Iniciar sessão ou registar-se
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 1

Bom dia!
    O que devo ter em consideração ao deixar circuitos para pré-instalação de detectores de incêndio e sistema de alarme de intrusão?

Para incêndio: deixar ao centro de cada divisão (quartos; sala; cozinha; casa das maquinas; lavandaria; garagem) um tubo de 20 a ir a um quadro; desse quadro sai um tubo 20/25 a ir ao tecto do hall do 1º andar para a sirene e outro tubo 20/25 para sirene no exterior)

Para intrusão: levar um tubo de 20 ao local dos sensores (estes ficam no tecto ao canto da divisão paralelos às portas e janelas -> como normalmente fazem minimo 90º o mesmo detetor faz 2 paredes); tubo de 20 ou 25 desse quadro ao local onde deixar ficar o código do alarme à(s) entrada(s).

Uma vez que é apenas uma mera pré-instalação não estou a pensar comprar já a "central" e deixar esta tubagem toda ir a um mero quadro ou caixa cega. Desse quadro sai também um tubo a ir ao ATI e como tenho quadro electrico apenas de estores deixo também um tubo a ir aí (se accionar o alarme os estores abrem todos para facilitar evacuação? Ideia minha :) Nesse quadro vai 1 tubo de 25 até quadro eléctrico. Esse quadro pode ser o mesmo para intrusão/incêndio? Partilham a mesma sirene certo?

É basicamente isto ou falta algo? Sendo uma coisa simples estaria a pensar passar eu os tubos
  1.  # 2

Incêndio nos quartos?

É algum hotel?
  2.  # 3

Vai ser SADI endereçável ou convencional?
    é numa habitação? Qual a area bruta da casa?
    Sirene exterior!? De incendio. Basta a sirene da CDI.

ps: SE FOR UMA HABITAÇÃO EXISTEM UNS SISTEMAS MISTOS INTRUSÃO/ INCENDIO...
    NÃO INVENTE. tem de planear isso bem, pesquise sistemas. Já agora muito importante veja se consegue meter sensor de inundação e de gás...
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 4

Colocado por: RicardoPortoIncêndio nos quartos?

É algum hotel?

Se um incêndio começar na cozinha pressupõe-se que será no momento da confecção das refeições, logo poderei agir de imediato e apagar. Faz-me mais sentido nos quartos e sala onde pode haver algum curto-circuito...a garagem então nem se fala. O carro de um familiar incendiou-se espontanemante há uns anos. A sorte foi estar na rua, se estivesse na garagem nem quero imaginar.
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 5

Colocado por: Pedro BarradasVai ser SADI endereçável ou convencional?
    é numa habitação? Qual a area bruta da casa?
    Sirene exterior!? De incendio. Basta a sirene da CDI.

ps: SE FOR UMA HABITAÇÃO EXISTEM UNS SISTEMAS MISTOS INTRUSÃO/ INCENDIO...
    NÃO INVENTE. tem de planear isso bem, pesquise sistemas. Já agora muito importante veja se consegue meter sensor de inundação e de gás...

Tinha pensado ser convencional. É uma moradia de Rc 1º andar. A ideia da sirene exterior seria essencialmente para caso acontecesse algo eu pudesse ouvir estando fora de casa ou em casa dos pais que fica em frente. Mas se a interior fizer o barulho suficiente...
    Gás só tenho unicamente para o esquentador que dará apoio esporadico para AQS e fica na lavandaria fora da casa e com grelhas de ventilação, daí não achar tão necessário. Inundação acho menos preocupante que incendio...faz estragos mas não "morre" ninguém. Além do planeamento dos locais dos sensores o que apresentei é descabido?
  3.  # 6

Colocado por: VP17Gás só tenho unicamente para o esquentador que dará apoio esporadico para AQS e fica na lavandaria fora da casa e com grelhas de ventilação, daí não achar tão necessário.

Para mim, está a descurar o mais importante. É precisamente esse que pode fazer ENORMES estragos. Imagine uma fuga de gás e você vai entrar no compartimento: acende a luz e PUUMM!!
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 7

Colocado por: ANdiesel

Para mim, está a descurar o mais importante. É precisamente esse que pode fazer ENORMES estragos. Imagine uma fuga de gás e você vai entrar no compartimento: acende a luz e PUUMM!!

A botija e o tubo é tudo pelo exterior. O esquentador está na lavandaria, anexa à casa, e levará duas grelhas de ventilação (uma junto ao chão, outra junto ao tecto). Além disso uma vez que será só de apoio às AQS (aquecimento por painel solar e inverno por recuperador) irá estar com a torneira fechada no exterior praticamente sempre. Daí não ser o meu maior receio.
  4.  # 8

Com o alerta automático, recebe a mensagem no seu telemovel...
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 9

Essencialmente o que queria nesta fase era deixar os tubos passados e deixar o local para fazer posteriormente a ligação. Porque se não passar agora a tubagem mais tarde quando quiser instalar o sistema estou restrito a uma solução sem fios...
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 10

Colocado por: Pedro BarradasCom o alerta automático, recebe a mensagem no seu telemovel...

E se tiver a dormir com o telemóvel desligado ou sem som? Continuo a achar a ideia da sirene mais atrativa. Se o sistema puder fazer as duas funções (sirene+telemovel) melhor ainda, mas isso se deixar o tubo a ir ao ATI estou sempre a tempo certo?
  5.  # 11

Colocado por: VP17É basicamente isto ou falta algo? Sendo uma coisa simples estaria a pensar passar eu os tubos

Vai ter domótica?
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 12

Colocado por: RUIOLI

Vai ter domótica?

