Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ig8no 3D o que não percebo é porque colocaram aquelas árvores em frente aos quartos, uma vez que lhes vai retirar luz solar.

Trata-se de fazer o controlo do aquecimento/arrefecimento por meios naturais. Arvoares de folha caduca.
    Uma solução que em teoria funciona muito bem.
    Na prática ...
    • ig8
    • 25 abril 2020

# 42

Colocado por: zedasilva
    Trata-se de fazer o controlo do aquecimento/arrefecimento por meios naturais. Arvoares de folha caduca.
    Uma solução que em teoria funciona muito bem.
    Na prática ...

A julgar pelo 3D eu diria que estão demasiado próximas das janelas, retirando assim visibilidade e luminosidade aos quartos...
    Mas é apenas opinião pessoal, e de quem não percebe dessas coisas "mais técnicas"
  2.  # 43

Colocado por: ig8A julgar pelo 3D eu diria que estão demasiado próximas das janelas, retirando assim visibilidade e luminosidade aos quartos...

Esse é apenas um dos problemas desta solução.
    Em teoria há muitas coisas interessantes, na prática e quando temos orçamentos limitados devemos ser muito selectivos nas soluções.
    Os bons técnicos não são aqueles que fazem projectos excepcionais com soluções inovadoras.
    Os bons técnicos são aqueles que conseguem fazer projetos excepcionais com os orçamentos dos clientes
  3.  # 44

Colocado por: JP PassosRelativamente à cobertura, o próprio arquitecto refere que essa casa funciona tanto com cobertura plana como com telhado tradicional!

do ponto de vista dele sim, mas depois o eng que descubra como fazer a estutura sem aparecer pilares no meio da casa. acredito que ele enconte uma forma, mas não será a mais barata para a sua carteira.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 45

Esse arquitecto é um bom vendedor de sonhos. Primeiro, coloca um carro de topo no render, como se estivesse a desenhar uma casa para um cliente com esse nível financeiro, segundo, cobertura ajardinada, isso para casas onde o orçamento não é uma contingência.

Depois faz-me muita confusão, pensa em cobertura ajardinada mas depois não quer escorridos nas paredes. Isso é o mesmo que pensar que ter um cão em casa é como ter um boneco de peluche. Manutenção, muita manutenção, tire lá essa ideia da cabeça.
  5.  # 46

Colocado por: fernandolUns comentários/sugestões:
    -A garagem não tem largura para dois carros
    -A porta da cozinha deve abrir para o outro lado
    -O escritório vai ficar efetivamente na sala?
    -O hall não me parece mt bem conseguido
    Felicidades para a sua obra que corra tudo bem abr

Sim, a ideia é ter um home office pequeno na sala de estar!

Porque diz que o Hall não é bem conseguido!
  6.  # 47

A manter esses alçados terá de considerar uma cobertura plana e não com telhado.
    De resto a casa tem áreas contidas, mas a nível de funcionalidade acho que poderia melhorar. Toda aquela zona de cozinha, despensa, hall de entrada e Wc comum deve ser redesenhada, não me parece que funcione bem assim.
    Não sei se o escritório funciona bem na sala, tentar ter uma divisão à parte, e reparei que tem uma parede enorme a poente na sala sem janelas. A vista não lhe agrada, tem casas à frente? poderia daí obter alguma luminosidade ao final da tarde.

Quanto ao orçamento, e com alguma contenção (ignorando a cobertura ajardinada como é obvio), talvez consiga fazer a casa com 180k iva incluido, mas tem de abdicar de algumas coisas (ex. chão radiante, vmc,etc...)
  7.  # 48

Colocado por: mfa17Jp Passos, um conselho, o seu arquitecto já mostrou que se está a c#gar um bocadinho para uma coisa muito importante, o seu orçamento! Muito cuidado, não se acredite no milagre de conseguir construir essa casa por 150k. Está na altura certa para ajustar o projecto ao seu orçamento, mas precisa que o arquitecto faça o trabalho dele nesse sentido. Boa sorte

A solução da cobertura ajardinada foi para ir de encontro a uma das prioridades minha que é o conforto térmico!

Acredito que fique mais caro e fora do orçamento! Mas volto a dizer que a questão do orçamento é essencial!

E para mim esteticamente não gosto muito! Por isso já pedi ao arquiteto para elaborar um estudo com telhado tradicional!
  8.  # 49

Colocado por: zedasilva
    Esse é apenas um dos problemas desta solução.
    Em teoria há muitas coisas interessantes, na prática e quando temos orçamentos limitados devemos ser muito selectivos nas soluções.
    Os bons técnicos não são aqueles que fazem projectos excepcionais com soluções inovadoras.
    Os bons técnicos são aqueles que conseguem fazer projetos excepcionais com os orçamentos dos clientes

Qual será uma boa solução para ter quartos virados a poente e diminuir a incidência solar no verão sem essas árvores de folha caduca??
  9.  # 50

Colocado por: JP PassosQual será uma boa solução para ter quartos virados a poente e diminuir a incidência solar no verão sem essas árvores de folha caduca??

estores, pala, brisa solares

Nesta altura do campeonato já foi tudo inventado. Uns estores resolvem esse problema numa casa normal.

o problema e que agora é moda fazer casas modernas com vãos e enormes e para isso os estores já não funcionam, tem que ir para outras soluções como umas palas ou umas brisas solares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JP Passos
  10.  # 51

quer-me parecer que uma simples pala chega tem sombra no verão e sol directo a incidir sobre os vão no inverno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JP Passos
  11.  # 52

Colocado por: mfa17quer-me parecer que uma simples pala chega tem sombra no verão e sol directo a incidir sobre os vão no inverno
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JP Passos

a pala feita pelo alpendre não chegará?
  12.  # 53

Colocado por: JoelM
    os estores não funciona mas é porque termicamente são uma valente porcaria (as caixas), não a ver se é moderno ou contemporâneo!

