Iniciar sessão ou registar-se
    • kovot
    • 5 maio 2020 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Vivo num R/C de um edifício antigo no qual do lado esquerdo do meu quintal tem uma espécie de respiradouro com uma grelha metálica que cedeu do lado direito pelo que tive de arrancar o restante à força.

    Ja tirei o lixo todo da parte de cima mas isto continua cheio de lixo e bicharada em baixo (e cheira horrivelmente mal). Não sei para que serve nem como limpar isto da melhor forma possível. Alguém sabe o que é, para que serve e como limpar corretamente?

    Depois vou comprar uma nova grelha deste genero para substituir esta que penso que faz o mesmo efeito...
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ferragens/Perfis-chapas-e-grelhas/Grelhas-de-ventilacao/WPR_REF_12324256

    Obrigado a todos.
      20200505_184122.jpg
    • kovot
    • 5 maio 2020 editado

     # 2

    Seguem mais duas fotos:
      20200505_184134.jpg
      20200505_184128.jpg
  1.  # 3

    Esqueci-me de mencionar que pelo menos na parte visivel nao vejo nenhuma entrada a vir de cima. Se é uma entrada vertical deve ser mais para dentro.
  2.  # 4

    não tem mais grelhas dessas ao redor da casa?
    isso parece uma abertura para ventilar um desvão.
  3.  # 5

    Colocado por: ClioIInão tem mais grelhas dessas ao redor da casa?
    isso parece uma abertura para ventilar um desvão.


    Um desvão? Isso não é um buraco no telhado ou algo assim? Pelo menos lembro-me de a minha avó usar essa palavra para definir qualquer coisa no telhado. Se for isso, não deve ser porque isto é um rés-do-chão.

    Quanto à pergunta, não tenho mais nenhuma grelha no meu quintal. Talvez o meu vizinho do lado também tenha mas não faço ideia.
  4.  # 6

    Desvão sanitário, procure o que é.
  5.  # 7

    Pelo mau aspecto isso devia era estar virado para o exterior
    • kovot
    • 6 maio 2020 editado

     # 8

    Colocado por: desofiapedroDesvão sanitário, procure o que é.


    Colocado por: tviegasPelo mau aspecto isso devia era estar virado para o exterior


    Eu já tinha procurado somente por desvão e deu-me coisas relacionadas com o telhado dai até ter juntado 2+2 com o que ouvia por parte da minha avó. No entanto já procurei por desvão sanitário e parece-me ser uma caixa de ar para ventilar pisos térreos. É isto?

    Talvez faça sentido porque o meu quintal tem terra (hoje em dia relva) mas outrora foi plantação de legumes. Talvez por isso esteja virado para aqui e não para o exterior.

    Isto também me leva agora a uma outra questão porque a parede do quarto que está por trás desse desvão está sempre com problemas de humidade - No entanto a humidade/condensação não aparece precisamente por trás do desvão mas na parede mais abaixo - por algum tempo cheguei a pensar que fosse humidade ascendente. Poderá estar relacionado?

    Continuo sem saber se posso/devo lavar isto ou como fazê-lo para tentar melhor não só o aspeto mas a sua funcionalidade original.
  6.  # 9

    esse desvao é uma caixa de ar construída por vários motivos, terreno húmido, terreo com radão, é sobretudo para permitir ventilar, mas as grelhas ficam para o exterior não para o interior.
    • kovot
    • 6 maio 2020 editado

     # 10

    Colocado por: tviegasesse desvao é uma caixa de ar construída por vários motivos, terreno húmido, terreo com radão, é sobretudo para permitir ventilar, mas as grelhas ficam para o exterior não para o interior.


    Mas estão para o exterior - Na parte de fora da casa. Simplesmente não estão no lado "publico" e sim na parede do quintal. Ou está a falar da orientação das grelhas? Não percebi muito bem.

    Então provavelmente esta caixa de ar será só "minha" e não do edifício, pelo que deverei poder limpar à vontade? Dos pontos que enumerou o que se encaixa perfeitamente é o terreno humido.
  7.  # 11

    A caixa de ar tipicamente é do edifício inteiro. Além do mais, não tem uma abertura, mas várias, para fazer o ar circular (precisa de pelo menos duas aberturas para provocar corrente de ar).
  8.  # 12

    Colocado por: ClioIIA caixa de ar tipicamente é do edifício inteiro. Além do mais, não tem uma abertura, mas várias, para fazer o ar circular (precisa de pelo menos duas aberturas para provocar corrente de ar).


    Realmente parece fazer uma correntezinha mas não sei se é impressão minha. De qlq das formas ja tirei o lixo todo que aqui estava dentro. Com aquela grelha ferrugenta e entupida e a quantidade de lixo que aqui estava dentro, provavelmente lixo com 60+ anos isto não devia ventilar absolutamente nada. Lavei conforme consegui (sem jatos de agua visto que é uma caixa de ar).

    Obrigado a todos.
  9.  # 13

    Colocado por: kovot

    Mas estão para o exterior - Na parte de fora da casa. Simplesmente não estão no lado "publico" e sim na parede do quintal. Ou está a falar da orientação das grelhas? Não percebi muito bem.

    Então provavelmente esta caixa de ar será só "minha" e não do edifício, pelo que deverei poder limpar à vontade? Dos pontos que enumerou o que se encaixa perfeitamente é o terreno humido.



    Falei em interior porque pelas fotos parecia o interior da habitação, se esta para o exterior então faz sentido.
 
0.0185 seg. NEW