Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Antes de mais agradecer a ajuda que este fórum vai dando nos desafios do dia a dia.

    Aproveitei o sótão desabitado para construir um estúdio/sala de ensaios. O acesso deste, era feito apenas pelo lado exterior (escadas).

    Como a comodidade não era muita decidi iniciar o projeto das escadas interiores. É aqui que começa a dor de cabeça.

    A divisão onde vou fazer abertura tem as medidas 3.24m x 3.14m ( retangular) .Trata se de uma construção antiga em que eram construídas as paredes interiores e depois a laje apoiada em cima.

    As vigas não estão no sentido de maior facilidade ao projeto. Terei de cortar duas das vigas para uma abertura de 1,5 m

    Trata se de uma laje aligeirada com malha sol, espessura 20 cm, abobadilha de 47.

    Gostava de pedir a vossa opinião de qual é o reforço a fazer.
    Já me foi falado em vigas metálicas a suster o teto apoiadas nas duas paredes, contudo queria evitar esta solução para evitar tetos falsos na divisão.
    A solução que mais me agradava era o reforço através de uma viga de betão estrivada.
    Deixo foto da abertura
      USER_SCOPED_TEMP_DATA_orca-image--976316638.jpeg
  2.  # 2

    A primeira hipótese consiste em fazer uma viga estrivada 20x20 cm com esta forma.

    Um apoio era feito em cima da parede, apanhava as duas vigas, e apoiava na viga que não era cortada.
    Poderia apoiar numa ou duas vigas de forma a distribuir o peso
      USER_SCOPED_TEMP_DATA_orca-image-1591377428.jpeg
  3.  # 3

    A segunda hipótese seria colocar o primeiro apoio na parede novamente e o segundo apoio seria no lintel.

    A viga que não sofrerá corte seria encastrada dentro da viga estrivada.
    Ficaria uma viga em forma de U.

    Peço a vossa opinião
    Se nenhuma das hipóteses for valida que deixem as vossas opiniões.
    Deixo também uma foto com esboço das paredes do andar de baixo ( a divisão é retangular).
    Foi a foto possível 😂

    Desculpem este testamento todo
      USER_SCOPED_TEMP_DATA_orca-image-424557596.jpeg
      USER_SCOPED_TEMP_DATA_orca-image--1949385783.jpeg
  4.  # 4

    Malta se puderem dar uma ajuda agradecia
  5.  # 5

    Faz o reforço com as próprias escadas fechando em parede com pilares
  6.  # 6

    Obrigado pela ajuda Ricardo.
    Realmente também é uma hipótese que tenho em mente.
    A primeira ideia seria colocar escadas de madeira, com esta solução faria sentido uma escadas em cimento. A divisão onde vou fazer as escadas era um quarto, não pretendia algo muito grande.
  7.  # 7

    Ou metálicas


    Mais leve e mais fácil
    Concordam com este comentário: jpalvesdecarvalho, fernandoFerreira
  8.  # 8

    Executar umas escadas no sistema do LSF por exemplo
    Concordam com este comentário: jpalvesdecarvalho
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro_MoreiraExecutar umas escadas no sistema do LSF por exemplo
    Concordam com este comentário:jpalvesdecarvalho


    A minha questão vai mais para o tipo de reforço fazer na laje
  10.  # 10

    Viga perimetral com pilares a descarregar em baixo.

    Ou viga de fora a fora a segurar essas vigotas.
 
0.0123 seg. NEW