunta?
  12.  # 13

    Colocado por: jftlcDesculpem la o que eu vou dizer mas li aqui algumas coisas que me deixaram de boca aberta....


    O cliente não tem nada que dizer o que quer na moradia, em termos de estrutura. Quem define o tipo de laje a usar é o projectista, mediante os cálculos que o edifício apresenta, não e a vontade do cliente, por ficar mais barato ou mais caro...
    Era o que faltava:) se eu sismar que quero lages maciças é lages maciças que tenho.
    •  
      RRoxx
    • 18 agosto 2020

     # 14

    Se não puser em causa a segurança nem for contra a legislação (e as pagar) está no seu direito.
  13.  # 15

    o problema das lages aligeiradas é correr o risco de ter que levar com uma viga a 40cm da parede, ou no melhor dos cenários quando se consegue coincidir as vigas com a parede, é ter uma parede de 15cm de espessura e em cima terminar com a viga com 25 cm de espessura, fica com a viga a ver-se.

    à uns anos quando as casas eram pequenas conseguia-se conciliar as vigas com as paredes, mas as casas aumentaram de tamanho e com salas de 50m2 não existem milagres, em vez de ter um tecto todo liso para levar os focos, vai levar com uma viga no meio da sala.

    as lages em betão (com blocos perdidos ou maciças) não tem esse problema.

    na minha casa a lage do chão (tenho desvão sanitário) é uma lage aligeirada, o sitio onde tinha que levar as vigas em baixo era irrelevante, mas a do tecto é em betão com blocos perdidos. tenho o tecto da casa sem nenhuma viga à mostra.
  14.  # 16

    Colocado por: pauloagsantoso problema das lages aligeiradas é correr o risco de ter que levar com uma viga a 40cm da parede, ou no melhor dos cenários quando se consegue coincidir as vigas com a parede, é ter uma parede de 15cm de espessura e em cima terminar com a viga com 25 cm de espessura, fica com a viga a ver-se.

    Atão a e vigas rasas... e a vigas invertidas... com lajes aligeiradas!!?.. Eu já nem digo mais nada, vê-se com cada coisa, e constante dos projecto de estabilidade...
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasAtão a e vigas rasas... e a vigas invertidas... com lajes aligeiradas!!?..


    não vá a casa fazer o pino LOL
  16.  # 18

    Colocado por: jftlcO cliente não tem nada que dizer o que quer na moradia,
    porque não? é uma exigência como outra qualquer.. por essa teoria o DO não tem qq opinião sobre a sua futura moradia
 
0.0207 seg. NEW