Está é boa!

Pode dizer que muitas vezes esta solução tem esse problema, mas daí a generalizar! Mas também compreendo que uma boa solução, brisas solares por exemplo, não estão no alcance de muitos orçamentos, muitos menos estes que já estão rapados quando nascem.
  13.  # 54

Imatos

os pes rapados não constroem casas
    depois não tem a ver com custos mas SIM prioridades e uma certa cultura que não vale a pena estar agora a esmiuçar.
  14.  # 55

Peço desculpa, não tive por objectivo ofender, o que eu disse é que para o orçamento objectivo que foi apresentado, este é daqueles itens proibidos, senão acha, pegue no mapa de vãos e procure um orçamento para brisas solares, depois vai perceber o que quero dizer.

Cada um deve ter o projeto e a casa na medida do seu orçamento disponível, a maior parte das contribuições do fórum vão nesse sentido.
  15.  # 56

Imatos

prioridades
    repare que ainda á uns anos atras a grande maioria nem sequer pensava em pisos radiantes, Etics etc, etc...
    e sim realmente é muito mais em conta o empreiteiro "corrente" lá da zona meter umas caixas de estores de três tostões e uns estores dito térmicos e tá a andar.
    pena é o rol de patologias futuras, o desconforto das divisões, a escuridão, os gastos em aquecimento, etc.….
  16.  # 57

Colocado por: marco1prioridades
    repare que ainda á uns anos atras a grande maioria nem sequer pensava em pisos radiantes, Etics etc, etc...
    e sim realmente é muito mais em conta o empreiteiro "corrente" lá da zona meter umas caixas de estores de três tostões e uns estores dito térmicos e tá a andar.
    pena é o rol de patologias futuras, o desconforto das divisões, a escuridão, os gastos em aquecimento, etc.….

prioridades e carteiras.

Levando para um extremo, um pé rapado não pode construir uma casa nova com certificação energética menor que B-, mas como não consegue construir a 1000 o m2, pq é um pé rapado, vai ter que alugar uma casa com certificação energética E ou F. Ok, não pode construir uma barraca para ele, mas pode ir viver para uma barraca de outro.

refere tb que construir casa não é para um pé rapado.

os meus avós foram agricultores os dois, não agricultores de terem terrenos, mas agricultores de trabalharem para quem tinha terrenos, os dois construiram casa sem emprestimo bancário. o meu pai, trabalhou nas obras, construiu tb casa, mas já com emprestimo bancário. Eu formado com curso superior tb estou a construir, aos 40 anos, quando consegui estabelizar a vida, mas por este andar tenho que colocar os meus filhos na politica para eles conseguirem construir a casa deles.

neste momento construir uma casa é um privilégio que a classe média já começa a ter dificuldades em concretizar, não devia de ser assim
    •  
      marco1
    • 26 abril 2020 editado

# 58

Paulo

qualquer comparação com algo de á 30 / 40 anos atras, não é valida hoje dia
    e insisto, prioridades…..e quem executa não estar para ai virado.
    já reparou que quando um produto é bastante usado acaba por o seu custo baixar.
    o pessoal vem aqui a sonhar com as casas que vê na net e depois quando vai a fazer acaba é por fazer cópias mal p... e com incorporações de pormenores mal feitas e de "estilo" duvidoso, e ainda a "racionalmente" meter a tal janela corriqueira com o seu estore de rolo e laminas térmicas nas ditas casas modernas.
    compreendo o peso dos € mas a razão não é só essa, reconheça, pois muito euro é gasto levianamente em muitas casas.
  17.  # 59

Colocado por: marco1e com incorporações de pormenores mal feitas e de "estilo" duvidoso, e ainda a "racionalmente" meter a tal janela corriqueira com o seu estore de rolo e laminas térmicas nas ditas casas modernas
    Devo admitir que esteticamente os estores é das coisas mais feias que as casas têm. Mas se pensarmos na sua função, a verdade é que encontrar um substituto com o mesmo balanço de custo/benefício não é efectivamente fácil de encontrar, daí que por vezes se vejam essas casas modernas com os estores do rolo como diz.

Cabe às alternativas tornarem-se mais apelativas para o consumidor, mesmo para o consumidor que não pode fazer uma casa de revista, e queira apenas uma casa modesta onde possa morar com algum conforto.
    O que me intriga em grande parte das casas que vemos no ArchDaily por exemplo é que vemos vãos enormes, lindíssimos, e raramente têm aplicada alguma solução para controlo da luminosidade/ luz solar além dos elementos de sombreamento.
  18.  # 60

HALL
    cada um tem as suas prioridades e gostos, aceito perfeitamente isso.
    no entanto para mim no caso de não ter verba preferia meter umas simples portadas pelo exterior ou mesmo pelo interior.
    e admita que em grande percentagem certas estéticas prevalecem mais do que pelo custo mas sim por… digamos…. gosto, coisa entranhada….etc....

0.0298 seg. NEW