Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva. Desde já obrigado a todos pela contribuição para este excelente fórum.
    Depois de pesquisar aqui durante alguns dias e tirando algumas ideias decidi abrir uma discussão para tentar obter ajuda para o meu problema.

Então é o seguinte como tenho muito tempo agora decidi fazer alguma coisa pela casa da minha mãe que está em péssimo estado e anda à anos a queixar se que a casa está assim e assado e eu pois não posso fazer muito não me parece que seja um trabalho fácil, mas agora decidi tentar alguma coisa.

O orçamento é reduzido e é para tentar ser feito por mim, não sou pintor nem nada do género apenas vou desenrascando nos trabalhos de casa.

O objectivo é ir começando a arranjar e pintar as paredes exteriores da casa.

A moradia tem cerca de 18 anos e foi pintada uma só vez com tinta plástica, tem parede dupla e não apresenta humidade no interior apesar de ser bastante fria.
    As fachadas estão péssimas sendo uma maior que apanha mais sol mais chuva mais tudo estando pior, as outras apresentam menos problemas. Em seguida mostro foto da que está pior.
    E como devem ver apresenta o reboco bastante estalado.
    Falei com um pintor que me aconcelhou a passar a máquina para limpar, não forçar muito para ver se não descasca muito o robobo e depois tratar tudo com massa, só que a extensão é enorme e não sei bem que massa aplicar, depois aconcelhou um bom primário, andei a ver por aqui e talvez tenha que aplicar um selante para agregar o reboco e depois uma tinta acrílica.
    Mandou me ir aqui a uma loja ao lado ver o que aconcelham, é uma loja grande aqui da zona especializada em tintas.
    Vou passar por lá mas gostava também de ouvir várias opiniões.
    - Quanto ao tipo de massa que devo utilizar, e se passo em todo aquele rachado.
    - O tipo de primário.
    - E a tinta também.

Desde já obrigado pelos comentários.
    Cumprimentos
      IMG_20200427_160533.jpg
      IMG_20200427_160425.jpg
      IMG_20200427_160106.jpg
  2.  # 2

Barramento armado mas não é trabalho para um curioso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonhy
  3.  # 3

Esse barramento será com uma rede, certo? Coloquei um tópico semelhante com uma solução que me deram e também preciso de ajuda..
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoBarramento armado mas não é trabalho para um curioso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jonhy

Obrigado desde já pelo seu comentário.
    Pois nem sei bem o que é pela pesquisa que fiz fiquei com a ideia que era aplicada uma rede e depois é cheia de massa!?
    Isso de certeza que não consigo lá chegar.

O que tinha na ideia era encontrar uma massa e aplicá-la numa talocha fazendo-a deslizar pela parede, mas claro não sei se se aplica ao caso e que massa dar, andei a ver umas massas da SECIL REABILITA à base de cal hidráulica.
  5.  # 5

jony
    se não tens experiencia, o que apresentas nessas fotos nao é para ti nem para mim
    é mesmo pra pintores porque já tem a pratica

eu nao tenho as paredes em tão mau estado mas aproveitei agora a quarentena e mandei vir pintores
    o que posso te informar é que eles estao a fazer o seguinte
    - pistola de pressao, e tirar toda a tinta solta
    - barrar onde tiver mais fissuras com uma massa reforçada a fibra de vidro e colocam mais uma rede, nao sei o nome, mas provavel numa loja de tintas sabem!
    - primario para cima
    - 2 demaos de uma tinta areada supostamente recomendada e resistente ao ar de mar proximo

o que tens ai requer no minimo uns 2 andaimes pelo que estou a ver aqui, o ideal creio até ser mais para nao andares a perder tanto tempo...
    e eles começaram aqui no inicio do mes... e ainda nao terminaram, 2 pessoas quase diariamente
    PS. recomendo que pessas orçamentos... mas não tens ai uma coisa barata
    eu olhando para isso diria entre uns 4000€ a 6000€ tomando a minha como exemplo
  6.  # 6

Desde já obrigado pelo teu comentário master_chief

Pois o pior é que não há orçamento para esses valores nem pensar nisso e nem deve haver nos próximos tempos pois a minha mãe mora lá sozinha e à muitos fatores pelo meio, o que tencionava era gastando um valor mais baixo fazendo alguma coisa para a casa não se detiorar mais durante alguns anos, mas também não queria gastar dinheiro à toa e só fazer porcaria.

