Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Equaciono a médio / longo prazo comprar uma casa e o que gostaria de saber é se existe por aí algum forista que tenha comprado casa com a sua empresa e se me pode informar se tal coisa é possível, se apresenta alguma vantagem ou desvantagem importante ou algum conselho que tenha para oferecer.

    Quando criei a empresa fi-lo logo com um CAE secundário que me permitisse tal coisa, apenas não sei se os bancos aceitam que compre através da empresa, se é possível, se existe algum benefício, etc.
    Pode ser importante informar que a empresa está em meu nome, tenho a conta pessoal e a conta empresarial no mesmo banco e sempre fui cliente do mesmo banco (não é que eles tenham algum tipo de preferência mas conhecem o historial / têm toda a informação).

    Poderia claro efectuar esta pergunta ao banco mas como não tenho um imóvel em vista e a empresa ainda é recente, queria apenas tentar estipular um plano para o futuro ou perceber se vale a pena.

    Muito obrigado!!
    • imo
    • 6 maio 2020

     # 2

    Qual é o CAE da empresa?

    Não vai poder comprar com credito à habitação
  2.  # 3

    Colocado por: aiaimanelcomprado casa com a sua empresa e se me pode informar se tal coisa é possível, se apresenta alguma vantagem ou desvantagem importante ou algum conselho que tenha para oferecer.
    Qual é a vantagem que espera obter? Se o senhor tiver os impostos todos em dia, não estou a ver qual a grande vantagem em comprar a sua casa com recurso a uma empresa.
  3.  # 4

    Quer comprar a casa para quê?
  4.  # 5

    Colocado por: imoQual é o CAE da empresa?

    Não vai poder comprar com credito à habitação


    Os CAEs secundários são os : 68100 e 68311.
    Hum, isso para mim já pode ser uma informação muito importante, não fazia ideia da questão do crédito.
    Obrigado.
  5.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Qual é a vantagem que espera obter? Se o senhor tiver os impostos todos em dia, não estou a ver qual a grande vantagem em comprar a sua casa com recurso a uma empresa.


    A minha grande vantagem tem a ver com a liquidez da empresa face a minha liquidez.
    A ver se me consigo explicar e talvez isso possa fazer a diferença quanto ao tópico.
    Usufro de um determinado ordenado pago pela empresa, digamos de 1000€ (para facilitar as contas) e cobro aos clientes 5000€, e sobrando assim de lucro à empresa 3500€ (vamos já tirar aqui 500€ para despesas do empregado, etc.).

    Ora ao final de um ano, existirá uma grande liquidez na empresa mas não na conta do empregado e poderia esse valor seja usado para comprar uma casa ou como entrada ou algo assim desse genero.

    Espero que tenha feito sentido.
  6.  # 7

    Colocado por: PicaretaQuer comprar a casa para quê?


    Excelentissimo forista, vejo muitas vezes comentários da sua parte e agradeço-lhe ter respondido mas não percebi a sua pergunta.
    Porque quero comprar casa com a empresa ou porque quero comprar casa, de forma geral?

    Se for a última opção, então seria por uma questão de investimento e dado que pago uma renda, preferia pagar uma renda sobre um imóvel que seria meu.
    Para além do mais, talvez a minha resposta anterior possa também ajudar.
  7.  # 8

    Colocado por: aiaimanelA minha grande vantagem tem a ver com a liquidez da empresa face a minha liquidez.
    Ok já percebi. Sendo assim tem é de assegurar que a empresa nunca tenha dívidas, sobretudo ficais. Quanto ao resto como tem CAE para arrendamento, não estou a ver grandes inconvenientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
  8.  # 9

    Colocado por: aiaimanelPorque quero comprar casa com a empresa ou porque quero comprar casa, de forma geral?

    A casa pode ser para o escritório da empresa, para arrendamento, para revenda, etc....não pode é ser para sua habitação própria e permanente. Se a destinar a arrendamento você pode arrendar a casa à empresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
  9.  # 10

    Caros foristas, muito obrigado pelos vossos comentários!
    Já estou mais esclarecido, até porque do que percebi, poderia comprar casa com a empresa e arrenda-la depois ou poderia comprar casa por mim e arrendar escritório à empresa.

    Obrigado.
  10.  # 11

    Colocado por: aiaimanelcomprar casa com a empresa e arrenda-la depois ou poderia comprar casa por mim e arrendar escritório à empresa.
    Exacto conheço imensas pessoas que o fazem de modo a que não sejam tão sobrecarregadas de impostos. Como dizia o Guterres, é fazer as contas
    Concordam com este comentário: aiaimanel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
  11.  # 12

    Colocado por: imoQual é o CAE da empresa?

    Não vai poder comprar com credito à habitação


    Dependente da actividade, claro que pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
  12.  # 13

    Colocado por: BrabusDependente da actividade, claro que pode.

    Qual é a actividade que permite a uma empresa comprar uma casa com crédito habitação?
  13.  # 14

    Colocado por: PicaretaQual é a actividade que permite a uma empresa comprar uma casa com crédito habitação?


    tb fiquei admirado.

    existem créditos para as empresas comprarem imoveis, mas não costumam passar os 15 anos. não tem comparação com os créditos habitação feitos a particulares.
  14.  # 15

    E a empresa ao alugar a casa a si vai pagar 28% de imposto, ou o equivalente em IRC. E tenha muito cuidado que se tiver um problema na empresa a casa pode ser logo penhorada. O ideal é manter os bens pessoais separados da empresa. Se acontece uma desgraça como agora com o virus arrisca a ficar sem nada.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
    • LMVB
    • 8 maio 2020 editado

     # 16

    Geralmente a "marosca" é feita para criar uma sede de empresa... mas não sei muito mais que isto.
  15.  # 17

    Não se esqueça do AIMI (adicional ao IMI) 0,4%.
  16.  # 18

    Muito obrigado a todos!

    Já consegui tirar muitos bons conselhos daqui e perceber se realmente vale a pena ou não!

    Obrigado.
 
0.0182 seg. NEW