Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SrRSe for tubagem interior das pluviais atenção que convem isolar com isolamento térmico
    Concordam com este comentário:mica,M.Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M.Dias

Diria ate que é obrigatório se me lembro bem
  2.  # 2

Também não gosto do local do WC, arranjava maneira de meter no hall de entrada.

Com porta de correr, jantar de amigos e ouve-se tudo ao pormenor...
  3.  # 3

Colocado por: FFADTambém não gosto do local do WC, arranjava maneira de meter no hall de entrada.

Com porta de correr, jantar de amigos e ouve-se tudo ao pormenor...

não se vê logo que a WC é ao estilo da galley de um avião ;)
  4.  # 4

Colocado por: M.DiasO wc de serviço foi pensado para o efeito de cortar o openspace, às paredes serão revestidas a painéis de madeira e a porta do wc ficará à face disfarçada. Dos 2 lados levará 2 portas de correr brancas para se sobressair os painéis de madeira. Já vimos o efeito em outra habitação e gostamos bastante do resultado final.
    O bom de construirmos uma casa de raiz é mesmo esse, fazer aos nossos gostos.
    Obrigado a todos pelas sugestões.
    Concordam com este comentário:mica

O assustador é que se um convidado tem um daqueles desarranjos intestinais valentes, toda a gente que estiver na sala e cozinha pode vir a ouvir tudo, o que se torna muito constrangedor... Não falo do cheiro, porque isso eventualmente tem soluções várias, já o som, teria que ter mesmo um isolamento absolutamente topo de gama tipo fazem para os estúdios de gravação! ahahah
  5.  # 5

Boa tarde,
    Também nunca faria a casa de banho social ali. Para além do que já referiram, afasta a zona de refeições da cozinha.

Não percebo a opção por portas de correr quando tem espaço de sobra para outras de abrir, até com pivot.

O corredor parece-me muito sombrio. Eu omitia a porta ao início do corredor e abria janela na zona da entrada, ou fazia aí um pequeno jardim interior como já vi noutras plantas por aqui, de modo a iluminar o corredor sem ter visão direta para a zona da entrada.
  6.  # 6

Colocado por: BigCastleO assustador é que se um convidado tem um daqueles desarranjos intestinais valentes, toda a gente que estiver na sala e cozinha pode vir a ouvir tudo, o que se torna muito constrangedor... Não falo do cheiro, porque isso eventualmente tem soluções várias, já o som, teria que ter mesmo um isolamento absolutamente topo de gama tipo fazem para os estúdios de gravação! ahahah

E já alguma vez ouviram o som quando uma senhora vai ao WC urinar?
    Em apartamentos ouve-se a vizinha do lado
  7.  # 7

Colocado por: DR1982Epa, façam como fizerem eu nunca me sentiria bem ai usar a wc de serviço sabendo que o trono estava no meio de onde esta toda a gente, por mais que estivesse bem isolado e bla bla bla a sensação de desconforto continuava lá!
    pormenor muito importante que não raras vezes se esquece. O usos da casa de banho pressupõe que exista um certo à vontade. Realmente esse wc social aí....coiso
  8.  # 8

É uma experiência social não um WC ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Se foer feio com a ante-camara, já atenua os problemas todos que aqui voces realtam. Mas isso claro, eu até acho que o arquitecto deveria ter logo proposto tal à partida. Porque os clientes querem, mas nós técnicos temos de ter sentido critico e propor melhor.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasMas isso claro, eu até acho que o arquitecto deveria ter logo proposto tal à partida. Porque os clientes querem, mas nós técnicos temos de ter sentido critico e propor melhor.

Um arquitecto a trabalhar para um cliente que acha que o gosto dele é que conta porque a casa é para ele, o melhor é fazer o que o cliente quer e não perder tempo com sugestões, no final perde menos tempo e fica com um cliente satisfeito.
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaUm arquitecto a trabalhar para um cliente que acha que o gosto dele é que conta porque a casa é para ele, o melhor é fazer o que o cliente quer e não perder tempo com sugestões, no final perde menos tempo e fica com um cliente satisfeito.

Pois, isso é a postura do arquitecto "derrotado" ou do arqutiecto que só pensa nos €€€€...
    Concordam com este comentário: BigCastle
  12.  # 12

Outras questões:

- também concordo com o que já se disse sobre o ângulo para entrada na garagem. Os meus pais têm um vizinho com essa configuração de entrada de garagem e possivelmente com tamanho equivalente e nó conseguem colocar 1 carro e de "esguelha" porque não têm ângulo de entrada.
    - Atenção à porta de acesso da garagem para a casa. Creio, pelo que me disseram, que é aconselhável ter um tipo de porta que seja mais estanque por causa dos gases do(s) carro(s), senão entra tudo para dentro de casa e as portas de correr não farão esse trabalho devidamente. (não é que seja o drama e o horror e não faço ideia se legalmente é obrigatório ou não, apenas falo sobre a informação que me passaram para um caso semelhante)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
  13.  # 13

Colocado por: pauloagsantosa localização do wc de serviço não me convence.
    Concordam com este comentário:DR1982,BigCastle

Colocado por: M.Dias

foi opção nossa

Colocado por: DR1982Realmente é preciso coragem para ter a wc naquela localização:)
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

Colocado por: DR1982Epa, façam como fizerem eu nunca me sentiria bem ai usar a wc de serviço sabendo que o trono estava no meio de onde esta toda a gente, por mais que estivesse bem isolado e bla bla bla a sensação de desconforto continuava lá!
    Mas não são poucas as vezes em que a wc de serviço é mal colocada, por isso acho preferível em certos casos nem sequer ter e usar se a wc dos quartos que por norma esta sempre mais afastada!

