Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um familiar que arrendou uma casa com contrato de arrendamento de 3 anos. Há um ano renovou por mais 3 anos mas sem hipótese de continuidade. No entanto, o inquilino coloca problemas em tudo. A casa foi arrendada com moveis da cozinha novos, mas o inquilino não gosta atualmente. Mudou-se as torneiras da casa de banho e colocou-se um móvel novo (a loiça estava boa), mas o inquilino já implicou com o azulejo porque também não gosta. Uma vez, um dos móveis da cozinha cedeu um pouco, ligou para informar para saber se poderíamos ir lá ver. Como o senhorio estava indisponível por motivos de doença, apresentou-se a solução do inquilino verificar o problema e apresentar a fatura da reparação para ser acertada na Renda….não o fez.
    Passado quase 4 anos, afirma que não tem a casa em condições e que o senhorio não se teve em consideração.
    Diz que anda a pagar extras para ter conforto, mas não apresenta os gastos ou faturas, cada vez que se pergunta, para receber o valor pago.

O senhorio vive em desespero porque, a renda é barata não teve atualizações e entregou um imóvel, renovado, pintado, limpo e não sabe o que fazer com tantas reclamações. a casa, não tem nem humidade nem problemas de canalização.

Qual é a solução?
  2.  # 2

Convidar o inquilino a ir embora mesmo sem aviso prévio.
    •  
      imo
    • 4 maio 2020

# 3

Eu diria que o seu familiar perdeu uma boa oportunidade para se opor à renovação do contrato há um ano atrás...
  3.  # 4

Ambos culpados.
    Se o senhorio acha que a renda é barata, antes da renovação do contrato de arrendamento exercia o seu direito e não renovava o contrato de arrendamento ou aceitava renovar e aumentava o preço.
    O inquilino se não está contente com a casa, também tinha exercido o seu direito de não renovação do contrato e tinha arrendado outra casa.
    O inquilino deverá efectuar as reclamações por escrito e caso se verifique que é necessário reparar algo o senhorio repara, desde que seja algo de desgaste. Agora eu enquanto inquilina não posso exigir ao meu senhorio que renove a casa de banho só porque eu não gosto das louças, das torneiras ou dos azulejos que já lá estavam quando arrendei a casa. Agora se rebentar um tubo, houver alguma infiltração é claro que é o senhorio a reparar.
  4.  # 5

Grande lata, quer dizer não gosta dos azulejos, das torneiras, da cor dos tacos do chão dos quartos. Quer dizer se isto fosse assim andavam os senhorios a ter que colocar a casa ao gosto do inquilino. Desde que esteja tudo em bom estado de conservação, bom estado de utilização e limpo o senhorio não tem que se chatear.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, SousaA37
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SousaA37
  5.  # 6

Atenção, foi enviada uma carta a informação da renovação e em caso de oposição ou insatisfação, apresentar a sua não renovação.
    As reclamações apareceram na renovação do contrato ou seja, à um ano atrás. Antes estava tudo bem.
  6.  # 7

Colocado por: SousaA37
    Qual é a solução?

Desde que pague as rendas a tempo e horas, apenas devem atender a possíveis reparações, verdadeiramente, atendíveis.

Melhoramentos extra, nem pensar. Devem ficar atentos e ponderar a próxima renovação do contrato
  7.  # 8

Colocado por: size

Desde que pague as rendas a tempo e horas, apenas devem atender a possíveis reparações, verdadeiramente, atendíveis.

Melhoramentos extra, nem pensar. Devem ficar atentos e ponderar a próxima renovação do contrato

Exactamente. Se bem que, tem sido chamado atenção para guardar as faturas todas e comunicar por escrito (carta com aviso de receção) os arranjos...mas...está difícil a compreensão. Não haverá mais renovação porque já foi avisado na ultima comunicação que será a primeira e ultima. Apesar de pagar a horas, exige mordomias por causa disso.

Obrigada a todos pela resposta
  8.  # 9

Colocado por: SousaA37

Exactamente. Se bem que, tem sido chamado atenção para guardar as faturas todas e comunicar por escrito (carta com aviso de receção) os arranjos.

Na minha opinião não será aconselhável entregar ao critério do arrendatário supostas reparações por sua iniciativa e cobrar, à posteriori os valor das facturas ao rsenhorio. Podem ter surpresas...
  9.  # 10

Colocado por: size

Na minha opinião não será aconselhável entregar ao critério do arrendatário supostas reparações por sua iniciativa e cobrar, à posteriori os valor das facturas ao rsenhorio. Podem ter surpresas...

Sim. Um prego que se solte, tudo bem e se for algo muito urgente, deverá informar sobre o preço, peça nova e a estragada. Uma situação a titulo excecional. Não generalizando todos os arranjos. Isso está fora de questão para se evitar surpresas. Mas, cada vez que acorda mal disposto, lembra-se de falar de coisas que já reparou, mas que o senhorio não teve conhecimento. Parece que, o Senhorio tinha que ir constantemente fazer vistoria na casa para ajeitar ao detalhe e ao agrado do senhor…..
    A situação não vale pela renda que se ganha. Neste momento, o senhorio preferia ter a casa fechada.

0.0137 seg. NEW