Iniciar sessão ou registar-se
    • Sptp
    • 6 maio 2020 editado

     # 1

    Bom dia,

    Novato nestas andanças,mas leitor deste forum desde que começamos a equacionar construir.

    Penso iniciar em breve a construção de uma moradia, para a qual já tenho terreno comprado. Nesta fase estamos a avaliar orçamentos, estou já inclinado para um,mas as duvidas são ainda algumas.Peço ajuda no sentido de me dizerem o que acham deste orçamento estrutural.

    Moradia Térrea

    Garagem - 34m2
    Escritorio - 12.4m2
    Lavandaria e casa banho de servico - 14m2
    Cozinha- 22m2
    Sala - 56m2 (sala e cozinha, semi open space,visto existir um pequeno perfil entre elas de 1.50m)
    Suite 1 - 32m2
    Suite 2 - 32m2
    Suite 3 - 37m2
    A moradia terá também duas palas, na zona da sala de 12 m comprimento por 2,5 de largura (poderá haver alguma incorrecção, embora pequena). Na zona dos quartos, outra pala, terá 25 m de comprimento por 1 de largura.

    O orçamento para estrutura que tenho é este:

    Estaleiro: 1000
    Limpeza, escavações, remocao e deposito de material: 5050
    Fundacoes
    Betao limpeza (C16/20): 760
    Sapatas (aço A400NR e betao 20/25) - 7065
    Lage chao (Unifix,Blocos 0,24 m altura, laminas compressao 0,04 m e bandasmaçicas betao armado): 17860
    Lage tecto (mesmas especificacoes) : 17860
    VIgas fundação e travação, acho que se designam assim (Aço 400 NR e betao C20/25): 14160
    Pilares de fundação e elevação (Aço A 400 NR e betao C20/25): 5750
    Alvenaria zonas humidas (tijolo 30*20*9, argamassa 1:4): 2080
    Paredes Exteriores (blocos termicos 50*20*25): 8725
    Outros (Drenagem aguas, rasgos): 1780

    O total sem IVA ronda os 80000.

    Estará este orçamento completo? Pensam faltar algum trabalho? e claro, o centro de toda esta questão,o que acham do valor?

    Desde já obrigado pelas respostas e atenção.
  1.  # 2

    Sem projeto de Estruturas e respetivas medições não é possível aferir se o valor está correto ou não. É meramente uma estimativa que pode ou não estar correcta.

    Tem elementos de projeto desenvolvidos? O sue projetista de estruturas é que deveria apoia-lo nestas questões.

    Alerto no entanto que a classe do betão está mal prescrita, não é possível utilizar C20/25 nos elementos estruturais principais derivado da classe de exposição da estrutura (que sem mais detalhes não é possível aferir). De qualquer forma o mínimo é C25/30.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand, Sptp
  2.  # 3

    Contrate já um fiscal de obra e peça apoio na decisão!
  3.  # 4

    Colocado por: SptpOutros (Drenagem aguas, rasgos): 1780

    Isto corresponde a que trabalhos?

    Colocado por: RicardoPortoContrate já um fiscal de obra e peça apoio na decisão!
  4.  # 5

    eu acho, pelo que li, que nem sequer projecto de arquitectura há...
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradaseu acho, pelo que li, que nem sequer projecto de arquitectura há...


    Caro Pedro Barradas. Tem que aprender a ler melhor. Existe, esta pronto e com as especialidades aprovadas.

    Se escrevi aqui, é porqur preciso se opinioes e nao de comentários tirados de suposicoes.

    Nao vou publicar de maneira nenhuma o projecto, nem as especialidades. As minhas questoes sao aquelas que coloquei no final do primeiro post e é a essas que gostaria de obter comentarios

    Pelo que tenho visto neste forum realmente ha malta com ideias construtivas e que pretende ajudar, tal como o comentario do fredcunha.
    Depois ha a malta que basicamente é no "bota abaixo".. dispenso.

    Obrigado
  6.  # 7

    Esqueceu-se que ainda não há bruxos aqui no fórum.

    E sem ver..digo já que laje de chão com o mesmo preço da laje de tecto com consolas de 2.5m é de fugir.

    Mas lá está nao sou bruxo para ver os projectos e o melhor que vai ter do forum é contrate um fiscal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sptp
  7.  # 8

    Se existem projetos e o orçamento se resume a esse descritivo, deve ter o máximo cuidado.
    Prevê alguma impermeabilização das zonas enterradas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sptp
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaSe existem projetos e o orçamento se resume a esse descritivo, deve ter o máximo cuidado.
    Prevê alguma impermeabilização das zonas enterradas?


