Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,


    Este é o meu primeiro post: nos últimos dias li bastantes discussões relacionadas com bombas de calor (BC) aqui no Fórum da Casa, mas não encontrei a resposta que procuro para o nosso problema em concreto cá em casa, apesar de ter aprendido muita coisa (um obrigado a todos).



    1) A nossa habitação atualmente:

    - Apartamento T4 com 180m2 situado no interior do distrito do Porto (um 3º andar de 4 pisos), construído em 1999/2000.

    - 3 WCs, 2 dos quais com banheira.

    - Piso radiante.

    - 3 adultos, 1 banho diário por pessoa.

    - Caldeira atmosférica (ainda a original de 1999/2000) a gás propano (o prédio tem um depósito) de 24KW, que aquece as águas sanitárias (AQS) e o piso radiante (que apenas usámos um mês para experimentar e aferir o seu custo mensal... não voltámos a usar).



    2) O nosso problema:

    - A caldeira está claramente em fim de vida (20 anos...).

    - O custo do gás propano é cada vez mais proibitivo.

    - A conduta de exaustão da caldeira é partilhada com outros 3 apartamentos... isto inviabiliza automaticamente algumas outras opções interessantes como as caldeiras de pellets (acho que este raciocínio está certo, embora já esteja a falar de cor).

    - Portanto... estamos a pensar em substituir a caldeira original a gás propano por um sistema com bomba de calor e não por outra caldeira ou esquentador.



    3) Gostaríamos das vossas sugestões/recomendações/questões para as seguintes opções/cenários, pelo menos:

    a) Uma solução (*) com BC apenas para AQS.

    b) Uma solução (*) com BC para AQS numa primeira fase de investimento + "expansão" da solução numa 2ª fase para aquecimento do piso radiante.

    c) Uma solução (*) com BC para AQS + aquecimento do piso radiante, com investimento todo à cabeça (duvido que tenhamos essa capacidade, mas nada como perguntar).



    Uma solução (*) entenda-se como o conjunto de equipamentos, referências de marcas e modelos (os preços são opcionais, pois há que consultar depois os instaladores).



    O meu obrigado antecipado a todos,

    Nuno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanaCosta
  2.  # 2

    Em termos de condições de instalação, tem algum espaço disponível para instalação ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  3.  # 3

    Assumo que não haja gás natural na sua zona, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
    • SrR
    • 2 maio 2020

     # 4

    Bc mais piso radiante e aqs dentro das soluções que fala é a mais onerosa, tem ideia de quanto estaria a pensar em investir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  4.  # 5

    Colocado por: nasys007Em termos de condições de instalação, tem algum espaço disponível para instalação ?


    Uma lavandaria com um espaço interior de 4.32 m2 (= 3.18 x 1.36).


    Colocado por: lmatosAssumo que não haja gás natural na sua zona, certo?


    Ainda não, mas há "rumores" de "fontes credíveis" que estará para "breve" mas sem que ninguém saiba responder quando, mas lá está, rumores não são factos reais, embora se possam usar para construir cenários futuros.

    Valerá a pena entrar em linha de conta com esta possibilidade concreta de futuro?


    Colocado por: SrRBc mais piso radiante e aqs dentro das soluções que fala é a mais onerosa, tem ideia de quanto estaria a pensar em investir?


    Ainda não sei: normalmente nestas coisas de investimentos operacionais (carros, etc...) começo sempre e em primeiro lugar por colocar algumas opções em cima da mesa, e só depois é que faço as contas (custo inicial, custo de operação, custo de propriedade, etc...).

    O que sei hoje (sujeito a confirmação da vossa parte) pela leitura que fiz de imensas discussões aqui no Forum e de algumas fichas técnicas e tabelas de preços de equipamentos disponibilizadas por parte de alguns fabricantes/instaladores (e aqui ando bastante à deriva por falta de conhecimentos técnicos tenho de admitir) é que uma solução de BC para AQS é mais barata que a solução de BC para piso radiante, o que por sua vez, é mais barata que a solução de BC para AQS + piso radiante.

