Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Em Março 2017 arrendámos um apartamento, e aquando da celebração do contrato entregámos €600 a título de caução.
    Findos os 3 anos do contrato, e após o senhorio ter comunicado a sua intenção de não renovação, procedemos à entrega das chaves.
    O apartamento foi todo limpo e tudo o que era nosso foi retirado do apartamento. Houve pequenos danos causados pelo nosso cão, que foram devidamente reparados por nós.
    O senhorio fez a vistoria à casa, aquando da entrega das chaves, na nossa presença, e confirmou verbalmente e por escrito que estava tudo no mesmo estado em que nos foi entregue aquando do início do contrato.
    Ora, após a vistoria, o senhorio reparou que 2 candeeiros do WC tinham ganho ferrugem, e a porta de um dos armários tinha cedido, ambos os problemas devido a humidade.
    O WC em questão é um WC interior, sem ventilação, e por muito que seja limpo e arejado, a humidade não deu tréguas.Limpámos por diversas vezes bolor que apareceu e compramos um desumidificador, mas as paredes tinham rachas (portanto mau isolamento térmico) e como disse não havia ventilação, pelo que no nosso entender é normal que a humidade tenha feito "estragos".

O senhorio recusa-se a devolver a totalidade da caução, e diz que vai repor os objetivos "estragados" com o dinheiro da caução, no entanto nós não concordamos, pois no contrato diz que devemos manter tudo no estado em que nos foi entregue, ressalvando danos inerentes às normal e prudente utilização. No nosso ponto de vista, a ferrugem e o defeito na porta não são danos causados por nós, mas sim um desgaste natural inerente à utilização da casa (a humidade não dava para evitar mais do que o que fizemos).

Gostaria de saber opiniões acerca desta situação e como sugerem que procedamos?
  2.  # 2

Não deveria ter entregue as chaves sem ter a caução na mão.

Agora vai ter que se agarrar ao papel qu o senhorio assinou e batalhar.. julgados de paz para começar se houver na sua área de residência
    Concordam com este comentário: Kduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Guits
  3.  # 3

A mim parece-me que o senhorio tem razão!

Tinham um cão dentro do apartamento, isso não é logo bom indício de higiene e limpeza.

Danos inerentes à utilização normal não faz com que os candeeiros ganhem ferrugem e que o teto da casa de banho ganhe bolor.

O que irá acontecer é que o senhorio vai pegar na caução, colocar o que estava mal direito e dar-vos o restante... Legítimo
  4.  # 4

Colocado por: TicMicA mim parece-me que o senhorio tem razão!

Porquê?
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Porquê?

Eu referi porquê.

Estes casos em fóruns sem ouvir os dois lados de nada servem.

Solução para o user que precisa de ajuda.

1o - Ser ele a regularizar a situação e ficar ele com os encargos
    2o - ir a tribunal e perderes muito mais que essa caução
  6.  # 6

Colocado por: TicMicEu referi porquê.

Você disse que senhorio tinha razão, porque a culpa é do cão, mas o problema parece que são uns candeeiros ferrugentos, e uma porta do armário que cedeu .... fiquei baralhado.
    Concordam com este comentário: Guits
  7.  # 7

TicMic, como é que ter um cão dentro do apartamento, não é logo bom indício de higiene e limpeza?! Sempre tivemos todos os cuidados necessários e somos bastante limpos...

Diz-me ainda que "danos inerentes à utilização normal não faz com que os candeeiros ganhem ferrugem e que o teto da casa de banho ganhe bolor" - pois não, mas a humidade faz.E a humidade resultou do facto tomarmos banho num WC que não tem qualquer ventilação e tem mau isolamento térmico. Logo, no nosso entender, é sim uma utilização normal, ou não concorda?
  8.  # 8

Carissimo, a caução serve para esse mesmo efeito. Agora é tudo uma questão de pontos de vista sobre o que é um desgaste normal e prudente.

A porta cedeu mesmo pela humidade ou e falta de afinação?

O wc não tem extrator de ar?
    Não sei o estado antes e depois nem os materiais aplicados, mas o senso comum diz que não deve excluir a correlação entre excesso de humidade provocado por banhos mais duradouros ou água mais quente. Aqui a ventilação durante e após é chave.

Posso lhe dizer que entreguei um apartamento onde o rodapé se descolou e tive de pagar. O rodapé estava atrás de um móvel.

Quanto é que ele que está a cobrar?
  9.  # 9

Colocado por: jjoollCarissimo, a caução serve para esse mesmo efeito. Agora é tudo uma questão de pontos de vista sobre o que é um desgaste normal e prudente.

A porta cedeu mesmo pela humidade ou e falta de afinação?

O wc não tem extrator de ar?
    Não sei o estado antes e depois nem os materiais aplicados, mas o senso comum diz que não deve excluir a correlação entre excesso de humidade provocado por banhos mais duradouros ou água mais quente. Aqui a ventilação durante e após é chave.

Posso lhe dizer que entreguei um apartamento onde o rodapé se descolou e tive de pagar. O rodapé estava atrás de um móvel.

Quanto é que ele que está a cobrar?

Não foi bem ceder, houve uma parte da porta do armário que descolou devido à humidade (foto em anexo), e temos a certeza que não se tratou de uma má utilização até porque nunca utilizámos sequer este armário.

Concordo que a caução serve para danos causados por nós, por nossa culpa e negligência mas os danos que havia nós reparámos, agora 2 candeeiros enferrujados e 1 armário com uma parte descolada por causa da humidade consideramos ser uma utilização normal, até porque não tínhamos forma de o evitar.

