Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Andei à procura no fórum sobre informação que me pudesse ajudar mas não encontrei nada específico. É o seguinte. O meu companheiro vive numa moradia que já está paga há muitos anos. Essa moradia está em nome da mãe dele (não há fiadores nem outros titulares), eles querem passar a casa para nome dele (é filho único).
    Quais são os valores a pagamento? A casa no registo está em 60000. Quais os documentos a apresentar, onde se dirige para tratar disso? Existe forma de fazer doação em vida ou tem que se fazer sempre algum pagamento relativo à alteração do nome na escritura? Qual a forma mais eficaz e barata de o fazer?
    Estamos muito confusos.
    Obrigada a quem ajudar.
  2.  # 2

    Tem sempre de pagar os impostos IS e IMT (este último acho que está isento), e pagar a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rcanfora
  3.  # 3

    Colocado por: FFADTem sempre de pagar os impostos IS e IMT (este último acho que está isento), e pagar a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rcanfora


    Mas já li por aqui que se fizer um documento assinado pelos dois e ir a um notário a casa legalmente passa para nome dele e depois é só ir registar nas finanças.

    Quais são os custos? Ele está sem dinheiro e quer passar a casa para nome dele, a mãe já não quer a casa e ele pretende vender mais tarde ou alugar. Que documentos são necessários e quais os valores? Pelo que li aqui há várias formas de se fazer o mesmo.
  4.  # 4

    Tem de fazer a doação do bem.
    Os custos, epá contacte um NOTÀRIO que eles tratam de tudo.
    Concordam com este comentário: Apostador
  5.  # 5

    O pessoal perde muito tempo aqui no FdC, quando com um telefonema para um notário, ficava logo esclarecido.
    Vão a um notário, fazem uma doação, o filho paga 0.8% sobre o VPT de imposto de selo, + a escritura.
 
0.0103 seg. NEW