Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    No apartamento dos meus pais (que tem cerca de 26 anos), apareceram há um tempo algumas fissuras verticais naquilo que julgo serem as juntas das placas de gesso cartonado das paredes e também algumas microfissuras que se espalham noutras direcções. Estas fissuras maiores surgem nas paredes do corredor, particularmente (mas não só) na parede que confina com o nosso WC e com o da vizinha.

    Acontece que a pior destas fissuras originou também uma espécie de alto mais pronunciado na parte superior junto ao tecto. Julgo que este alto surgiu apenas naquela junta e com a pior fissuração, por ser o encontro com uma parede de alvenaria ou elemento estrutural perpendicular à mesma (que é a parede do WC que faz a divisão do nosso apartamento do da vizinha).

    Estão também a surgir em relevo 'linhas' continuas noutras paredes e no tecto da sala (maior vão) que julgo serão também as juntas a ceder com o tempo.


    A minha questão é como proceder à reparação visto que querem agora mudar a cor das paredes do corredor? Lixar e colocar fita de juntas, ou apenas lixar e betumar? Outra solução?


    Agradeço desde já a atenção!

    P.S. Julgava ter fotos tiradas ontem no tlm. mas saíram muito desfocadas, pelo que de momento não tenho nada.
  2.  # 2

    tem fotos?
  3.  # 3

    Colocado por: HUGOMOPLixar e colocar fita de juntas,
    pela descrição feita, seria este o procedimento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemostem fotos?
      EAB3E253-C634-4CE5-9DD6-5B2CDD0DBAB3.JPG
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021Sempre pensei que o gesso cartonado não fissurava ( pelo menos é o que se consta aqui pelo fórum ) afinal de contas também fissura..
    hahaha, a parte cartonada nao mas se a obra mexer muito ou houver outro problema a junta é o elo mais fraco...
  6.  # 6

    Colocado por: HUGOMOP
      EAB3E253-C634-4CE5-9DD6-5B2CDD0DBAB3.JPG
    vou ser sincero.. nunca vi uma situação tao grave... antes de arranjar o gesso eu tentava perceber o porquê de isso acontecer ... foi má montagem das placas?, falata de fitas ou massa nas juntas? ou a casa mexeu de tal forma que quer rebentar com tudo?

    que tipo de construção tem a casa?
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemostem fotos?


    Colocado por: antonylemosvou ser sincero.. nunca vi uma situação tao grave... antes de arranjar o gesso eu tentava perceber o porquê de isso acontecer ... foi má montagem das placas?, falata de fitas ou massa nas juntas? ou a casa mexeu de tal forma que quer rebentar com tudo?

    que tipo de construção tem a casa?


    Honestamente, eu suspeito que não têm fita. Não lhe sei dizer ao certo, mas foi um empreendimento da Pimenta & Rendeiro em Massamá, feito em 1994. A estrutura será em betão armado e as paredes exteriores e de caixa de escadas (que são mais espessas) serão em parte de alvenaria (de tijolo, imagino) e outra parte em gesso cartonado ( digo isto porque as paredes exteriores têm cerca de 25-30cm de espessura mas pelo interior são ocas, revestidas a placas de gesso, pelo que nem sei se são paredes duplas (mas quero acreditar que sim). Todas as paredes interiores são em gesso cartonado.

    A pior das fissuras, na parte de cima das imagens, julgo que surgiu no encontro com uma parede divisória entre fogos que deve ser em alvenaria. Poderá ser humidade visto que é a parede da banheira tanto nossa como do vizinho, ou má execução das ligações (naquela zona quando bato não oiço o tradicional 'oco' do gesso, parece que estou a bater numa parede de alvenaria ou num pilar, pelo que acredito que naquela zona as placas nem devem estar fixas em perfis mas sim directamente na parede ou pilar).
    Contudo, as fissuras são relativamente recentes, começaram a surgir talvez há uns 4-5 anos. Julguei que fosse uma cedência normal das juntas ao longo de 20 e poucos anos de existência.... Contudo, não colocaria as mãos no fogo quanto à qualidade da execução, mas volto a referir que durante largos anos nunca foram alvo de nenhuma patologia significativa. Pecou sempre apenas ao nível térmico (potencialmente devido a mau isolamento, orientação e exposição solar e caixilharias pouco eficientes).
  8.  # 8

    Colocado por: HUGOMOPHonestamente, eu suspeito que não têm fita
    é escavar uma das juntas afetadas e verificar..

    honestamente, não é fácil (ou talvez possível) saber a razão à distância sem desmontar um pedaço do pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosé escavar uma das juntas afetadas e verificar..

    honestamente, não é fácil (ou talvez possível) saber a razão à distância sem desmontar um pedaço do pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HUGOMOP


    Editei o comentário enquanto me escreveu esta resposta, pelo que poderá não ter visto o que acrescentei...

    Tentarei fazer isso e ver o que se esconde numa ou duas destas juntas! Obrigado!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    o pladur é facilmente remendável por isso não haverá stress em abrires um quadrado para verificar, o até mesmo corrigir a falta de fita se for esse o caso..

    boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  11.  # 11

    Bom dia,

    Já agora aproveito este tópico para questionar se me sabem dizer o que pode ter causado isto que mostra nas fotos:
    Uma de longe para perceberem onde é e depois aproximando.

    Cmpts
      IMG-1954.JPG
      foto1.PNG
 
0.0155 seg. NEW