Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Eu acabei de comprar uma casa e já tinha reparado no chão mas hoje ao querer pintar as paredes reparei nestes pormenores que não dava para ver quando visitava a casa.
    Na altura eles comentaram que a casa não tinha humidade e eu até acredito que não tenha. Penso que seja condensação mas como dá para ver nas imagens todas as zonas da casa que esteja perto das janelas estão assim. O que se pode fazer para melhorar isto? Algum produto? Eu sei que mais cedo ou mais tarde tenho de mudar as janelas. O que me assusta é na parte de cima da janela porque notasse que fizeram alguma coisa mas uma pessoa nunca sabe o que foi.
    Outra coisa é na imagem da parede do tecto. Ao passarmos a mão, caiu logo aquele pedaço. Em alguns pontos do tecto se passarmos a mão e se esfregarmos cai um bocado de parede. O que se pode fazer? Nós já compramos produto para limpar os fungos e por um primário e tinta nova. É preciso mais alguma coisa?

Já pedi a uma empresa para vir cá para ver o que se pode fazer na casa mas como estamos em estado de emergência não podem vir cá ainda.

Obrigado pelos esclarecimentos

Cumprimentos
      parede.jpeg
      janela2.jpeg
      janela3.jpeg
  2.  # 2

Esqueci me de inserir a foto do chão.
      chao.jpeg
  3.  # 3

Isso não é condensação, são infiltrações que terá na varanda seja pelo revestimento, soleiras e rodapé exterior. Na caixa de estor a mesma coisa infiltração.
    Concordam com este comentário: zed, RicardoPorto, Bricoleiro, Anonimo16062021
    • zed
    • 30 abril 2020 editado

# 4

Colocado por: josecerejoNa altura eles comentaram que a casa não tinha humidade e eu até acredito que não tenha.

Pois não.. devia ter água mesmo.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, eu
  4.  # 5

nós já estamos na casa desde dezembro e mesmo com as a chuvada que houve não apareceu água por isso eles devem ter resolvido o problema. Só aparece gotas nos vidros que é a tal condensação que estava a mencionar. No tecto tambem aparece pintas mas pouca coisa por isso é que mencionei condensação.
    Acham que devo preocupar-me? Eu mais cedo ou mais tarde vou por janelas duplas em pvc. Preciso de mais alguma coisa?
  5.  # 6

Colocado por: josecerejonós já estamos na casa desde dezembro e mesmo com as a chuvada que houve não apareceu água por isso eles devem ter resolvido o problema. Só aparece gotas nos vidros que é a tal condensação que estava a mencionar. No tecto tambem aparece pintas mas pouca coisa por isso é que mencionei condensação.
    Acham que devo preocupar-me? Eu mais cedo ou mais tarde vou por janelas duplas em pvc. Preciso de mais alguma coisa?

Que tipo de isolamento térmico tem a casa? Aparece marcas de bolor/fungos noutros pontos da casa, sem ser perto de janelas ou portas?
    • eu
    • 1 maio 2020

# 7

Colocado por: josecerejoEsqueci me de inserir a foto do chão.
      chao.jpeg

Infiltração, e não é pequena.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 8

Colocado por: eu

Infiltração, e não é pequena.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

que tipo de empresa acham que deva chamar aqui a casa? Eu pedi para vir uma empresa de humidades e condensação. Deveria ter sido outro tipo de empresa?
  7.  # 9

Colocado por: david.pereira

Que tipo de isolamento térmico tem a casa? Aparece marcas de bolor/fungos noutros pontos da casa, sem ser perto de janelas ou portas?

A casa é de 1993 por isso não existe o livrete obrigatório do que a casa tem por isso só abrindo as paredes é que saberia. Mas capoto sei que não tem. O certificado energético é D e na avaliação dizia que se devia mudar o isolamento térmico em paredes exteriores "aplicação pelo exterior com revestimento aplicado sobre o isolante"
    isolamento térmico de cobertura inclinada
    E isolamento térmico de pavimentos interiores "apicação sobre a lage de pavimento"
    A casa é uma moradia

Isto foi a proposta de medidas a melhorar para o certificado.
  8.  # 10

Colocado por: josecerejo

A casa é de 1993 por isso não existe o livrete obrigatório do que a casa tem por isso só abrindo as paredes é que saberia. Mas capoto sei que não tem. O certificado energético é D e na avaliação dizia que se devia mudar o isolamento térmico em paredes exteriores "aplicação pelo exterior com revestimento aplicado sobre o isolante"
    isolamento térmico de cobertura inclinada
    E isolamento térmico de pavimentos interiores "apicação sobre a lage de pavimento"
    A casa é uma moradia

Isto foi a proposta de medidas a melhorar para o certificado.

Essas medidas no certificado energético normalmente são chapa 5.

De qualquer forma, no chão parece claramente infiltração. Junto à caixa de estore e nas paredes parece-me ponte térmica.

Tem sinais de condensação noutros pontos da habitação?
  9.  # 11

Essas medidas no certificado energético normalmente são chapa 5.

