Iniciar sessão ou registar-se
    • Ampa
    • 28 abril 2020

# 1

Bom dia a todos, venho aqui colocar uma questão que me atormenta há muito. Valor de mercado, ainda hoje não consigo perceber o que é, pois nunca vi nenhuma tabela ou outro documento oficial que assinalasse o tal valor de mercado, ando a ver casas com preços estupidamente caros e não são palácios, os argumentos para justificar preços vão desde “ tem óptima localização, muito central, acesso a transportes etc etc...” ou se vou à procura de uma coisa mais barata onde não há nada das opções da primeira ouço o seguinte: “ tem de perceber que é uma zona nobre” e é nesta altura que penso que me querem passar o atestado à força, tou errado ao pensar desta forma?
  1.  # 2

o valor de mercado, é o valor médio de habitações de tipologias equivalentes em localizações equivalentes.

se numa determinada rua todos os T3 estão com preços de 150k (uns a 155k, outros a 145k) entram o valor médio dos T3 naquela zona é de 150k.

se alguem colocar um T3 a vender a 200k, provavelmente vai ter problemas a vender
    se alguem colocar um T3 a vender a 100k, provavelmente vai vender rapido
    Concordam com este comentário: LDR84
  2.  # 3

Colocado por: pauloagsantoso valor de mercado, é o valor médio de habitações de tipologias equivalentes em localizações equivalentes.

se numa determinada rua todos os T3 estão com preços de 150k (uns a 155k, outros a 145k) entram o valor médio dos T3 naquela zona é de 150k.

se alguem colocar um T3 a vender a 200k, provavelmente vai ter problemas a vender
    se alguem colocar um T3 a vender a 100k, provavelmente vai vender rapido
    Concordam com este comentário:LDR84

Também tem muita influência o interesse que o comparador tem na "coisa".
    Eu, por exemplo, paguei a 220€/m2 um pedaço de terreno cujo valor de marcado na zona era de +- 20€/o m2.
    Só que, para mim e dadas as circunstâncias, valeu bem o valor que paguei, embora você esteja correto na descrição que fez sobre o "valor médio" de determinada coisa.
  3.  # 4

Colocado por: pauloagsantosse numa determinada rua todos os T3 estão com preços de 150k (uns a 155k, outros a 145k) entram o valor médio dos T3 naquela zona é de 150k.

Isso é o valor médio, do preço pedido pelos apartamentos, o valor de mercado é o valor pelo qual foram vendidos, que pode ser bastante inferior a esse.
    Concordam com este comentário: ml21
  4.  # 5

Colocado por: PicaretaIsso é o valor médio, do preço pedido pelos apartamentos, o valor de mercado é o valor pelo qual foram vendidos, que pode ser bastante inferior a esse.

bem visto... é verdade sim senhora
    • ml21
    • 28 abril 2020 editado

# 6

Apesar de concordar com isso, esse é o valor de mercado "real", para as avaliações, no método comparativo, pode ser usado o preço pedido por quem está a vender, quer tenham comprador a esse preço ou não. No meu caso foi assim e devido à bolha imobiliária, por este método, o valor da avaliação foi bastante mais alto que o custo real da casa.

0.0120 seg. NEW