Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, espero que estejam todos bem e com muita saúde :)

    Sou novo cá no forum e não posso deixar de expressar o meu agrado com a qualidade do mesmo ...

    Adquiri um T2 em planta, encontra-se de momento em construção e tenho tido bastantes dúvidas ao longo do processo. O construtor inclui paineis solares de 200Litros, porém não creio que seja suficiente para aquecer a água todo o ano, já vi várias soluções desde bombas de calor, resistências eletricas no painel e por fim gás, a última foi a que na minha cabeça fez mais sentido. Ou seja, colocar os paineis e depois um esquentador a gás para que no caso de esgotar a agua quente do painel enquanto este volta a encher e aquecer, nos momentos em que eventualmente precise de agua quente o esquentador fornece no imediato usando gás.

    Dito isto gostava de ouvir as vossas opiniões e sugestões :)

    Um bem haja a todos e muito obrigado ...
  2.  # 2

    200 litros pra um apartamento T2 chega e sobeja. Em alturas em que o sol não é suficiente há as resistências. Experiência de quem tem uma moradia com T4, R/C e 1.º piso, com painel solar pra aquecimento da água. No verão nunca ligamos a resistência, no Inverno sim.
  3.  # 3

    Colocado por: desofiapedro200 litros pra um apartamento T2 chega e sobeja. Em alturas em que o sol não é suficiente há as resistências. Experiência de quem tem uma moradia com T4, R/C e 1.º piso, com painel solar pra aquecimento da água. No verão nunca ligamos a resistência, no Inverno sim.


    A minha dúvida quanto ás resistências é apenas o consumo, estamos a falar de valores altos suponho pq em grande parte das opiniões que fui recolhendo quase todas são uniformes quanto a considerar as resistencias uma solução não tão viável. Mas eu não percebo mesmo nada disto :)

    Outra coisa, se o reservatório ficar sem agua, ou seja esgotar toda a água aquecida existente as resistencias aquecem na mesma? (nem sei se isto acontece ou se ele vai enchendo gradualmente á medida que vai gastando)
  4.  # 4

    Colocado por: EduuM

    Outra coisa, se o reservatório ficar sem agua, ou seja esgotar toda a água aquecida existente as resistencias aquecem na mesma? (nem sei se isto acontece ou se ele vai enchendo gradualmente á medida que vai gastando)


    Eu acabei de fazer um mega Facepalm. Mas pronto, o Edu já disse que não percebe mesmo nada disto, portanto vou guardar o facepalm, pq quem não sabe, não sabe, e procura saber e é o que o Edu está a fazer.

    Edu, do parco conhecimento que tenho de Paineis Solares em geral (a minha area é a eng informatica), sei que muitas vezes o painel solar tem entrada e saida de agua por um tambor de água, isto falando do que tenho em casa. Tenho uma placa grande e um tambor cromado ao lado dele... a agua entra pra dentro da placa pelo tambor e sai tbm da placa pra dentro do tambor, penso ser este o fluxo. Portanto em situações de bom tempo a água passa pela placa e sai a ferver e vai pra dentro do tambor e por sua vez sai nas torneiras, sendo que isto é um fluxo em que água fica sempre em carga, ou seja, o reservatório NUNCA fica sem água, se ficar tem um furo e é grave lol quando a placa do painel não apanha sol e consequentemente não aquece a água, é necessário que esse tambor tenha uma resistência eletrica dentro dele que possa ser ligada pra aquecer a água que ele tem lá dentro. Aqui já entra o funcionamento normal de um termoacumulador! Enquanto as torneiras estão fechadas a água que ta dentro do termo fica quente. Quando se abre a água vai entrando dentro do termo água fria, e isto é um ciclo. Quanto mais capacidade tiver o termo, mais quantidade de água quente este vai conseguir debitar, mas há um limite, e se a água estiver mt tempo aberta, mesmo com a resistencia ligada eventualmente a velocidade com que a agua fria entra é maior do que a velocidade com que o termo aquece a água....

    Fiz-me entender??

    Quanto a meter um esquentador, na minha opinião mais uma vez, não faz sentido. Você vai ter um reservatório de água, ao que parece de 200litros, que já é alguma fruta, que de certeza que vai ter resistências que você vai poder ligar/desligar a seu gosto.
 
0.0094 seg. NEW