    Esta é a razão pela qual estou a perguntar se é possível (tecnicamente principalmente) fazer este investimento em fases, isto é, começar com AQS e depois, eventualmente, "expandir" o sistema para piso radiante.
  5.  # 6

    Colocado por: nrgomesEsta é a razão pela qual estou a perguntar se é possível (tecnicamente principalmente) fazer este investimento em fases, isto é, começar com AQS e depois, eventualmente, "expandir" o sistema para piso radiante.
    pode o fazer mas vai ter um investimento maior e com mais equipamentos, pois ao custo inicial de uma bomba de calor somente AQS teria á posteriori instalar outra bomba de calor para o aquecimento:
    o melhor mas mais €€€€ seria usar o mesmo equipamento para ambas as funções, existem inumeras soluções deste tipo no mercado, term em atenção que tem que colocar uma unidade no exterior e aendo um edificio de habitação pode levantar alguns problemas apesar de ser na pratica mais uma unidade de AC exterior vulgar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  6.  # 7

    Aproveito para fazer também uma pergunta sobre uma questão que já pesquisei e não encontrei resposta.
    Imaginando que estamos no verão e a utilizar a bomba de calor para arrefecimento, como é que ela agiliza para aquecer as águas sanitárias?
  7.  # 8

    parando momentaneamente de fazer arrefecimento comutando para aquecimento das AQS, tal como ao fazer aquecimento de baixa temperatura pois para fazer AQS comuta para temperatura mais elevada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  8.  # 9

    Ok, tem lógica, pensei que podia fazer uma "magia" qualquer, mas tem mesmo de trocar de frio para quente.
    • SrR
    • 3 maio 2020

     # 10

    No fundo a maq esta sempre a trabalhar com calor
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesPode o fazer mas vai ter um investimento maior e com mais equipamentos, pois ao custo inicial de uma bomba de calor somente AQS teria á posteriori instalar outra bomba de calor para o aquecimento.


    Colocado por: jorgealvesO melhor mas mais €€€€ seria usar o mesmo equipamento para ambas as funções, existem inúmeras soluções deste tipo no mercado, ter em atenção que tem que colocar uma unidade no exterior e sendo um edificio de habitação pode levantar alguns problemas apesar de ser na prática mais uma unidade de AC exterior vulgar.


    Obrigado Jorge.

    Então, pela sua experiência posso deduzir que:

    1) Existem no mercado soluções de BC que fazem em simultâneo AQS + aquecimento por piso radiante (penso que a sigla seja PRH, correcto?).

    2) Uma solução "combinada" deste tipo (BC para AQS + PRH) será mais barata que 2 sistemas separados: BC para AQS + BC para PRH.


    Se estou a deduzir corretamente, era isto que estava à espera.


    No entanto pergunto:

    - Será possível investir numa solução "combinada" do tipo que referiu (BC para AQS + PRH) por fases, isto é, do ponto de vista técnico esta solução final seria integrada (by design do construtor) mas capaz de ser operada parcialmente com parte do equipamento in-place, aka, 1º as AQS e uns meses mais tarde, com a aquisição do equipamento adicional, AQS + PRH?

    Nota: aqui o meu problema é mesmo financeiro como já deu para notar. Pretendo adquirir uma solução o mais segura e eficiente possível (sob o ponto de vista do custo total de propriedade ao fim de 5-10 anos) para AQS + PRH, mas sem recurso a crédito. Uma forma de fazer isto é investir em 2 ou mais fases, usando o meu próprio dinheiro.
  10.  # 12

    Por tudo o que li... Será que não poderia ser uma solução, temporária, instalar apenas um termo acumulador com apoio eléctrico, com um ou dois permutadores para agora fazer as aqsanitárias e mais tarde ser aquecido com BC que esta por sua vêz também faria PRH
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  11.  # 13

    Colocado por: nrgomesAinda não, mas há "rumores" de "fontes credíveis" que estará para "breve" mas sem que ninguém saiba responder quando, mas lá está, rumores não são factos reais, embora se possam usar para construir cenários futuros.

