Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Vou iniciar construção de moradia que terá PRH (só aquecimento) e bomba de calor que servirá também para AQS.
    Há alguma vantagem adicional na instalação de rede de gás?
  2.  # 2

    Se não tenciona ter nenhum equipamento a gás não, não tem. Mas usualmente a Câmara obriga pelo menos a uma pré-instalação. Não foi elaborado projeto de gás?

    Se tiver gás natural na rua pode equacionar ligar o PRH a uma caldeira de condensação, que lhe fica bem mais barata que a bomba de calor. Depois para AQS pode colocar uma bomba de calor mais pequena.

    Tudo isto deve ser analisado pelos seus projetistas.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Sim está prevista a instalação.
    Mas não sei se a rua está servida de rede de GN. Há algum local onde se possa consultar isso? Estive a procurar mas não encontrei...
  4.  # 4

    Depende da localização, mas se for a portgas a gerir a rede pode consultar aqui: https://sig.portgas.pt/publico
  5.  # 5

    Obrigado... pois... dos quatro lados do quarteirão, composto por 10 lotes, a única rua lado que não tem a rede é a minha :/
  6.  # 6

    Colocado por: PingpongObrigado... pois... dos quatro lados do quarteirão, composto por 10 lotes, a única rua lado que não tem a rede é a minha :/
      92A294A3-8DC7-48FA-A4CA-576658D125B2.jpeg


    Olhe a sua privacidade, edite esse post
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pingpong
  7.  # 7

    Coloque a pré instalação, nunca sabe o dia de amanhã e se já tem a rede aí perto...

    Neste momento são "trocos".

    Se vai colocar BC, deixe o piso preparado para arrefecimento, essa é a grande vantagem de ter prh com BC
  8.  # 8

    Colocado por: manelvcColoque a pré instalação, nunca sabe o dia de amanhã e se já tem a rede aí perto...

    Neste momento são "trocos".

    Se vai colocar BC, deixe o piso preparado para arrefecimento, essa é a grande vantagem de ter prh com BC


    Era a minha ideia inicial, mas o técnico disse-me o seguinte: se quer uma bomba reversível então convém ter outra bomba mais pequena com termoacumulador para lidar com as AQS. Ou seja, segundo ele, ter apenas uma BC reversível para PRH e AQS não é muito eficiente especialmente quando (i) a BC estiver em modo arrefecimento e tiver de usar AQS (tem de esvaziar o circuito, etc..., e (ii) quando tiver de usar a BC apenas para AQS o consumo é demasiado elevado para tão pouca coisa.

    por isso é que pondero fazer apenas PRH para aquecimento pois tb, pelo que leio e ouço, o PRH para arrefecimento não funciona muito bem. A acrescer a isto o facto da BC reversível ser mais cara e ainda precisar de BC com termoacum. para AQS...

    se o PRH for apenas para aquecimento posso usar a mesma BC para PRH e AQS - fica mais barato e previno o problema que refiro em (i) acima.

    o que acha?
  9.  # 9

    Acho que tem que clicar ali em cima onde diz pesquisar e colocar "prh arrefecimento" e perder um dia ou dois a ler.

    Por exemplo: https://forumdacasa.com/discussion/68996/1/bomba-de-calor-para-prh-e-aqs/
  10.  # 10

    Colocado por: Pingpong

    Era a minha ideia inicial, mas o técnico disse-me o seguinte: se quer uma bomba reversível então convém ter outra bomba mais pequena com termoacumulador para lidar com as AQS. Ou seja, segundo ele, ter apenas uma BC reversível para PRH e AQS não é muito eficiente especialmente quando (i) a BC estiver em modo arrefecimento e tiver de usar AQS (tem de esvaziar o circuito, etc..., e (ii) quando tiver de usar a BC apenas para AQS o consumo é demasiado elevado para tão pouca coisa.

    por isso é que pondero fazer apenas PRH para aquecimento pois tb, pelo que leio e ouço, o PRH para arrefecimento não funciona muito bem. A acrescer a isto o facto da BC reversível ser mais cara e ainda precisar de BC com termoacum. para AQS...

    se o PRH for apenas para aquecimento posso usar a mesma BC para PRH e AQS - fica mais barato e previno o problema que refiro em (i) acima.

    o que acha?

    Arranje outro instalador. Esse nao percebe um boi de BC. Tambem lhe disse que a BC tem de ser trifasica ?
  11.  # 11

    Colocado por: Pingpong(tem de esvaziar o circuito, etc..., e (ii) quando tiver de usar a BC apenas para AQS o consumo é demasiado elevado para tão pouca coisa.


    Colocado por: Pingpongpelo que leio e ouço, o PRH para arrefecimento não funciona muito bem. A acrescer a isto o facto da BC reversível ser mais cara e ainda precisar de BC com termoacum. para AQS...

    etc, etc,

    a serio?!?!
    fale com instaladores e não com sapateiros.
  12.  # 12

    Colocado por: callinas
    Arranje outro instalador. Esse nao percebe um boi de BC. Tambem lhe disse que a BC tem de ser trifasica ?


    Disso não me falou.
    Mas então acha q é suficiente uma instalação de BC reversível que sirva tanto o PRH como as AQS?
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealves


    etc, etc,

    a serio?!?!
    fale com instaladores e não com sapateiros.


    Até há dois anos era essa a opinião de “supostos aplicadores” e “técnicos” neste forum, por isso não é de estranhar.
  14.  # 14

    Mas então acha q é adequada a instalação de BC reversível que sirva tanto o PRH como as AQS?
    • SrR
    • 26 abril 2020

     # 15

    Sim
  15.  # 16

    Colocado por: Pingpong

    Disso não me falou.
    Mas então acha q é suficiente uma instalação de BC reversível que sirva tanto o PRH como as AQS?
    se calhar ando enganado, pois as ultimas 80 que instalei fazem aquecimento, arrefecimento e AQS com ou sem solar associado.
      012.jpg
      2017-12-10 18.33.13.jpg
      2018-03-09 19.30.18.jpg
  16.  # 17

    ps: 80 deste modelo nos ultimos 3 anos.
  17.  # 18

    Então está decidido.
    PRH com BC reversível. E a bomba de calor servirá também as AQS para o que se junta um termoacumulador de 300l.
  18.  # 19

    Colocado por: jorgealvesse calhar ando enganado, pois as ultimas 80 que instalei fazem aquecimento, arrefecimento e AQS com ou sem solar associado.
      012.jpg
      2017-12-10 18.33.13.jpg
      2018-03-09 19.30.18.jpg


    Colocado por: jorgealvesse calhar ando enganado, pois as ultimas 80 que instalei fazem aquecimento, arrefecimento e AQS com ou sem solar associado.
      012.jpg
      2017-12-10 18.33.13.jpg
      2018-03-09 19.30.18.jpg


    Essas bombas de calor que "fazem tudo" são de alta temperatura ou são de baixa temperatura?
  19.  # 20

    Colocado por: PingpongE a bomba de calor servirá também as AQS para o que se junta um termoacumulador de 300l.
    todas as da foto fazem tudo sem mais nenhum deposito auxiliar e conjugadas com um PRH eficiente e apliocado convenientemente obtém uma solução com um consumo imbativél de energia primaria.
 
0.0241 seg. NEW