Aquela fachada é a que apresenta graves problemas as outras estão mais soft umas fissuras menos pronunciadas e em pequena escala, a parte da frente por exemplo é só a varanda que está pior.
    Também posso ir fazendo alguma coisa por as partes mais fáceis e deixar essa para ver o que se faz.

Mas diz me uma coisa se souberes claro:

A massa colocam mesmo sem rede em pequenas fissuras? Não sabes qual é, e se é ao saco ou balde já feita.

A rede apenas colocam em pequenas partes ou uma parede inteira? Se for só em alguns bocados não se nota aí uma altura na reparação? Presumo que metam massa coloquem a rede e depois massa outra vez mais tarde.

Obrigado
    Um abraço
  7.  # 7

É o mesmo sistema do capoto sem o esferovite.

Por exemplo da viero com o adesan cvp22.

Dá um barramento, coloca a rede anti álcalis fibra de vidro com malha pequena, dá novo barramento e pinta por cima com tinta de fachada respirável.

Agora da maneira que isso está não faca nada sem limpar a jato de agua e sondar a parede a ver se isso não está tudo podre.
  8.  # 8

jony
    eles usam isto para reparar/esconder as fissuras
    pelo que percebo é mesmo só juntar agua das poucas vezes que já vi
    depois é barrar a parede e andar a passar com umas especies de esferovite para espalhar e alisar bem a parede

a rede... usam em sitios com fissuras largas, mais de meio centrimento ou mesmo um centimentro
  9.  # 9

10.  # 10

Master_Chief obrigado pelos comentários.

Pois a minha dúvida prende se com a argamassa a utilizar, já estive a ver essa da fassabortolo e uma da weber.
    E muitas pesquisas aqui no fórum e na net a ver se arranjo aí um saco disso para começar lá numa empena, se bem que as da Weber são mais fáceis de arranjar.

Quanto ao primário que deram era algum específico? E depois uma tinta de areia normal... A tinta de areia depois sempre disfarça mais uma ou outra imperfeição.
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo18072022COpção 1 sem isolamento térmico: barramento armado do sistema ETICS (Capoto) seguido de revestimento final que será sempre mais flexível do que um "simples" pintura.

Opção 2 com isolamento térmico numa espessura até 4,5cm: reboco térmico Boramit seguido de pintura mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jonhy

Revestimento final muito mais difícil de dar pois tem que se dar à talocha.

Uma dúvida: O barramento armado se for dado apenas nos sítios piores, é fácil de disfarçar na parede, ou tem que se dar na totalidade?
  12.  # 12

Fica aos altos e baixos..
  13.  # 13

"Pode usar uma pintura...escolha de preferência uma pintura mineral ou silicónica."
    Creio que isto irá ser a melhor opção para as imperfeições
  14.  # 14

Colocado por: Anonimo18072022CComo alternativa com o reboco térmico pode fazer uma aplicação continua (sem rede) e pintar no final.

e como se comporta com as futuras fissuras ou movimentos estruturais??
  15.  # 15

Viva.

Bem depois de muito pesquisar sobre produtos de ver aqui as opiniões e de andar a ver bem como estão as diversas rachas da casa não me parece que aja nada de estrutural apenas aquele rachado característicos das fotos, o máximo que vejo é o descascar maior numa zona entre o pilar e a parede e depois num telheiro à parte feito à posterior e "colado à casa" é que apresenta problemas porque não ligou ao cimento da casa ou algo do género. Mas estou a resolver aos poucos por enquanto com cimento numa racha grande e estrutural do telheiro colocando um ferro tipo em S de reforço e agora a troca de duas telhas aí partidas que ligam à parede tudo no telheiro que está a correr bem.

Agora quanto à casa:

Pelas vossas opiniões e pesquisas utilizar uma massa reforçada:

O Master_Chief recomendou essa da Fassabortolo que pelo andei a ver custa cerca de 13€ o saco de 25kg.
    Pedi ajuda à Weber de qual a massa a utilizar e recomendam renotec plus a cerca de 26€ 20kg. A da fassa parece mais acessível mas mais difícil de comprar só vi preços online e isto para particular.

O objectivo é comprar um ou dois sacos e começar a experimentar no muro como me safo a dar a arear e como fica, se tudo correr bem, atiro me à casa.

