Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Estive a pesquisar o forum e não encontrei algumas informações que pretendia, por isso abri novo tópico. Peço desculpa, se algumas das minhas dúvidas já estiverem por aí.

    Ando à procura de um terreno para construção. Já vi vários, uns não tem projecto, outros têm, mas ainda estão em aprovação, outros inclusive até já estão aprovados pela câmara.

    Dos projectos que tenho visto, para mim (penso) a unica certeza é a área de implementação. No restante, vejo alguns terrenos interessantes, mas com projectos que não gosto, mesmo a nível de estrutura. Por exemplo, a entrada para a garagem pelo lado, ou subterrâneo, o ter um alpendre, em vez de garagem, ou mesmo a entrada lateral em vez de frontal.

    Parece-me lógico, que cada terreno, além da àrea de implementação, tenha também definido pela câmara, se a entrada é lateral, se pode ter garagem, etc. O que gostaria de saber é onde é possível consultar estas regras, e assim saber até que ponto poderei modificar um projecto para ficar do meu agrado. Este tipo de questões, quem está a vender nunca sabe, e além do mais também não iria acreditar sem ter alguma confirmação oficial.

    Por exemplo, encontrei um terreno muito interessante, já com projecto aprovado. É geminado de um dos lados, e não tem garagem. O carro entra de lado, e tem uma especie de telheiro na parte lateral da casa. Gostei muito do terreno, do sítio, e até mesmo do projecto, excepto a parte do telheiro. Só estou interessado se puder fazer garagem por baixo. O meu problema, é onde me posso informar se essa situação será possível ou se o projecto existente seguiu já regras que têm de ser seguidas.

    Muito obrigado pelo vosso esclarecimento.
    Nuno Carvalho
  2.  # 2

    e comprar um terreno em que possa fazer a casa que lhe apetecer??? ou seja só o terreno sem projecto.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1e comprar um terreno em que possa fazer a casa que lhe apetecer??? ou seja só o terreno sem projecto.


    e mesmo sem projecto, como posso saber que tipo de casa pode ser feita?
  4.  # 4

    pode comprar terreno e mudar projecto se existir.
  5.  # 5

    Colocado por: carvalhon
    Colocado por: marco1e comprar um terreno em que possa fazer a casa que lhe apetecer??? ou seja só o terreno sem projecto.


    e mesmo sem projecto, como posso saber que tipo de casa pode ser feita?


    pelo pdm, pelo loteamento se existir, pelas regras municipais. contrate desde já um arquitecto, ele vai ajuda-lo nessa questão.
    cumps
  6.  # 6

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

    pelo pdm, pelo loteamento se existir, pelas regras municipais. contrate desde já um arquitecto, ele vai ajuda-lo nessa questão.
    cumps


    Ok, e onde consigo consultar o loteamento e as regras municipais? O arquitecto parece-me um bocado precipitado, antes de comprar o terreno.
  7.  # 7

    Colocado por: carvalhonOk, e onde consigo consultar o loteamento e as regras municipais? O arquitecto parece-me um bocado precipitado, antes de comprar o terreno.


    olhe que não, pelo contrario pode ajudar na escolha do terreno, há questões de regras que só um arquitecto pode lhe dizer, pode procurar mas não é fácil, venha no site da câmara municipal, ou vá há câmara e peça pdm e regulamento de edificação do concelho
  8.  # 8

    Eu tive a mesma dúvida e optei por, em primeiro lugar, consultar o site da Câmara Municipal e tentar aceder ao PDM.
    No meu caso concreto, trata-se de duas câmaras distintas, porque o terreno ainda não estava comprado.
    Eram as de Matosinhos e Maia.
    Em qualquer uma delas, e através do respectivo site, tive acesso ao respectivo PDM e, uma vez seleccionado o respectivo terreno e identificado o alvará de loteamento e número de lote, já tem acesso a saber quais as permissões, condicionantes, áreas de implantação, e outras informações relevantes que pretenda...
    Se, através do site não conseguir tudo o que pretende, pode sempre deslocar-se à C.M. e tentar informar-se directamente...
    Uma pequena advertência...tudo isso requer algum tempo e muita paciência...

    Cumprimentos...
  9.  # 9

    Colocado por: alfmtsEu tive a mesma dúvida e optei por, em primeiro lugar, consultar o site da Câmara Municipal e tentar aceder ao PDM.
    No meu caso concreto, trata-se de duas câmaras distintas, porque o terreno ainda não estava comprado.
    Eram as de Matosinhos e Maia.
    Em qualquer uma delas, e através do respectivo site, tive acesso ao respectivo PDM e, uma vez seleccionado o respectivo terreno e identificado o alvará de loteamento e número de lote, já tem acesso a saber quais as permissões, condicionantes, áreas de implantação, e outras informações relevantes que pretenda...
    Se, através do site não conseguir tudo o que pretende, pode sempre deslocar-se à C.M. e tentar informar-se directamente...
    Uma pequena advertência...tudo isso requer algum tempo e muita paciência...

    Cumprimentos...


    Também já fui ao site da camara da amadora, e aquilo tem lá o PDM interactivo. Até diz que essa informação é disponibilizada, mas sinceramente não aparece lá nada que interesse.. ou é falta de jeito!!!

    Podes-me dizer em que camara conseguiste ver essa informação via net, para ver se o program é igual ao da amadora?

    Obrigado
  10.  # 10

    Como já disse, no meu caso estavam em causa as câmaras de Matosinhos e Maia...
    No caso da de Matosinhos, tive acesso ao PDM tal como publicado em Diário da República e, a partir daí, só tive de identificar a zona e alvará de loteamento para ter acesso à restante informação.
    No caso da Maia, foi um pouco diferente, porque eles usam uma indicação do PDM por código de cores...mas, mesmo assim, foi uma questão de identificar a localização do terreno em causa, identificar os dados correspondentes à cor que lhe correspondia e, a partir daí, fiquei a saber quase tudo o que queria a respeito do lote. fiquei com umas pequenas dúvidas sobre áreas de implantação e tipo de construção permitida (no meu caso só interessava poder construir um piso térreo) que fui esclarecer pessoalmente na câmara mas foi coisa simples...

    Como eu já disse, temos que nos dispor a perder algum tempo e a exercitar a nossa paciência mas consegue-se quase tudo sobre tudo!...basta procurar...
  11.  # 11

    Dei uma vista de olhos ao site da camara da Amadora e tens lá informação sobre Urbanismo e sobre o PDM!...
    No separador "Balcão Municipal", aparece-te, à esquerda, um sub-menu com vários tópicos (Consultas Online, Serviços Online, etc...).
    Nos serviços online, tens lá um link directo para o PDM da Amadora. Dei uma vista de olhos também aí e devo dizer-te que está muito bem estruturado e com muito pormenor!...
    Não deves ter muitos problemas em encontrares aí a informação que pretendes...
    Boa sorte (espero ter sido útil...)
  12.  # 12

    Já tinha visto a parte do PDM, os restantes não.

    Mas mesmo assim, não encontro o que pretendo, apenas o artigo do PDM aplicável, e o PDM em si. Agora o loteamento, com espaço de implementação, etc... nada... ou então sou mesmo muito vesgo!!!

    Vou mesmo ter de passar pela câmara.

    Obrigado.
  13.  # 13

    Colocado por: carvalhonMas mesmo assim, não encontro o que pretendo, apenas o artigo do PDM aplicável, e o PDM em si. Agora o loteamento, com espaço de implementação, etc... nada... ou então sou mesmo muito vesgo!!!


    alvará de loteamento tem de pedir na câmara
 
0.0187 seg. NEW