Iniciar sessão ou registar-se
    • metRo_
    • 29 abril 2020 editado

     # 1

    Estou a pensar instalar AC. O objectivo será colocar nos quartos e a possiblidade de colocar na sala ainda está pendente do orçamento final.

    Já pedi a orçamentos a várias empresas da zona do Porto e recebi propostas para Daikin, Mitsubishi Electric, Samsung e LG. As marcas estão organizadas por ordem de preços das propostas que recebi. Neste momento penso que só a Daikin está fora de hipotese por causa do preço.

    O que gostava agora de saber é sobretudo o que devo procurar quando estiver a comparar as marcas.
    O que será um preço razoável de instalação?

    Os sistemas apresentados são todos muito parecidos, com duas unidades de 9btu multi-split para cada quarto e uma de 12btu monosplit para a sala.

    A única diferente é uma que apresenta 3 unidades multi-split com 7, 9 e 15 btu e a unidade exterior tem 21btu assim como uma opção sem sala em que as unidades interiores têm 7 e 9 e a exterior tem 15 btu.

    Acham que devo manter os 9/9/12 ou no quarto mais pequeno vou para os 7? Que desvantagens tem sobredimensionar se optar pelos 9/9/12?

    Em relação às marcas até à LG ainda posso considerar um produto de gama média ou deveria optar por samsung ou Mitsubishi?

    Obrigado
      sala.png
      quarto2.png
      quarto1.png
  1.  # 2

    Deve ter atenção aos rendimentos das unidades, sonorização e claro as marcas também contam...
    A opção de 7, 9, 15, é Mitsubishi ?
    Se for parece mais indicada
  2.  # 3

    Deve ter é em atenção ao que compara em termos de caraterísticas unidades interiores de cada marca, pois qualquer uma delas tem vários modelos.
    O facto de uma delas ter dado valor com uma unidade 15 para sala, poderá ter a ver também de Mitsubishi ter unidades dessas intermédia entre 12 e 18 a poder trabalhar com tipo de tubagem de pré instalação que tenha de 1/4 e 3/8. Quando pergunta desvantagem de ser 9,9,12... Poderá ser ou não! Depende exposição e localização de cada divisão, mas à partida será sempre melhor, consoante áreas 7,9,15.
  3.  # 4

    Colocado por: nasys007Deve ter atenção aos rendimentos das unidades, sonorização e claro as marcas também contam...
    A opção de 7, 9, 15, é Mitsubishi ?
    Se for parece mais indicada

    LG

    Colocado por: nasys007Deve ter é em atenção ao que compara em termos de caraterísticas unidades interiores de cada marca, pois qualquer uma delas tem vários modelos.
    O facto de uma delas ter dado valor com uma unidade 15 para sala, poderá ter a ver também de Mitsubishi ter unidades dessas intermédia entre 12 e 18 a poder trabalhar com tipo de tubagem de pré instalação que tenha de 1/4 e 3/8. Quando pergunta desvantagem de ser 9,9,12... Poderá ser ou não! Depende exposição e localização de cada divisão, mas à partida será sempre melhor, consoante áreas 7,9,15.

    Entao se optar por colocar so no quarto neste momento acha que devo colocar um multi-split com uma unidade de 7 no quarto e 9 na suite e no exterior 15?

    Obrigado
  4.  # 5

    Pode colocar unidades interiores com essa potência, exterior deverá rondar os 16 a 17000btu cerca de 5kw. Acerca das marcas, se não escolhe Daikin, opte por Mitsubishi em seguida Samsung e por último LG. Mas atenção às caraterísticas do que está comparar, dentro cada marca há várias escolhas. Se no meio de todas as escolhas, nada fizer diferença e quiser mais barato, deverá ser concerteza LG gama standard
  5.  # 6

    Continuo com algumas dúvidas. Fiz uma comparação que partilho em anexo, uma só com preços e outra mais exaustiva.

    Se devo optar por uma maquina para as 3 divisões ou se devo optar por duas maquinas. Uma para quartos e outra para sala, o que acham?

    A nível de tamanho e aspecto, visto que as outras caracteristicas me parecem estar dentro do normal, estou inclinado para a série Wind-Free Comfort da Samsung no entanto o orçamento desta empresa, C, é aquele em que a diferença para o custo dos aparelhos em si apresenta uma maior disparidade. Recomendam fornecedores para a Samsung na zona Norte, Porto?

    Ainda vou contactar alguns fornecedores porque não foram muito claros em relação os modelos que indicaram.

    Obrigado
  6.  # 7

    As marcas têm várias gamas... Mas em termos de marca, Daikin e Mitsubishi, depois samsung e LG. Mas faltam marcas aí pelo meio... Para mim, Panasonic, por exemplo, é uma marca a considerar.
  7.  # 8

    Colocado por: ASSimoesAs marcas têm várias gamas... Mas em termos de marca, Daikin e Mitsubishi, depois samsung e LG. Mas faltam marcas aí pelo meio... Para mim, Panasonic, por exemplo, é uma marca a considerar.


    Entretanto tinha recebido uma proposta que me passou.

    Quartos:
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Exterior SCM 45 ZM-S
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Interior SKM25ZSP
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Interior SKM35ZSP-W
    Sala:
    Ac Mitsubishi Inverter SRK35ZSP-W R32

    Com um total de 2800Eur ja com montagem e IVA. O da Sala SRK35ZSP-W ate' me parece bem mas os outros, SKM, não estou a encontrar muita informação embora já tenho visto que o nível de ruído mínimo é 24dB. No caso do SRK é de 19dB e eles referem bem isso.

    Devo considerar esta opção ou não me trás vantagens?

