Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    precisava de remodelar um telhado num prédio em propriedade total.
    Aproveitando a renovação queria tentar levantar em cerca de 1m o mesmo.
    Os empreteiros a quem pedi orçamento alertaram-me para o facto de a obra poder ser embargada.
    Então tentei pensar na alternativa de pedir o licenciamento da remodelação.
    Gostava de saber os valores aproximada dum projecto destes feito por um arquitecto, cerca de 100m2. E como funciona mais ou menos, ou seja, vamos supor que avanço para o projecto mesmo que a camara recuse os arquitectos cobram o serviço na mesma?
    Nunca solitei serviços de arquitectura não sei bem o que esperar...
    Já agora caso avançe sem o projecto:
    Supondo que a camara só repara com o telhado já feito ou que embargam a obra:
    1- Se quiser voltar ao telhado original posso faze-lo ou tenho que esperar que a camara resolva o processo do embargo?
    2- Depois de pronto podem pedir para voltar ao formato original? ou passam a coima? e que valores me podem esperar?
    3- Ambos me disseram que para o telhado se for no mesmo formato não é necessário liçenca da camara é mesmo assim?

    Estou indeciso que rumo tomar, até pode ser que a camara não autorize mas tambem tenho receio que possam embargar a obra..
  2.  # 2

    Colocado por: XPTO2511vamos supor que avanço para o projecto mesmo que a camara recuse os arquitectos cobram o serviço na mesma?


    em principio os arquitectos sabem se a obra é legal ou não. Não estou a ver eles avançarem com um projecto nesses moldes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XPTO2511
  3.  # 3

    1, dificilmente... Vai dar bronca.
    2. Podem mandar repor. Em particular se esse aumento não for passível de legalização.
    3. Formato, forma, feitio, materiais.


    Quer subir 1.00m para quê? Para tornar habitável mais um piso? Outra ilegalidade...

    Isso é onde? Cidade?
    Acha que a fiscalização anda a dormir?
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas1, dificilmente... Vai dar bronca.
    2. Podem mandar repor. Em particular se esse aumento não for passível de legalização.
    3. Formato, forma, feitio, materiais.


    Quer subir 1.00m para quê? Para tornar habitável mais um piso? Outra ilegalidade...

    Isso é onde? Cidade?
    Acha que a fiscalização anda a dormir?


    Sim exacto para tornar habitável.... ilegalide por si só, devia ser a camara recusar a legalização de edificios apenas porque lhe apetece e assim em vez de os proprietários poderem legalizar os edificios, vão assim ficar para o resto da vida... para cobrar impostos não a problema mas para legalizar até chegam a pedir a alguns proprietários para retirar pisos.. e depois os inquilinos que pagam 300e/350e de renda vão pagar 600e no mercado actual? ou é o estado que lhes vai dar casa? acho que não...

    E.. Não, não acho que andem a dormir por isso mesmo é que procuro informar e ver a melhor solução.. se for possivel de fazer de forma legal claro que estou disposto caso não seja procuro soluções, mas como qualquer outra situação podemos pensar na pior das hipoteses...
    Concordam com este comentário: the_king
  5.  # 5

    Você não tem noção de urbanidade....
    Existem índices urbanísticos a respeitar. Não é porque apetece à câmara.

    Legalizar se for possível, se não for é demolir.

    Peça uma reunião no departamento urbanistico da câmara para ver a viabilidade da sua pretensão. Pode também pedir uma consulta a um arquitecto, ou ele que vá consigo à reunião.
    Se houver hipótese de viabilidade, passam para os projectos. Se não for possível. Ficam por aí.
    Concordam com este comentário: XPTO2511, the_king
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XPTO2511
  6.  # 6

    Eu percebo o que diz.. mas temos de ver as coisas como elas são... existem prédios com 50 anos ou mais, se os proprietários os querem legalizar pagando os impostos porque não deixa-los fazer... nenhum no perfeiro juizo vai demolir pisos....
    só acho que as vezes a burocracia é demais (não estou a falar do aumento do telhado).
    De qualquer forma obrigado pela ajuda.. não faço a minima ideia quanto custa um projecto num arquiteco mas vou procurar saber..
  7.  # 7

    Mas você não quer legalizar nada. Quer fazer uma obra ilegal... E depois logo se vê. Foi essa a sua intenção inicial..
    • RMPG
    • 24 abril 2020

     # 8

    Por experiencia propria, numa remodelação que fiz a cerca de 4 anos e transcrevo as palavra do Sr Pedro Barradas-
    Peça uma reunião no departamento urbanistico da câmara para ver a viabilidade da sua pretensão. Pode também pedir uma consulta a um arquitecto, ou ele que vá consigo à reunião.
    Se houver hipótese de viabilidade, passam para os projectos. Se não for possível. Ficam por aí~

    Tenho uma pequena moradia que precisava de remodelação tinha um telhado de duas aguas, e numa construção que tera sido feita posterior a inicial alquem fez a mes apenas com uma agua e a altiuras diferentes, , uma vez quer pretendia alterar a cobertura, fui a camara falei com o arquiteto da mesma e a indicaçºao era de que se fosse para alterar apenas a cobertura mantendo a "traça" da casa, nao precisava de fazer "nada" era avançar com a obra... mas como tinha o objetivo de alterar a volumetria da mesma e passar a altura da dita construção posterior a mesma da casa ou seja fazer uma cobertura de duas aguas em toda a habitação.. fui a um arquiteto que me efetuou um projeto de alteração e pronto, sem quaisquer entraves, tudo legalizado, e obra feita..... nao achei nenhum custo disparatado, na camara gastei se nao estou em erro 60€ em papelada e o projeto foi cerca de 700€ mais coisa menos coisa... Espero ter ajudado
 
0.0144 seg. NEW