Não, instalação convencional. A única coisa que ficará com possibilidades de ser um controlo "melhorado" são os estores que vão todos a um quadro próprio e fico com possibilidades de colocar uns sensores e controlo por telemóvel.
  6.  # 13

Vai ter teto falso?
    Qual o espaço entre o tecto falso e o tecto real?

Então não se esqueça de ter um extintor e manta ignifuga em casa também.

E ir aos bombeiros dar uma formação à familiar de como usar extintor.

Se quiser ficar salvaguardado traga tudo linhas diretas ao local da central incluindo estores

E pense numa zona técnica com bastidor em vez de ati
    • VP17
    • 28 abril 2020 editado

# 14

Colocado por: RicardoPortoVai ter teto falso?
    Qual o espaço entre o tecto falso e o tecto real?

Se quiser ficar salvaguardado traga tudo linhas diretas ao local da central incluindo estores

E pense numa zona técnica com bastidor em vez de ati

Tecto falso com cerca de 20cm, mas estaria a pensar deixar já a tubagem do R/c a passar na laje do 1° andar e furar para baixo no local onde ficam os sensores. Os sensores do 1° andar teriam de andar no tecto falso para não estar a deixar demasiada tubagem no sótão, ainda que este pouca utilidade venha a ter.

Neste momento já tenho a parte eléctrica praticamente concluída. Não tenho bastidor mas a zona dos quadros é arrumos debaixo da escada, pelo que terei margem de manobra para futuras utilizações/passagem de cabos ou instalação de equipamentos.

IMG-20200428-203906

Da esquerda para a direita: estores, ati, câmeras exteriores, video-porteiro
  7.  # 15

Colocado por: VP17E se tiver a dormir com o telemóvel desligado ou sem som? Continuo a achar a ideia da sirene mais atrativa. Se o sistema puder fazer as duas funções (sirene+telemovel) melhor ainda, mas isso se

Obviamente que faz sempre as duas... A sms ou mensagem de voz é que é o extra.
  8.  # 16

Colocado por: VP17
    IMG-20200428-203906

Da esquerda para a direita: estores, ati, câmeras exteriores, video-porteiro

Assim está bem, sendo que concordo com o dos estores e o ati. concordo 50% com o das camaras. A ideia é boa, mas a pratica não é tao facil assim. onde vai pendurar o dvr?? Vai colocar tantas camaras? contei prai uns 12 tubos. e o do video porteiro vale o que vale.. Nao esquecer de deixar por ai perto desses quadros bastantes pontos de luz(tomadas)
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Obviamente que faz sempre as duas... A sms ou mensagem de voz é que é o extra.

Ok, obrigado pelo esclarecimento. A ideia do que pretendo está cá, a execução é que pode e deve ter falhas
    • VP17
    • 28 abril 2020 editado

# 18

Colocado por: Zecter

Assim está bem, sendo que concordo com o dos estores e o ati. concordo 50% com o das camaras. A ideia é boa, mas a pratica não é tao facil assim. onde vai pendurar o dvr?? Vai colocar tantas camaras? contei prai uns 12 tubos. e o do video porteiro vale o que vale.. Nao esquecer de deixar por ai perto desses quadros bastantes pontos de luz(tomadas)

Para o equipamento de gravação vou deixar um tubo a ir desse quadro a um ponto e ao lado da tomada. Se for necessário depois é só furar a tampa e passar o cabo para o equipamento. Para esse quadro tenho 11 tubos: 6 são os pontos das câmeras que asseguram toda a panorâmica da casa e anexos, 1 tubo vem do quadro elétrico, 2 reservas para a frente da casa se quiser meter alguma no jardim, 2 reservas para trás. Falta aí ainda 1 a ir ao ATI.

Um quadro igual a esses pequenos para trazer os tubos dos sensores de intrusão/incêndio é suficiente?
    • Zecter
    • 28 abril 2020 editado

# 19

Colocado por: VP17

Para o equipamento de gravação vou deixar um tubo a ir desse quadro a um ponto e ao lado da tomada. Se for necessário depois é só furar a tampa e passar o cabo para o equipamento. Para esse quadro tenho 11 tubos: 6 são os pontos das câmeras que asseguram toda a panorâmica da casa e anexos, 1 tubo vem do quadro elétrico, 2 reservas para a frente da casa se quiser meter alguma no jardim, 2 reservas para trás. Falta aí ainda 1 a ir ao ATI.

Um quadro igual a esses pequenos para trazer os tubos dos sensores de intrusão/incêndio é suficiente?
    está um bocado equivocado. Se optar por um sistema Wi-Fi nao precisa dessa caixa para nada
    A menos que faça uso para enviar a alimentação.
    Se usar o sistema cabelado, as camaras ligam diretamente no dvr. Logo nao lhe adianta de nada mandar um tubo para outro ponto. Os cabos, terao que ligar diretamente na maquina. Portanto se ligar 6 camaras vao ter que sair pela tampa 6 cabos.
    • VP17
    • 28 abril 2020

# 20

Colocado por: Zecterestá um bocado equivocado. Se optar por um sistema Wi-Fi nao precisa dessa caixa para nada
    A menos que faça uso para enviar a alimentação.
    Se usar o sistema cabelado, as camaras ligam diretamente no dvr. Logo nao lhe adianta de nada mandar um tubo para outro ponto. Os cabos, terao que ligar diretamente na maquina. Portanto se ligar 6 camaras vao ter que sair pela tampa 6 cabos.

Sim, sei que podia ter deixado tudo por wireless mas não sou adepto de haver wireless numa moradia para demasiadas coisas. Para a Internet já chega. E tendo hipotese de deixar tudo com cabo prefiro deixar as pre-instalações e depois conforme as possibilidades e as necessidades ir acrescentando estes equipamentos

0.0222 seg. NEW