Iniciar sessão ou registar-se
    • eust
    • 26 abril 2020

# 1

Boa tarde,
    Quero refazer a instalação de aguas quentes e frias numa pequena casa antiga.
    Já andei a pesquisar, e estava a pensar;

- tubo multi camada 20mm
    - a instalação será pelo exterior da casa, e revestir o tubo com aqueles "cartuchos de espuma"
    - aplicar pelo menos 1 metro de tubo de cobre á saida do esquentador

Duvidas;

- Há algum tubo mais indicado?
    - A minha maior duvida, não tenho alicate para os acessórios do multi camada, os acessórios bicone asseguram um bom serviço, principalmente nas aguas quentes devido as variações de temperatura?

Não preciso de nada top, a casa é arrendada, quero uma solução pratica em conta, que dure meia dúzia de anos, e não exija ferramentas especificas muito caras (tipo o alicate para os acessórios do multi camada).

Desde já, obrigado.
  1.  # 2

2.  # 3

Colocado por: eust- aplicar pelo menos 1 metro de tubo de cobre á saida do esquentador
    ???
    • eust
    • 26 abril 2020

# 4

é desses mesmo que estou a pensar usar, tinha é receio por causa da agua quente, como o tubo é tipo "plástico" e os acessórios em metal a dilatação poderia criar fugas.

O metro de tubo li em vários tópicos por causa da temperatura do esquentador não danificar o multicamada.
  3.  # 5

Se é para durar 6 anos, e é com instalação à vista, não se preocupe, compre tubo para 110ºC.
  4.  # 6

Colocado por: eustO metro de tubo li em vários tópicos por causa da temperatura do esquentador não danificar o multicamada.
    esqueça isto, o multicamada serve muito bem.
    • eust
    • 26 abril 2020

# 7

Colocado por: Pedro BarradasSe é para durar 6 anos, e é com instalação à vista, não se preocupe, compre tubo para 110ºC.

Que tubo é esse?

Colocado por: jorgealvesesqueça isto, o multicamada serve muito bem.

O esquentador já tem uns 20 anos... de certa forma tenho receio, o tubo de metal ajudaria a dissipar um pouco a temperatura de saida.
    E quanto ao facto do tubo passar no exterior da casa não há problema?
  5.  # 8

Colocado por: eustO esquentador já tem uns 20 anos... de certa forma tenho receio, o tubo de metal ajudaria a dissipar um pouco a temperatura de saida.
    esqueça lá isso, a temp maxima será a rondar os 60ºC e o multicamada aguenta há vontade 80ºC em permanencia.
  6.  # 9

Colocado por: eustQue tubo é esse?
    multicamada
    • eust
    • 26 abril 2020

# 10

Colocado por: jorgealvesmulticamada

O que tive a ver como referencia é de 95º.
    Toda a forma já estou elucidado. Muito obrigado.
  7.  # 11

Eu isolava sempre com manga a agia quente e fria por causa dos raios uv
    Concordam com este comentário: eust

0.0144 seg. NEW