Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Será que alguém me pode esclarecer e/ou ajudar!
    Estou a remodelar uma casa com 50 anos.
    Estou com um problema com uma porta da sala de estar que tem 1,80 mt de altura, eu não gosto parece que estou no Portugal do pequenitos.
    Por cima da porta está uma viga. Pedi para desgastarem a viga uns 10cm, mas o construtor nega-se acha que fica muito giro, a engenheira diz que tem medo de mexer na estabilidade da casa. E eu detesto aquela porta, baixo a cabeça sempre que passo!
    Será que não existe uma solução? Há mesmo problema em desgastar a viga 10cm ?
    Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Ribeiroriengenheira diz que tem medo de mexer na estabilidade da casa.

    Então se a engenheira lhe diz isso!!?
    Oh Ribeiro!!?
    Mas é uma casa ou é um apartamento?
    Como é obvio tudo se faz. custa é dinheiro e será necessário um pequeno projecto para o reforço.
    Não lhe explicaram isto assim?
    Meta aqui umas fotos para ilustrar melhor a situação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ribeirori
  3.  # 3

    desgastarem 10 cm numa viga vai fragilizar a mesma, a viga tem ferro e betão, 10 cm vai apanhar o ferro, quer cortar o ferro da viga para a casa cair-lhe em cima.

    infelizmente para a sua carteira a solução será mais dispendiosa.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então se a engenheira lhe diz isso!!?
    Oh Ribeiro!!?
    Mas é uma casa ou é um apartamento?
    Como é obvio tudo se faz. custa é dinheiro e será necessário um pequeno projecto para o reforço.
    Não lhe explicaram isto assim?
    Meta aqui umas fotos para ilustrar melhor a situação
    Estas pessoas
    agradeceram este comentário:Ribeirori


    Não me explicaram nada! Simplesmente dizem que não dá!
    Eu só fico reticente porque já houve outros problemas na obra e tive que ou arranjar solução ou fincar pé dizer que não queria aquilo assim!! O meu intuito não é cortar ferro nem pouco mais ou menos era desgastar o betão simplesmente!
    A viga tem um pilar mesmo encostado á porta, pensei que se fizesse outro podiam aumentar a porta 10cm que fosse!
  5.  # 5

    Colocado por: Ribeiroripensei que se fizesse outro podiam aumentar a porta 10cm que fosse!


    ...e que lhe disseram sobre essa ideia?
  6.  # 6

    Dar dá.. Custa é dinheiro
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  7.  # 7

    Dá,fazendo o respetivo reforço devidamente calculado. Normalmente é um pórtico metálico. Pergunte lá à engenheira se pode calcular um pórtico metálico a passar por cima do vão da porta. Com um pouco de sorte basta até colocar uma viga de aço a servir de lintel, depende do tipo de parede. Como é a parede? Alvenaria? Pedra ? Tijolo ?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    ...e que lhe disseram sobre essa ideia?


    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Dizem sempre o mesmo que teem medo de mexer na viga!!

    ...e que lhe disseram sobre essa ideia?
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo1210Não dá para fechar essa porta e abrir num outro ponto onde não passe essa tal viga?



    A viga é a toda a volta da casa
  10.  # 10

    Colocado por: RibeiroriA viga é a toda a volta da casa

    Portanto está a dizer que uma construção de 1970, tem uma viga de lintel, em que a face inferior está a 1.80m de altura?
  11.  # 11

    Colocado por: brunomrosaDá,fazendo o respetivo reforço devidamente calculado. Normalmente é um pórtico metálico. Pergunte lá à engenheira se pode calcular um pórtico metálico a passar por cima do vão da porta. Com um pouco de sorte basta até colocar uma viga de aço a servir de lintel, depende do tipo de parede. Como é a parede? Alvenaria? Pedra ? Tijolo ?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Pedro Barradas



    A parede é de pedra.
  12.  # 12

    Amigo ribeiro, o que nos es´ta a dar são informações muito escassas e ás mijinhas.. haja paciêcia ;)
    Tem de perguntar à eng. o que é preciso para poder ter a passagem livre nos 2.00m. até porue não sabemos se a casa tem placa ou não, espessura da alvenaria, pedra de que» aparente, aparelhada, ordinária, etc....
    Muita variável.

    Por isso se gasta uns €€€€ nuns projectos precvios para planear as obras de acordo com as condicionantes do construído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ribeirori
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Portanto está a dizer que uma construção de 1970, tem uma viga de lintel, em que a face inferior está a 1.80m de altura?


    Sim, não percebo muito disso. Mas o meu avô construiu a casa em 1972 com paredes de pedra e esta viga dá a volta á casa e tem 1,80mt de altura.
  14.  # 14

    Afinal é de 1972, são 48 anos e não 50 ;)
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo ribeiro, o que nos es´ta a dar são informações muito escassas e ás mijinhas.. haja paciêcia ;)
    Tem de perguntar à eng. o que é preciso para poder ter a passagem livre nos 2.00m. até porue não sabemos se a casa tem placa ou não, espessura da alvenaria, pedra de que» aparente, aparelhada, ordinária, etc....
    Muita variável.

    Por isso se gasta uns €€€€ nuns projectos precvios para planear as obras de acordo com as condicionantes do construído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ribeirori


    Peço imensa desculpa de incomodar. É a primeira vez que estou a usar o fórum e estou ainda a perceber como funciona.
    Depois estou a colocar as minhas dúvidas e como não percebo do assunto não sei que informações são importantes e pertinentes para poder ser esclarecida.

    A pergunta que me diz para fazer faço-a desde início da obra e sinto que não querem saber porque acham engraçada uma porta assim, eu é que não acho piada nenhuma e sempre que lá passo baixo a cabeça. E sei que vai ser um ponto naquela casa que não vou gostar.

    Gastei uns euros a mais a contar que fizessem um planeamento correto, mas já não é o primeiro problema que surge que se vê a léguas que o planeamento falhou muito.
  16.  # 16

    viga
      IMG_4942.PNG
  17.  # 17

    A foto não ilustra nada que possamos usar.

    Mas durante o "planeamento" chegaram a discutir a hipótese de subir as vergas dessas portas? não se esqueça que isso carece de licenciamento municipal, 1º porque apresenta consequencias/ intervenção a nivel estrutural, 2ª porque é considerado alteração de fachada.

    Arranje uma equipa de projecto isenta para irem ao local efectuarem uma visita técnica, e verem o que se pode ou não fazer, dentro e de um orçamento. pois concerteza isto que quer não foi contemplado no orçamento das obras e como expliquei trás outro tipo de consequencias.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ribeirori
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasA foto não ilustra nada que possamos usar.

    Mas durante o "planeamento" chegaram a discutir a hipótese de subir as vergas dessas portas? não se esqueça que isso carece de licenciamento municipal, 1º porque apresenta consequencias/ intervenção a nivel estrutural, 2ª porque é considerado alteração de fachada.

    Arranje uma equipa de projecto isenta para irem ao local efectuarem uma visita técnica, e verem o que se pode ou não fazer, dentro e de um orçamento. pois concerteza isto que quer não foi contemplado no orçamento das obras e como expliquei trás outro tipo de consequencias.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ribeirori



    Muito obrigada pela ajuda!!!
 
0.0220 seg. NEW