De qualquer forma, no chão parece claramente infiltração. Junto à caixa de estore e nas paredes parece-me ponte térmica.

Tem sinais de condensação noutros pontos da habitação?

Peço desculpa mas não entendi a sua expressão. "Chapa 5" quer dizer que é sempre a mesma coisa ou que acertam sempre?

Existe mais pontos da habitação. Todos os tectos do 2 andar têm algumas pintas amarelas que já começa a ser perceptivel. Tenho um aparelho de humidade e por norma está sempre nos 70/80% e tenho as janelas abertas a arejar se não estava pior. Quando está sol e bom tempo está nos 50/60%. No inverno acordava sempre com gotas na janela e um bocado de agua à volta da janela e é por isso que penso que seja condensação. Eu vivo ao lado de um pequeno rio que tambem ajuda a isto.
  10.  # 12

Peço desculpa mas não entendi a sua expressão. "Chapa 5" quer dizer que é sempre a mesma coisa ou que acertam sempre?

Existe mais pontos na habitação. Todos os tectos do 2 andar têm algumas pintas amarelas que já começa a ser perceptivel. Tenho um aparelho de humidade e por norma está sempre nos 70/80% e tenho as janelas abertas a arejar se não estava pior. Quando está sol e bom tempo está nos 50/60%. No inverno acordava sempre com gotas na janela e um bocado de agua à volta da janela e é por isso que penso que seja condensação. Eu vivo ao lado de um pequeno rio que tambem ajuda a isto.

Existe mais pontos da habitação. Todos os tectos do 2 andar têm algumas pintas amarelas que já começa a ser perceptivel. Tenho um aparelho de humidade e por norma está sempre nos 70/80% e tenho as janelas abertas a arejar se não estava pior. Quando está sol e bom tempo está nos 50/60%. No inverno acordava sempre com gotas na janela e um bocado de agua à volta da janela e é por isso que penso que seja condensação. Eu vivo ao lado de um pequeno rio que tambem ajuda a isto.
  11.  # 13

Sim, significa que normalmente os PQ's colocam sempre a mesma coisa nos certificados energéticos.

Para além da substituição de caixilhos, na minha opinião, justifica-se mesmo a colocação de isolamento térmico pelo exterior - ETICS - para resolver o problema.
  12.  # 14

Sim, significa que normalmente os PQ's colocam sempre a mesma coisa nos certificados energéticos.

Para além da substituição de caixilhos, na minha opinião, justifica-se mesmo a colocação de isolamento térmico pelo exterior - ETICS - para resolver o problema.

É uma intervenção que pode fazer pouco a pouco e passo a passo, na minha opinião

1 isolamento térmico da cobertura sobre a laje (ou na impossibilidade tecto)
    2 janelas
    3 etics
  13.  # 15

Resumindo o isolamento na cobertura é muito importante pelo que estou a ver e não tinha noção disso por acaso.
    Nós não usamos o sotão é mais para arrumos de tralha como "telhas, cerâmica, etc", por isso se fizessemos era no tecto se não iria ficar muito dispendioso se fosse no telhado.
    As janelas já tinhamos em mente com a caixilharia.

Etics e capoto é a mesma coisa ne? Pelo que estive a ler.
    Metade da nossa casa no exterior tem pedra ou cerâmica. É preciso partir a cerâmica e por capoto ou não é necessário?

Muito obrigado por todos os esclarecimentos até agora.
  14.  # 16

Por partes

Se não usa o sótão é meter na laje uma barreira para vapor e la de rocha em placas.

O etics é o mesmo que capoto e não precisa de partir pode aplicar por cima
  15.  # 17

Colocado por: pc ferreiraPor partes

Se não usa o sótão é meter na laje uma barreira para vapor e la de rocha em placas.

O etics é o mesmo que capoto e não precisa de partir pode aplicar por cima

Sim mas ao aplicar por cima infelizmente irei perder a pedra ou teria de por pedra por cima do capoto. Mas fiquei esclarecido :)
    por partes as coisas vão se fazendo. Devagarinho se vai lá.

A minha última pergunta já agora quanto custa meter em média capoto numa moradia típica geminada?
    Penso que seja onde irei gastar mais dinheiro destas 3 não?
  16.  # 18

Sim mas ao aplicar por cima infelizmente irei perder a pedra ou teria de por pedra por cima do capoto. Mas fiquei esclarecido :)

A minha última pergunta já agora quanto custa meter em média capoto numa moradia típica geminada?

Não é bem a minha praia, mas um bom profissional deveria cobrar >40€, curiosos e biscateiros fazem por bem menos.
  17.  # 19

Colocado por: pc ferreira

Não é bem a minha praia, mas um bom profissional deveria cobrar >40€, curiosos e biscateiros fazem por bem menos.

ok muito obrigado :) prefiro pagar por um bom professional do que ter remendos depois pela casa. Nesta casa exsite muito remendos e eu odeio remendos porque é só adiar os problemas.

Muito obrigado pelas respostas.
  18.  # 20

O valor irá depender da espessura de capoto a aplicar. O capoto custa em média 1€/m2/cm de espessura.

0.0227 seg. NEW