Colocado por: M.DiasO wc de serviço foi pensado para o efeito de cortar o openspace, às paredes serão revestidas a painéis de madeira e a porta do wc ficará à face disfarçada. Dos 2 lados levará 2 portas de correr brancas para se sobressair os painéis de madeira. Já vimos o efeito em outra habitação e gostamos bastante do resultado final.
    O bom de construirmos uma casa de raiz é mesmo esse, fazer aos nossos gostos.
    Obrigado a todos pelas sugestões.
    Concordam com este comentário:mica

Colocado por: Pedro Barradas
    Não pode ter porta de uma Is (dotada de retrete) a dar directamente para a sala de refeições, cozinha, copa ou despensa... Art. 86º do RGEU
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

Colocado por: NostradamusEm caso de descarga nuclear durante um almoço convivial, tem algum jeito os convidados ficarem ali com o risco de levar com a radiaçao?

Ok, a porta fica fechada e virada para o lado oposto, mas ainda assim, não é pratico nem confortavel para quem queira usar a IS de serviço. Eu nao submetia os meus convidados a um "circo" desses.

Concordam com este comentário:DR1982,Pedro Barradas,BigCastle

lol

Por alguma razão pensei que estava a ler um guião de um episódio do Curb Your Enthusiasm. lol

Sr. M.Dias, tenha especial atenção às espécies de árvores que vai escolher e à sua distância em relação ao edifício e aos muros.
  14.  # 14

Colocado por: BigCastleOutras questões:

- também concordo com o que já se disse sobre o ângulo para entrada na garagem. Os meus pais têm um vizinho com essa configuração de entrada de garagem e possivelmente com tamanho equivalente e nó conseguem colocar 1 carro e de "esguelha" porque não têm ângulo de entrada.
    - Atenção à porta de acesso da garagem para a casa. Creio, pelo que me disseram, que é aconselhável ter um tipo de porta que seja mais estanque por causa dos gases do(s) carro(s), senão entra tudo para dentro de casa e as portas de correr não farão esse trabalho devidamente. (não é que seja o drama e o horror e não faço ideia se legalmente é obrigatório ou não, apenas falo sobre a informação que me passaram para um caso semelhante)

Sim, duas portas com uma antecâmara.
    Creio que a cobertura da garagem também deveria ter atenção especial.
    A área da garagem parece ser muito pequena para duas viaturas e não tem espaço para uma power rack. :)
    A entrada e saída dos carros não parece estar bem resolvida, creio que vai ser um quebra-cabeças logo para começar bem o dia.
    •  
      marco1
    • 6 maio 2020 editado

# 15

Sem me alongar, apenas que na gosto da planta, 3D apelativos mas….

as manobras da garagem...bastava acabar com a parede da lado esq. de quem está a olhar para o portão da garagem e prolongar o espaço exterior de circulação auto onde está agora a arvore, lá está, deve ficar bem no 3D e fica assim complicado. Assim como toda aquela nesga de terreno sem qualquer acesso
    a wc social, que péssima ideia neste caso
    a zona intima quadradona, quanto podia muito bem ser mais original e não ter aquele corredor tão corredor, a suite acaba por ser mais um quarto banal, podia ter a zona de wc e closet na parede do outro quarto, ou ainda juntar as duas wc e rentabilizar as redes.
    mais do mesmo, a "alma" da arquitetura "fugiu" para a arte de fazer 3Ds
    um L forçado, a abertura do mesmo talvez não faça sentido nenhum
    Concordam com este comentário: Picareta, Pedro Barradas
  15.  # 16

Colocado por: marco1as manobras da garagem...bastava acabar com a parede da lado esq. de quem está a olhar para o portão da garagem e prolongar o espaço exterior de circulação auto onde está agora a arvore, lá está, deve ficar bem no 3D e fica assim complicado. Assim como toda aquela nesga de terreno sem qualquer acesso

Se não fizerem isso, o carro tem que sair de marcha atrás.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

E o Norte?
    Já descobriu para que lado é?
  17.  # 18

Colocado por: M.DiasVamos alterar a disposição para ter mais espaço é fechar em vidro em principio.

M.Dias agradecia que pudesse divulgar umas imagens 3D de como vai ficar a parte da churrasqueira/forno lenha. No meu caso será planta em U, sendo que vou fazer adega também, mas não está a ser fácil encaixar churrasqueira e forno lenha no U..

Obrigado.
  18.  # 19

M.Dias também tem uma casa bonita. Tive algo parecido na zona privada com um corredor do tipo.

A IS também algures no tempo tive assim, mas na minha opiniao deve ficar 2 portas afastadas de zonas sociais. Tá a ver um convidado ali mal disposto da barriga e abrir a porta :)

Entretanto disponho a minha "ajuda". Alguma dúvida tem o meu email no perfil :)
  19.  # 20

Colocado por: MacGyverM.Dias também tem uma casa bonita. Tive algo parecido na zona privada com um corredor do tipo.

A IS também algures no tempo tive assim, mas na minha opiniao deve ficar 2 portas afastadas de zonas sociais. Tá a ver um convidado ali mal disposto da barriga e abrir a porta :)

Sim, também chegamos a essa conclusão! Mudamos entretanto essa parte! Obrigado! Abraço

0.0285 seg. NEW