O WC não tem extrator de ar, e o isolamento térmico é muito fraco (c/ rachas no tecto que estão lá desde sempre e nunca foram reparadas pelo senhorio).

O senhorio ainda não nos apresentou o orçamento, mas sinceramente não se trata da questão do dinheiro, mas sim de fazer o que está certo.
    E ele confirmou por escrito e presencialmente que estava tudo em ordem na entrega das chaves.
      IMG-20200504-WA00012.jpg
  10.  # 10

Onde está a porta ?
    Outra foto.
  11.  # 11

Tenta chegar a acordo com ele! O WC não tinha ventilação e tomavas banho de porta fechada?

Cá em casa 1 deles não tem ventilação e a porta fica aberta por isso mesmo! Há cuidados a ter nesses casos!

Ventilavas a casa, abrias as janelas?

Como te referiram, é tudo uma questão de pontos de vista!

Quando te digo que ter cão dentro de um apartamento não é indicio de boa higiene e limpeza ou mesmo cuidado com a casa, é porque é o que eu penso, o que me leva a crer que o senhoria possa ter mais razão que tu! E porque é que eu penso isso?

Porque todos os inquilinos que eu tive com cãezinhos e gatinhas e bixinhos dentro de 4 paredes faziam sempre muito mais danos no apartamento do que os que não tinha. É experiencia baseada na minha amostragem, que não é assim tão pequena, mas também não dá para a tornar verdade absoluta.

O inquilino quer ter o patudo dentro de casa e a casa não está feita para animais (qualquer apartamento)? Paga 1 ano de caução!

Até te poderei estar a julgar mal, mas como te disse, o pessoal que mete animais em casa, por norma, é porquinho e pouco cuidado, é só por isso que te disse o que disse acima.
  12.  # 12

Colocado por: sizeOnde está a porta ?
    Outra foto.

É um dano tão pequeno que mal se percebe
      IMG_20200505_014043.jpg
    • Guits
    • 5 maio 2020 editado

# 13

Colocado por: TicMicTenta chegar a acordo com ele! O WC não tinha ventilação e tomavas banho de porta fechada?

Cá em casa 1 deles não tem ventilação e a porta fica aberta por isso mesmo! Há cuidados a ter nesses casos!

Ventilavas a casa, abrias as janelas?

Como te referiram, é tudo uma questão de pontos de vista!

Quando te digo que ter cão dentro de um apartamento não é indicio de boa higiene e limpeza ou mesmo cuidado com a casa, é porque é o que eu penso, o que me leva a crer que o senhoria possa ter mais razão que tu! E porque é que eu penso isso?

Porque todos os inquilinos que eu tive com cãezinhos e gatinhas e bixinhos dentro de 4 paredes faziam sempre muito mais danos no apartamento do que os que não tinha. É experiencia baseada na minha amostragem, que não é assim tão pequena, mas também não dá para a tornar verdade absoluta.

O inquilino quer ter o patudo dentro de casa e a casa não está feita para animais (qualquer apartamento)? Paga 1 ano de caução!

Até te poderei estar a julgar mal, mas como te disse, o pessoal que mete animais em casa, por norma, é porquinho e pouco cuidado, é só por isso que te disse o que disse acima.

Sempre tomámos banho de porta aberta e com o desumidificador a trabalhar. Todas as semanas limpava o WC que rapidamente ganhava bolores devido à humidade.

De facto está a fazer um juízo de valor muito incorreto apenas com base no facto de ter um cão. Compreendo que tenha tido más experiências, mas não foi nunca o nosso caso. Deixámos a casa impecavelmente limpa, e os problemas derivados da humidade julgo que não nos devam ser imputados a nós por ser algo que não poderíamos evitar de melhor forma para além do que fizemos que foi limpar, arejar e desumidificar como conseguimos.
  13.  # 14

Nesse caso, aprensento-te as minhas desculpas!

Tenta chamar o senhorio à razão ou pinta tu as paredes e arranja a porta! São coisas mínimas e mais baratas se fores tu a fazer!

Tratem-me sempre por tu! Isto é um forum!
  14.  # 15

Colocado por: GuitsO senhorio fez a vistoria à casa, aquando da entrega das chaves, na nossa presença, e confirmou verbalmente e por escrito que estava tudo no mesmo estado em que nos foi entregue aquando do início do contrato.

Perante isto e independentemente da natureza dos danos que o senhorio agora reclama, o senhorio não está a ser sério. Devia restituir a caução e ponto final.
    Aliás. No próprio acto da entrega das chaves levava o dinheirinho que não é assim tanto, assinavam ambos um documento a referir a conformidade do apt, a devolução da caução, faziam a "troca de galhardetes" e assunto arrumado.
    Esclareça só uma coisa. A foto que postou do armário foi tirada quando? Provavelmente antes da saída certo? porque depois deixou de ter acesso. Logo, se assim for, os supostos danos já existiam aquando da 1ª. vistoria do senhorio.
    Por isso, logicamente, as reservas do senhorio deveriam ser dirimidas logo no momento antes da devolução de chaves e assinatura de conformidades.
    O senhorio, vir depois argumentar que numa segunda vistoria afinal havia danos, como usa dizer-se "temos pena" (como o inverso também seria obviamente...)

Ressalvo que também sou senhorio.

Na minha opinião, ou leva as coisas com mais bom senso do que o senhorio e tenta negociar se achar que deve (embora a razão esteja do seu lado) ou tenta resolver por outra via como já aconselharam. Boa sorte,
    Colocado por: RicardoPortoNão deveria ter entregue as chaves sem ter a caução na mão.

Agora vai ter que se agarrar ao papel qu o senhorio assinou e batalhar.. julgados de paz para começar se houver na sua área de residência

0.0174 seg. NEW