Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: eu
    Sim, claro, mas estávamos apenas a trocar uns palpites gerais.


    Você estava a falar na sua casa, isso não são palpites gerais.
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 22

    Colocado por: pc ferreiraVocê estava a falar na sua casa, isso não são palpites gerais.

    As questões de humidade absoluta versus humidade relativa e a sua relação com a temperatura são gerais

    É física.
  2.  # 23

    Colocado por: eu
    As questões de humidade absoluta versus humidade relativa e a sua relação com a temperatura são gerais

    É física.


    Tem razão, no exterior não há condensação. O melhor é mesmo arrefecer as casas.
    • eu
    • 26 abril 2020

     # 24

    Colocado por: pc ferreiraTem razão, no exterior não há condensação. O melhor é mesmo arrefecer as casas.


    Arrefecer temporariamente, enquanto se ventila. Não é preciso deixar as janelas abertas todo o dia.

    Ainda não percebi o que propõe para quem não tem VMC. Nunca ventilar a casa quando está frio? É isso?
  3.  # 25

    Colocado por: eu

    Arrefecer temporariamente, enquanto se ventila. Não é preciso deixar as janelas abertas todo o dia.

    Ainda não percebi o que propõe para quem não tem VMC. Nunca ventilar a casa quando está frio? É isso?


    Isolar termicamente e aplicar barreiras ao vapor. Por si só é suficiente.
  4.  # 26

    O aquecimento faz separar as moléculas do ar permitindo assim a humidade ficar entre elas - quando baixa a temperatura a humidade (vapor) fica em agua (liquido) e escorre pelas zonas mais frias.
    A água está lá sempre ou em estado liquido ou em estado de vapor.
    Numa zona húmida desumidificar vai sempre diminuir a possibilidade de condensação, com ou sem isolamento, com ou sem ventilação.
    Agora que há casas em que nunca usam desumidificador e abrem janelas e não têm condensação, há. Mas também há as que renovam o ar apenas o necessário e usam desumidificador e têm humidades de condensação.
    Entre a teoria e a prática vai um fosso difícil de entender.
  5.  # 27

    Colocado por: pc ferreira

    Isolar termicamente e aplicar barreiras ao vapor. Por si só é suficiente.

    Se não viver ninguém dentro de casa até é possível.
  6.  # 28

    Colocado por: alexp
    Se não viver ninguém dentro de casa até é possível.


    Diga-me uma coisa: (tirando esta fase de confinamento social) estão as pessoas sempre en casa?
  7.  # 29

    Colocado por: v3mObrigado pelo seu comentário.
    Abrir as janelas já o faço durante o dia, o problema é durante a noite onde se acumula essa condensação.
    Como é um quarto onde dormimos, está fora de questão abrir as janelas, por motivos óbvios. Mesmo que mantenha aberta durante o dia, não é suficiente para secar.

    Que opções de isolamento posso adotar, sem gastar uma fortuna?

    Revestir de cortiça poderia ser uma opção?
    Também queria algo que ficasse minimamente estético.

    Desde já muito obrigado


    Não esquecer que o user diz que já abre as janelas...
  8.  # 30

    Uma casa habitada sem ser ventilada vai sofrer do "sick building syndrome".

    Falando deste caso a primeira coisa a fazer é um diagnóstico correcto, e para isso tem de medir a humidade e temperaturas que tem. Sabendo isso poderá definir as possíveis soluções.
  9.  # 31

    Colocado por: alexpUma casa habitada sem ser ventilada vai sofrer do "sick building syndrome".

    Falando deste caso a primeira coisa a fazer é um diagnóstico correcto, e para isso tem de medir a humidade e temperaturas que tem. Sabendo isso poderá definir as possíveis soluções.


    Já ouviu falar em barramentos tixotropicos?

    Laminas de compensação da pressão do vapor?

    Neste caso o user tem uma “ponte termica “ na zona do pilar.

    Fácil de resover, não?
    • alexp
    • 26 abril 2020 editado

     # 32

    Colocado por: euAinda não percebi o que propõe para quem não tem VMC. Nunca ventilar a casa quando está frio? É isso?


    Colocado por: pc ferreira
    Isolar termicamente e aplicar barreiras ao vapor. Por si só é suficiente.

    Esta afirmação, para mim, não está correcta. Mas felizmente estamos numa democracia, há lugar para opiniões diferentes.
  10.  # 33

    Eu acho q ventilar nunca é mau, mesmo quando está frio e chuva. A deslocação de ar acaba sempre por levar agarrada alguma humidade.

    Basta ver que nesses dias a roupa também seca se tiver passagem de ar corrente.
 
0.0198 seg. NEW