Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Preciso da vossa ajuda.
    Tenho uma bomba submersível no poço, cá em cima um balão e um pressostato, e um daqueles "quadros electrico" (não sei o nome) para desligar tudo.

    Acontece que se ligar esse quadro, a bomba fica sempre a trabalhar, pois olhando cá de cima para o poço, ve-se movimento na agua.

    De descartar estão roturas, pois fechando tudo na casinha das maquinas, não se ve fugas nem agua no chao.

    Alguém sabe por onde devo começar?
  2.  # 2

    Editei o post: Verifique o pressostato e o balão, pode não estar a funcionar correctamente.
  3.  # 3

    Sempre foi assim?
    A minha bomba também a ligo no quadro e só para quando desligo.
    • SMBS
    • 28 abril 2020

     # 4

    Pode a ligação da bomba com o tubo ter dado o peido.
    • SMBS
    • 28 abril 2020

     # 5

    Tendo pressostato tem de desligar sozinha quando atinge a pressão definida.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  4.  # 6

    Colocado por: CarlosSainzEditei o post: Verifique o pressostato e o balão, pode não estar a funcionar correctamente.


    Como posso verificar?
  5.  # 7

    Colocado por: SMBSPode a ligação da bomba com o tubo ter dado o peido.


    Pode ser isso.
    O Pressostato não oiço disparar. Como posso fazer um teste?
  6.  # 8

    O balão tem manómetro? a pressão dentro do balão sobe?
    Concordam com este comentário: SMBS
  7.  # 9

    Colocado por: SMBSTendo pressostato tem de desligar sozinha quando atinge a pressão definida.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Não tinha reparado nesse pormenor! 👍🏻
  8.  # 10

    Colocado por: CarlosSainzO balão tem manómetro? a pressão dentro do balão sobe?
    Concordam com este comentário:SMBS


    Tem manometro e sobe (3bar), abrindo a torneira desce (e com a torneira aberta penso que antes ouvia o pressostato ligar e agora penso que não oiço, posso ter deixado pouco tempo), quando fecho a torneira volta aos 3bar
  9.  # 11

    Esse valor de 3bar parece-me muito baixo, verifique se não tem uma rotura no tubo à saída da bomba (na parte do tubo que esta debaixo de agua).
  10.  # 12

    Colocado por: CarlosSainzEsse valor de 3bar parece-me muito baixo, verifique se não tem uma rotura no tubo à saída da bomba (na parte do tubo que esta debaixo de agua).


    Obrigado pela ajuda.
    Irei verificar.
  11.  # 13

    Colocado por: CarlosSainzEsse valor de 3bar parece-me muito baixo, verifique se não tem uma rotura no tubo à saída da bomba (na parte do tubo que esta debaixo de agua).


    Duvida: se tivesse uma fuga em baixo, com tudo desligado o manometro não deveria baixar?
  12.  # 14

    Colocado por: caboche

    Duvida: se tivesse uma fuga em baixo, com tudo desligado o manometro não deveria baixar?


    Não, quase de certeza que tem uma válvula de retenção muito antes do balão, logo a água não recua.
  13.  # 15

    Colocado por: CarlosSainz

    Não, quase de certeza que tem uma válvula de retenção muito antes do balão, logo a água não recua.

    Ok, assim faz-me sentido. Obrigado
  14.  # 16

    Tive o mesmo problema, e tinha a ver com o pressostato. Não 'disparava'. Tive de o trocar.
  15.  # 17

    É possivel testar o pressostato sem desmontar tudo, e sobretudo sem puxar a bomba para cima?
    Alguma maneira facil?
  16.  # 18

    Colocado por: cabocheÉ possivel testar o pressostato sem desmontar tudo, e sobretudo sem puxar a bomba para cima?
    Alguma maneira facil?


    O pressostato tem dois parafusos/porcas para afinação da pressão mínima e máxima (arranque e paragem) é só começar a mexer neles. Agora se não consegue ter mais de 3 bar no manómetro com as torneiras fechadas ou a bomba é muito fraca, ou as pás já foram a vida ou tem uma ruptura no tubo, das duas três.
  17.  # 19

    Ou o manómetro está estragado.
  18.  # 20

    O pressostato estava mal regulado.
    O balão tambem estava sem ar (não sei se interferia, ou não).

    Obrigado a todos pela ajuda.
 
0.0171 seg. NEW