Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Queria esclarecer uma questão em relação a uma passagem de serventia.

Acabei de construir uma habitação onde no meu terreno tenho que dar passagem de serventia ao proprietário do terreno da parte de cima da minha casa.
    Até aqui tudo bem. O caminho que os tractores sempre passaram era de terra batida , mas como a minha habitação fica colada à serventia e para não ter a casa sempre suja com pó e lama resolvi no meu espaço de serventia colocar pavê.
    Então a questão é a seguinte.

Cada vez que o tractor passa no meu terreno de serventia deixa-me tudo com lama e cheio de porcaria. Quando essas pessoas passam são obrigadas a limpar o meu espaço de serventia ou não?

Obrigado pela atenção,

Fico à espera de esclarecimento deste forum.
  2.  # 2

Fez mal colocar o pave, se tinha um caminho de serventia tinha de ter falado isso tudo com quem tem essa serventia.
    Concordam com este comentário: LDR84
  3.  # 3

Não tinha opção. Não podia deixar este bocado que é meu em terra batida, pois está colado à casa
  4.  # 4

E porque fez a casa encostada à serventia existente ?? Em principio a serventia é para beneficio de terceiro
  5.  # 5

Porque era a casa da avó da minha mulher. Mas ainda ninguém respondeu à minha pergunta.
  6.  # 6

Um bocado complicado a sua questão, é a mesma coisa que um carro ao passar sujar o portão da rua de alguém e o dono pedir para limpar.

Andar a limpar um caminho não é muito prático, nem andar a limpar o tractor cada vez que sai do terreno
    Concordam com este comentário: LDR84
  7.  # 7

Se é serventia de passagem de tratores para terreno agrícola... resolve com lavadora de alta pressão, cada vez que o tractor passar.
  8.  # 8

A minha questão é :
    Quem suja limpa?
  9.  # 9

Colocado por: rran1970A minha questão é :
    Quem suja limpa?

Se você nessa serventia lá colocar uma alcatifa por cima (e ninguém o vai impedir porque aquele espaço é seu) e lá passar o tractor com lama nos pneus (e pode porque tem esse direito) acha que o tratorista deve ir limpar a alcatifa ?
    Concordam com este comentário: LDR84, MGoncalves
  10.  # 10

Colocado por: rran1970Quem suja limpa?
    resposta sem rodeios ...nao.
    Concordam com este comentário: batistabomb, LDR84, MGoncalves, CAPELA
  11.  # 11

Colocado por: rran1970Quem suja limpa?
    neste caso não. O senhor tem de dar passagem, ponto.
    Quando estava em terra batida não tinham de limpar, e agora também não. Podem no entanto fazê-lo por civismo, mas não por obrigação.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, LDR84, CAPELA
  12.  # 12

Colocado por: JOCOR
    Se você nessa serventia lá colocar uma alcatifa por cima (e ninguém o vai impedir porque aquele espaço é seu) e lá passar o tractor com lama nos pneus (e pode porque tem esse direito) acha que o tratorista deve ir limpar a alcatifa ?
    Concordam com este comentário:LDR84
    .
    Ora, aqui está a verdadeira questão. Coloque uma alcatifa nessa serventia(de preferência branca), e depois obrigue os utilizadores a limpá-la.
  13.  # 13

Colocado por: HAL_9000neste caso não. O senhor tem de dar passagem, ponto.
    Quando estava em terra batida não tinham de limpar, e agora também não. Podem no entanto fazê-lo por civismo, mas não por obrigação.

não sei e passo a explicar. Os tratores não podem andar a sujar a via publica com terra e barro (é verdade que nas aldeias ninguem liga a isso) Por isso o trator vai andar na via publica a limpeza terá que ser feita no terreno do dono e não na serventia do vizinho.
  14.  # 14

Colocado por: rran1970Porque era a casa da avó da minha mulher. Mas ainda ninguém respondeu à minha pergunta.

Então reconstruio ou ampliou
  15.  # 15

Colocado por: pauloagsantosOs tratores não podem andar a sujar a via publica com terra e barro (é verdade que nas aldeias ninguem liga a isso)
    Certo, existe um limite para tudo. Mas a verdade é que quem faz esse tipo especifico de legislação muitas vezes não conhece a realidade das aldeias. Os tratores vindos de lavrar trazem sempre terra, claro que tem de se tirar a maior, mas alguma vai sempre ficar.
    Por exemplo quem tem animais de pasto (vacas/cabras), se elas evacuarem na estrada acha que vão limpar também? Ainda sou do tempo em que para ir para a escola de manhã parecia uma prova de obstáculos e ainda hoje se vê
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, CAPELA

0.0187 seg. NEW