    Aqui esta um exemplo de um comentario construtivo. Obrigado! De facto, preocupa me ser tao vago e dai essa ser uma das minhas perguntas. Penso que nada consta sobre impermeabilização. É algo a ver e certamente postarei aqui a resposta quando tiver disponibilidade.
  9.  # 10

    Colocado por: SptpDe facto, preocupa me ser tao vago

    Peça ajuda à sua fiscalização. Por vezes basta rectificar o descritivo da proposta para ficar com mais garantias.
    Outras vezes basta começar a fazer perguntas para perceber na alhada em que se ia meter.
  10.  # 11

    pode colocar aqui partes do projeto, omitindo dados pessoais...
    para quem a vai ajudar, facilita...

    de qualquer forma acho caro.... mas lá está, sem + dados... é dificil
    onde fica a obra?
  11.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreirade qualquer forma acho caro....

    Tb me parece, ainda para mais com um descritivo tão simplista
  12.  # 13

    Colocado por: fernandoFerreirapode colocar aqui partes do projeto, omitindo dados pessoais...
    para quem a vai ajudar, facilita...

    de qualquer forma acho caro.... mas lá está, sem + dados... é dificil
    onde fica a obra?


    240m2 de área 1000€/m2 30% estrutura está no preço
  13.  # 14

    Colocado por: RicardoPorto30% estrutura está no preço

    Depende daquilo que inclui.
  14.  # 15

    Colocado por: SptpTem que aprender a ler melhor. Existe, esta pronto e com as especialidades aprovadas.

    Escreveu isso onde? eu li bem o que escreveu.. por isso a minha observação... Só fala que já tinha o terreno adquirido.Depois descreveu uma serie de coisas e pronto.
    ainda bem que já tem tudo aprovado. assim até a minha conversa vai ser outra.
    E o que lhe dizem os projectistas?
  15.  # 16

    A obra é na zona de Guimaraes. Pessoalmente tambem achei um bocado caro, mas dentro dos orcamentos que tenho, sao todos dentro deste valor. O desta empresa, sendo alguem que me foi indicado por varias pessoas, acabou por ficar como base.

    Sabendo que seria um exercico especulativo, qual seria, no vosso entender um valor razoável para a execucao desta parte da obra?

    Obrigado mais uma vez!
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Escreveu isso onde? eu li bem o que escreveu.. por isso a minha observação... Só fala que já tinha o terreno adquirido.Depois descreveu uma serie de coisas e pronto.
    ainda bem que já tem tudo aprovado. assim até a minha conversa vai ser outra.
    E o que lhe dizem os projectistas?


    Peco desculpa, mas quando escrevi que estava prestes a comecar, pensei que seria suficiente. Conto comecar nos proximos 3/4 meses

    Respondendo a sua pergunta, o projectista diz que o preco lhe parece razoável. E que conhecendo o trabalho da construtora, ficaremos bem entregues. Mas as duvidas vao surgindo, porque um dos empreiteiros que contactei ficou surpreendido com a quantidade de pilares, que sao 34, salvo erro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: Sptpqual seria, no vosso entender um valor razoável

    Não existem valores indicativos
    Por exemplo, os 5.000€ de escavação inclui quantos m3? Está garantida e reposição das terras?
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Não existem valores indicativos
    Por exemplo, os 5.000€ de escavação inclui quantos m3? Está garantida e reposição das terras?


    A reposicao das terras esta garantida. Para alem das escavacoes para as cotas projectadas, inclui demolicao de uma estrutura existente e o acerto do terreno que ainda e grande, a volta de 2000m2
  19.  # 20

    Colocado por: Sptpporque um dos empreiteiros que contactei ficou surpreendido com a quantidade de pilares, que sao 34, salvo erro!
    Aparentemente ha engenheiros que fazem a estrutura, que usam o programa de cálculo e é basicamente "mete porco sai chouriça". Não sei se com as especialidades aprovadas valerá a pena pedir uma segunda opinião, mas cada pilar a mais que tenha é pago, e mais, pode ser um estorvo, eu que o diga.
    Com isto não estou a dizer que tenha pilares a mais, apenas digo que pode dar-se o caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sptp
 
0.0205 seg. NEW