    Valerá a pena entrar em linha de conta com esta possibilidade concreta de futuro?


    Sem dúvida! Seria a solução mais simples e provavelmente a mais barata, para o cenário em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  12.  # 14

    Colocado por: nrgomes1) Existem no mercado soluções de BC que fazem em simultâneo AQS + aquecimento por piso radiante (penso que a sigla seja PRH, correcto?).
    sim, exemplo:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
      2019-12-27 17.02.20.jpg
  13.  # 15

    Colocado por: nrgomesUma solução "combinada" deste tipo (BC para AQS + PRH) será mais barata que 2 sistemas separados: BC para AQS + BC para PRH.
    sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  14.  # 16

    Colocado por: nrgomes- Será possível investir numa solução "combinada" do tipo que referiu (BC para AQS + PRH) por fases, isto é, do ponto de vista técnico esta solução final seria integrada (by design do construtor) mas capaz de ser operada parcialmente com parte do equipamento in-place, aka, 1º as AQS e uns meses mais tarde, com a aquisição do equipamento adicional, AQS + PRH?
    não dá pois é somente um unico equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrgomes
  15.  # 17

    Colocado por: jorgealvesnão dá pois é somente um unico equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nrgomes


    Obrigado pela explicação Jorge.

    Então, e neste cenário, isto é, uma mesma BC combinada para AQS + PRH, e usando soluções da Daikin (o equipamento que está na foto que partilhou acima), que equipamentos estamos a falar?

    É possível partilhar um link para a(s) brochura(s) técnica(s) desse tipo de equipamento(s)?

    Penso que será esta bomba, mas não tenho a certeza:
    - https://www.daikin.pt/pt_pt/products/EHSX-B.html

    E também julgo, mas também não tenho a certeza, que será necessário "adicionar" a esta bomba combinada pelo menos uma "máquina" exterior. Estarei certo?

    Nota pessoal: acho o site da Daikin demasiado "técnico" (mas talvez seja mesmo essa a ideia) e por isso ainda me é difícil perceber alguns (bastantes) termos e tecnologias usados.

    Um obrigado antecipado pelo seu tempo.
  16.  # 18

    Em todo o caso quero/preciso mesmo de comparar estes 2 cenários:

    1) BC só para AQS.

    2) BC combinada para AQS + PRH (a que o Jorge recomendou).


    Motivo: ainda não tenho propostas mas desconfio que a diferença nos valores de investimento seja substancial. Como tal pretendo fazer umas simulações sobre custo total de propriedade de ambos os cenários e respectivo retorno de investimento.
  17.  # 19

    Colocado por: lmatos
    Sem dúvida! Seria a solução mais simples e provavelmente a mais barata, para o cenário em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nrgomes



    Bem lmatos, atualmente os preços de kWh do gás natural (GN) são em média 60% inferiores ao kWh da eletricidade, em todos os operadores.

    Em todo o caso, e para além de não saber quando é que a rua vai ter GN, também vivo num prédio em que é bastante difícil aos condóminos tomarem decisões racionais, infelizmente.

    Por isso prefiro jogar pelo seguro, isto é, ignorar esta opção.
  18.  # 20

    Colocado por: nrgomesPenso que será esta bomba, mas não tenho a certeza:
    -https://www.daikin.pt/pt_pt/products/EHSX-B.html
    exacto

    Colocado por: nrgomesE também julgo, mas também não tenho a certeza, que será necessário "adicionar" a esta bomba combinada pelo menos uma "máquina" exterior. Estarei certo?
    estas unidades são constituidas por uma unidade interior e outra exterior.https://my.daikin.eu/dam/document-library/catalogues/heat/air-to-water-heat-pump-low-temperature/Daikin_Altherma_3/Daikin%20Altherma%203%20R_Product%20Catalogue_ECPEN20-786_English.pdf
    https://www.daikin.pt/pt_pt/products/EHSX-B---ERLQ-CV3.html
 
0.0236 seg. NEW