Estou a pensar em comprar a rede de armação também.

Quanto às tintas pelo que percebi aconselham uma Tinta Mineral à base de silicatos, não percebi ainda bem se são distintas ou só a mesma mas pelo que vejo é a mesma.

Queria pedir ajuda para marca e tipo de tinta.

Fui aqui ao lado uma loja conhecida na zona tem várias delegações e na altura vi uma tinta da Cin era tudo 200€ os baldes, tenho um rapaz conhecido que é construtor e vai lá comprar a 100 porque tem 50% de desconto como é normal, mas estar a pedir para ir lá comprar um valor alto é complicado. Por isto para um particular está difícil e ainda mais nesta altura que não se entra nas lojas é difícil de pedir preços e ver que produtos há, mas para a semana vou tentar ir a alguns lados.

O que pedia era recomendações de lojas na margem sul do Tejo até Setúbal, marca de tinta e se aconcenlham mesmo este tipo de tinta.

Já agora como estava virado para a massa da Fassabortolo vi as tintas deste tipo e tanto primário como tinta andavam nos 75€ o balde, isto numa loja online com possibilidade de ir buscar a Lx, não me pareceu caro mas como são as tintas da Fassabortolo? Não é uma marca muito utilizada por aí, pelo menos com visibilidade para um particular, só um à parte a primeira vez que conheci esta marca foi por uma equipa de ciclismo e às vezes por aqueles cilos que vejo aí nas obras.

Pronto e era mais ou menos isto e o meu maior medo é gastar o dinheiro e depois passado um tempo a massa descolar da parede ou acontecer mais alguma coisa...

Obrigado a todos pelos comentários.
  16.  # 16

Costumo comprar na Ltintas. Tem loja na zona comercial do Feijó.
    Pede-lhes opinião.
  17.  # 17

Eu não te vou recomendar outro tipo de tinta que não CIN...
    Não sei quanto custa a lata para o pintor, mas sim, desconfio que para nós particulares eles esticam-se nos preços
    Confesso que não percebo o porquê
  18.  # 18

Agora a ver a especificação técnica da Tinta mineral à base de silicatos da Fassabortolo vejo que não pode ser aplicada sobre outra tinta antiga pois não faz a reacção química para a tinta aderir ao suporte e as paredes em principio vão ficar ainda com alguma tinta!?
    Presumo que as outras tintas deste género sejam iguais. Se calhar tenho de descartar este tipo de tinta.

Então e quais os tipos de tinta alternativa para este caso com massa e possivelmente algumas zonas com tinta antiga que não precisam de massa e não acredito que a tinta saia facilmente com jacto de água.
  19.  # 19

Colocado por: jonhyAgora a ver a especificação técnica da Tinta mineral à base de silicatos da Fassabortolo vejo que não pode ser aplicada sobre outra tinta antiga pois não faz a reacção química para a tinta aderir ao suporte e as paredes em principio vão ficar ainda com alguma tinta!?
    Presumo que as outras tintas deste género sejam iguais. Se calhar tenho de descartar este tipo de tinta.

Então e quais os tipos de tinta alternativa para este caso com massa e possivelmente algumas zonas com tinta antiga que não precisam de massa e não acredito que a tinta saia facilmente com jacto de água.

Eu nessa fachada nunca colocaria só tinta. Esse reboco não tem estabilidade dimensional fruto da água que absorveu. Um barramento armado e tinta de silicato sobre esse barramento, ou revestimento mineral
  20.  # 20

Colocado por: jonhyAgora a ver a especificação técnica da Tinta mineral à base de silicatos da Fassabortolo vejo que não pode ser aplicada sobre outra tinta antiga pois não faz a reacção química para a tinta aderir ao suporte e as paredes em principio vão ficar ainda com alguma tinta!?

Depende.
    A lavagem, tem de ser boa e tentar retirar o máximo de tinta. Obviamente que aqui, ao retirar tinta nuns locais e noutros não vai ter sempre diferenças depois no acabamento.

Depois é aplicar primário para esse tipo de tinta e tinta.

Por exemplo:
    Primário:
    ATLAS ARKOL SX
    ou
    ATLAS ARKOL NX
    Tinta:
    ATLAS SALTA
    ou
    ATLAS SALTA S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, jonhy

0.0218 seg. NEW