Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo liquidar o meu crédito habitação no final deste ano. Pelo que andei a ler nessa altura é suposto o banco emitir um documento para por fim à hipoteca (distrate da hipoteca) que eu devo entregar na Consevatória. Alguem sabe se o banco cobra alguma coisa pela emissão desse documento. Será que isso depende do banco. O meu emprestimo é no BES e como eles cobram taxas por tudo e por nada...

    Desde já obrigada,
    Ana Lopes.
    •  
      FD
    • 2 abril 2008

     # 2

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=934757&div_id=1730

    Nos comentários:

    Custo de desmobilização
    Concordo que actualmente os bancos informam de todos estes custos, mas falta aqui um custo que não aparece em lado nenhum. Após o pagamento do meu empréstimo e pagas todas as respectivas taxas, um banco (BCP) teve o descaramento de ir à minha conta e roubar 300 ?, sem informar nem pedir autorização, para emitir uma simples declaração para eu poder levantar a hipoteca...
  2.  # 3

    Sobre encargos com empréstimo à habitação há alguma informação, mas quando pretendemos liquidar um empréstimo, não há informação em lado nenhum...

    Estou a vender a minha casa. Contactei o meu banco, via e-mail, para saber que despesas iria ter quando liquidasse o meu empréstimo.
    Telefonaram-me e prestaram-me todas as informações, só espero que na hora da escritura de venda não me apareçam surpresas.

    Eis o que disseram que me vão cobrar:
    - Comissão de reembolso antecipado (0,5% do capital em divida+Imposto selo). Mas como vou contratar o novo empréstimo no mesmo banco, depois restituem o dinheiro.
    - Emissão de titulo de renúncia de hipoteca (75euros + Imposto selo)
    - Emissão declaração divida (25euros + Imposto selo)
    - Deslocação solicitador (65,70euros + IVA)
    - Juros e seguros da casa contados ao dia, desde a data da última prestação até à data da escritura.

    Mas o meu banco é o BPI...aconselho-a a pedir essa informação no seu banco.
  3.  # 4

    Anónimo disse:
    Boa tarde:

    littlekikax:
    O Banco vai cobrar-lhe uma importância por cada empréstimo que tiver. Ex. Se tiver contratado um empréstimo com a finalidade de aquisição e mais outr empréstimo associado o Banco vai cobrar-lhe uma comissão por cada empréstimo, mas deve contactar com o seu Banco para se informar dos valores.

    pipocas4:

    No seu comentário:
    - Emissão declaração divida (25euros + Imposto selo)
    - Deslocação solicitador (65,70euros + IVA)
    A cobrança destas comissões é ilegal se a finalidade do crédito for para aquisição de imóvel (os empréstimos associados podem ser cobrados destas comissões).

    Francis
  4.  # 5

    Francis, pode-me dizer onde se baseou para dizer que tais encargos são ilegais?.

    Talvez para darem a volta à questão os bancos já não lhes chamam comissões mas sim outros nomes...
  5.  # 6

    Obrigada pelos vossos esclarecimentos :-) Mesmo assim pensei que o valor cobrado pelos bancos fosse superior mas cada banco é um caso diferente.
    Ana.
  6.  # 7

    Anónimo disse:
    Boa tarde,

    É obrigatória a entrega do distrate da hipoteca na Conservatória do Registo Predial? É que o meu solicitador disse-me que a despesa fica pelos 100€ e só se justifica se um dia eu quiser vender o meu apartamento. Gostaria de saber a V/ opinião.

    Obrigada
    Manuela Silva
  7.  # 8

    Anónimo disse:
    Sim, poupe agora 100€.

    Se depois quiser vender a casa, e não pense só em si, pense nos seus herdeiros, e perder o papel quero ver como é que se desenrasca... quantos 100€ vai gastar depois em chatices... chega ao banco e diz-lhes assim "olhe, há 50 anos vocês deram-me um papel de distrate mas eu não registei na conservatória e agora perdi o papel, vocês ainda têm isso aí?". Se calhar ainda paga ao mesmo solicitador para lhe resolver o problema...

    Deixe-se disso, faça o registo e esqueça o dinheiro. "Só se justifica se um dia eu quiser vender o meu apartamento", esse solicitador...
  8.  # 9

    Anónimo disse:
    Tem 30 dias para requerer o pedido de cancelamento de hipoteca. Se deixar passar o prazo paga o valor em dobro, ou seja, cada cancelamento 100 aereos x 2 = 200 aereos (se for 2 hipotecas paga 400). Todavia, se um dia pretender vender a casa, entrega o distrate ao comprador e caso este peça o cancelamento juntamente com o registo de aquisição, o cancelamento tem um custo de "zero" aereos.
    É assim. É o País onde vivemos, e que sustentamos com o suor do nosso trabalho.
  9.  # 10

    Olá a todos, eu também estou na mesma situação e o meu banco vai tirar-me muito mais do que o banco do Sr. Pipocas4 só nas despesas de deslocação leva-me 170,47+IVA; emissão do documento de cancelamento 113,64+IVA, enfim nem vale a pena dizer mais nada já compreenderem todos o que é os bancos (Totta) e como era pouco o dinheiro que iam levar ainda foram tirar da conta sem aviso 203,73. Fora a comisão de reembolso. Até breve
    • kfc
    • 2 janeiro 2015

     # 11

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Tem 30 dias para requerer o pedido de cancelamento de hipoteca. Se deixar passar o prazo paga o valor em dobro, ou seja, cada cancelamento 100 aereos x 2 = 200 aereos (se for 2 hipotecas paga 400). Todavia, se um dia pretender vender a casa, entrega o distrate ao comprador e caso este peça o cancelamento juntamente com o registo de aquisição, o cancelamento tem um custo de "zero" aereos.
    É assim. É o País onde vivemos, e que sustentamos com o suor do nosso trabalho.


    Bom dia, podem confirmar se ainda é assim como está indicado neste post de 2008?
    ou seja, pedindo o cancelamento+registo de aquisição fica a zero euros.
    cumpts
  10.  # 12

    Colocado por: kfccancelamento+registo de aquisição fica a zero euros.


    não
 
0.0176 seg. NEW