    Vou ver a Panasonic.
  8.  # 9

    Estive a ver a Panasonic e embora me pareça bem, dos que têm melhor documentação, o preço já vai para perto da Daikin. Queria tentar ficar por volta dos 2800€ com IVA e montagem.
  9.  # 10

    Colocado por: metRo_

    Entretanto tinha recebido uma proposta que me passou.

    Quartos:
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Exterior SCM 45 ZM-S
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Interior SKM25ZSP
    Ac Mitsubishi Inverter Unidade Interior SKM35ZSP-W
    Sala:
    Ac Mitsubishi Inverter SRK35ZSP-W R32

    Com um total de 2800Eur ja com montagem e IVA. O da Sala SRK35ZSP-W ate' me parece bem mas os outros, SKM, não estou a encontrar muita informação embora já tenho visto que o nível de ruído mínimo é 24dB. No caso do SRK é de 19dB e eles referem bem isso.

    Devo considerar esta opção ou não me trás vantagens?

    Vou ver a Panasonic.

    Essas unidades Mitsubishi inverter são Mitsubishi electric ??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcoucelo
  10.  # 11

    Colocado por: nasys007Essas unidades Mitsubishi inverter são Mitsubishi electric ??
    são Mitsubishi Heavi Industries (MHI)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nasys007
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvessão Mitsubishi Heavi Industries (MHI)


    Sim, isso é bom ou não relativamente às restantes unidades?

    Jorge em relação a uma unidade exterior para por exemplo 4 interiores ou 2 exterior cada uma com duas interiores trás alguma vantagem a nível de longevidade?
  12.  # 13

    Colocado por: metRo_Jorge em relação a uma unidade exterior para por exemplo 4 interiores ou 2 exterior cada uma com duas interiores trás alguma vantagem a nível de longevidade?
    quanto mais potente mais robusta, fiavél e duradoura mas menos eficiente,
  13.  # 14

    Colocado por: metRo_isso é bom ou não relativamente às restantes unidades?
    qualidade equivalente um pouco old fashion
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealvesquanto mais potente mais robusta, fiavél e duradoura mas menos eficiente,
    Neste caso as exteriores não seriam iguais em ambos os casos mas com a potência adequada. Uma das vantagens óbvias é que se a unidade exterior avariar a outra continua a funcionar mas uma desvantagem é o custo. Estou só a tentar perceber o que seria normal porque ao início estava a fazer confusão ver uma unidade exterior com 3 ou 4 interiores mas pelo que tenho visto isso é super comum certo?

    Tenho ainda outra questão se comprar uma exterior com suporte para 3 interiores é possível colocar duas interiores neste momento e depois a terceira interior? Ou isto não faz qualquer sentido?

    No caso da Samsung têm uma versão em que supostamente têm um filtro extra Filtro Tripla Ação (Tri Care Filter) isto é marketing ou no nosso caso que temos animais domésticos pode ser uma mais valia?
  15.  # 16

    Pois bem me parecia, por vezes há empresas que apenas chamam de Mitsubishi e concorrem com esses equipamentos, por vezes alguns até tentam confundir as referências de forma a misturar com Mitsubishi Electric. Quanto a mim, não é mesma coisa, em muitos pormenores tanto de características dos equipamentos como até na própria assistência.
  16.  # 17

    Acho que me vou decidir por esta opção:

    Suite Samsung AR07TXEAAWK A++ 7,9 A++ 4,6 334
    Quarto Samsung AR09TXEAAWK A++ 7,9 A++ 4,6 358
    Sala Samsung AR12TXEAAWK A++ 7,3 A++ 4,6 405
    Exterior Samsung AJ068TXJ3KG A++ 7,75 A+ 4,32 1355
    Montagem 657
    Total 3110Eur
    Garantia 3 anos e 5 compressor

    Vai um bocadinho acima do que tinha definido mas pareceu me ser aquela em que o valor das maquinas e instalacao está mai s justo. Esta série já tem a parte de purificação do ar.

    Que vos parece?
    Concordam com este comentário: happyfamily
  17.  # 18

    Isso esta mais caro do que eu montei Daikin Stylish, tenho 2 maquinas de 7 e 1 de 12 com 1 exterior e custou-me tudo cerca de 2700 com iva incluido se nao me falha a memória!
    As maquinas da gama perfera que eram as que tinha escolhido no início ficavam mais baratas 300€
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982Isso esta mais caro do que eu montei Daikin Stylish, tenho 2 maquinas de 7 e 1 de 12 com 1 exterior e custou-me tudo cerca de 2700 com iva incluido se nao me falha a memória!
    As maquinas da gama perfera que eram as que tinha escolhido no início ficavam mais baratas 300€


    O orcamento que tinha para a prefera era de 3400Eur Era uma solucao multisplit + monosplit. Visualmente gostavamos muito da Daikin Stylish mas foi nos apresentado como sendo mais cara que a prefera por isso nem chegamos a obter orcamento.

    Entretanto reparei que copiei para aqui os valores errados, sem desconto, o valor total e' 2890Eur.

    EDIT:
    http://hidrofase.pt/produto/daikin-multi-split-3x1-gama-stylish-c-placas-wifi-e-gas-r-32-ftxa-9000900012000-btus/ olhando para todos os orcamentos que tenho no melhor dos casos o valor que consigo é o valor da loja online + 10% + 650Eur de instalacao. Da uma estimativa de 3350Eur.

    Onde conseguiu esse preco?
  19.  # 20

    DR1982, vocês não estão a comparar um sistema com multi de 3 unidades a um multi de 2 unidades !!?
 
0.0194 seg. NEW