Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Já tinha mencionado este problema numa discussão previa sobre a manilha de esgotos rota que tenho na marquise da cozinha e julgo estar a ser pelo menos parte da causa deste problema, mas não tinha colocado fotografias.

    A questão é a seguinte: trata-se de um edifício de 1957, há três anos levou algumas reparações (mais ao nivel estético) e foi pintado com tinta anti-fungos. Nessa altura estava desabitado há pelo menos uma década e não apresentava quaisquer vestígios de infiltrações, bolores ou fortes humidades. Apenas tinha já aparente um furo na manilha de esgotos que pingava para a marquise e que foi 'remendado' voltando entretanto a abrir. Durante dois anos não existiu qualquer problema, contudo desde há um ano que começaram a surgir bolores no canto do WC (que confina com o quarto) e que reapareciam rapidamente, depois de limpos. Estes bolores foram progressivamente alastrando e começou a surgir humidade no canto do quarto que foi também piorando progressivamente (de referir que a parede por baixo da janela do quarto também tem alguns pontos de humidade que pioraram e onde começaram a surgir escorrimentos de condensação mas esta é uma parede simples, ao contrário do canto que confina com a WC que para o lado exterior é parede dupla.

    Entretanto, começou a aparecer uma fissura pequena no tecto por cima da sanita (que durante muitos meses não passou disso). Mas, de repente (espaço de talvez umas duas semanas) surgiu uma mancha no tecto (onde nunca tinha aparecido nada, apesar dos bolores na parede) e depressa essa mancha se cobriu de pintas de bolor negro. Nunca tinha tido em dois anos cá, problemas de humidade, roupa com cheiro a mofo, etc. Agora, qualquer peça de roupa, ou calçado ou até mesmo bugigangas que estejam em caixas ou gavetas dentro do quarto e das quais não faça uso constante, ficam cheias de manchas e com um cheiro MUITO intenso a humidade.

    Será isto uma combinação de infiltração pela coluna de esgoto que se encontra no canto da marquise que confina com estas zonas, reboco esfarelado na fachada na mesma zona? Contudo, isso não parece explicar porque é que o tecto nunca teve nenhum problema até muito recentemente e que surgiu subitamente. Será que esta parte da humidade terá surgido de alguma fuga nos canos ou esgotos do vizinho? Será possível que o grosso do problema seja fuga das canalizações do vizinho e que tenha começado por afectar as paredes antes do tecto (suspeito que poderá estar a ser transmitida humidade por um pilar localizado naquele canto)?

    Refiro que abro sempre as janelas, mesmo no inverno e faço correntes de ar e tenho um desumidificador ligado quase todo o dia. Acredito que nesta altura, e para a roupa ficar como fica o ar deve já estar saturado.

    Devo contactar o meu seguro?


    Agradeço todas as opiniões!
      5B8C842E-B8AF-45E0-8E3E-DA32274C64A7.JPG
      8F636A7E-86CC-4633-AE18-C47E30A4BBA6.JPG
  2.  # 2

    ?
  3.  # 3

    Já estão todos fartos de infiltrações ;)
  4.  # 4

    Tem de tirar fotos por fora nessas zonas de humidade. Vai ver que lhe dão as origens.
  5.  # 5

    Colocado por: SirruperTem de tirar fotos por fora nessas zonas de humidade. Vai ver que lhe dão as origens.
  6.  # 6

    Colocado por: SirruperTem de tirar fotos por fora nessas zonas de humidade. Vai ver que lhe dão as origens.


    Anexo fotos do exterior da parede do quarto e do WC (que é a prumada de esgotos na marquise). Adicionei também um pequeno croqui em planta para situar os espaços...
      5EA66D77-4E03-44C6-8A84-1F1BB3EAF500.JPG
  7.  # 7

    Entretanto, decidi furar o reboco na zona das duas manchas redondas para ver se existia algo embutido na parede que estivesse a causar as manchas circulares. Deparei-me com cheiro a terra húmida e reboco ensopado como a areia da praia quando passa o mar, na mancha mais próxima do canto. Na mancha mais próxima da janela, reboco húmido mas menos do que no outro buraco, e dentro da parede encontrava-se um pedaço de madeira molhada que percorria quase a totalidade da espessura da parede (seria esta madeira uma espécie de 'bucha' para se fixar um elemento na parede?).

    De referir que estes dois furos estão alinhados e têm cerca de 30cm de afastamento entre eles e estão a uma altura do chão de pelo menos 1m. Não sou perito, sei que a fachada se encontra bastante degradada e descascada e acredito que isso contribua para a infiltração. Contudo, não se me afigura que, com pelo menos 10cm de caixa de ar, o estado da fachada seja o singular responsável pela quantidade de água que se encontra retida no reboco no interior da parede (mas posso estar errado)...
      F7A306DA-E19F-4F7E-BCCA-8E9248F6AA99.JPG
  8.  # 8

    Esse tubo que se ve saliente é de esgoto ou de queda de aguas pluviais? Tem ai uma grande infiltracao. Tem de falar com o condominio para acionarem o seguro.
    Isso é um tubo considerado comum.
    Mas eu nao sou canalizador. Pode ser que venha mais alguem dar opinioes.
 
0.0137 seg. NEW