Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Gostaria de uma ajuda. Eu e a minha esposa comprámos casa em 2012. O empréstimo para a compra da mesma foi feito em nome dos dois. Na escritura, em virtude da existência de um protocolo na entidade bancária que beneficiou a minha esposa, o nome do primeiro proprietário é o da minha esposa e do segundo proprietário é o meu. Aquando da inscrição da propriedade nas finanças, o pedido foi feito e assinado pela minha esposa. A questão é que a casa, nas finanças, ficou registada só em meu nome (apareço como único proprietário), toda a correspondência sobre a casa vem só em meu nome bem como o IMI que vem na totalidade de pagamento em meu nome. O que será necessário fazer para alterar a situação, ou seja, passar a propriedade para nome dos dois. Obrigado
  2.  # 2

    Se estão casados a correspondência vem só em nome de um.
    A sua esposa vai ao portal das finanças, património, imóveis e vê se aparece lá o imóvel, se aparecer está tudo ok.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteSe estão casados a correspondência vem só em nome de um.
    A sua esposa vai ao portal das finanças, património, imóveis e vê se aparece lá o imóvel, se aparecer está tudo ok.

    Até pode nem aparecer no património dos 2. Aqui há uns anos a minha mulher herdou uma casa dos pais. Nas finanças está em nome dela e o IMI aparece em nome dela. Quando alugamos a casa eu fiz o contrato em meu nome e passava os recibos e pagava os impostos em meu nome. Quando apareceram os recibos eletrónicos não consegui registar o contrato nem passar recibos em meu nome. Tive que o fazer em nome da minha mulher. Não fiz novo contrato, não pagamos novo registo na AT e os recibos passaram a ir em nome dela. Quando faço o IRS aparece no anexo o rendimento dividido ao meio mas o imposto é pago em conjunto.
  4.  # 4

    Obtenha a Certidão Predial Permanente. Pelo que refere, neste documento está o seu nome e o da esposa.
    Leva o documento ás finanças e pede para colocar em nome dos dois. Posteriormente, na caderneta, aparecem ambos os nomes.

    A situação que refere é muito comum. Tem que se pedir.

    Colocado por: armguiBoa noite.
    Gostaria de uma ajuda. Eu e a minha esposa comprámos casa em 2012. O empréstimo para a compra da mesma foi feito em nome dos dois. Na escritura, em virtude da existência de um protocolo na entidade bancária que beneficiou a minha esposa, o nome do primeiro proprietário é o da minha esposa e do segundo proprietário é o meu. Aquando da inscrição da propriedade nas finanças, o pedido foi feito e assinado pela minha esposa. A questão é que a casa, nas finanças, ficou registada só em meu nome (apareço como único proprietário), toda a correspondência sobre a casa vem só em meu nome bem como o IMI que vem na totalidade de pagamento em meu nome. O que será necessário fazer para alterar a situação, ou seja, passar a propriedade para nome dos dois. Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: armgui
  5.  # 5

    Desde já o meu obrigado.
    Segundo o portal das finanças a minha esposa não tem nenhum imóvel em nome dela.
    Sobre a correspondência só em meu nome o que acho estranho é, por exemplo, o valor do IMI vir só em meu nome, na sua totalidade, quando no caso dos meus pais ou dos meus sogros, o valor do património, que pertence ao casal, vem dividido em partes iguais (ex. se o valor de uma casa for 100€, cada um recebe uma notificação de 50€ para pagar)
  6.  # 6

    Colocado por: armguiSegundo o portal das finanças a minha esposa não tem nenhum imóvel em nome dela.
    Sobre a correspondência só em meu nome o que acho estranho é, por exemplo, o valor do IMI vir só em meu nome, na sua totalidade,

    Por aqui é igual, mas isso não interessa para nada, eu não posso vender a casa sem a assinatura da minha mulher, porque ela é proprietária de 50%. Se fizer questão de ter tudo separado nas finanças, faz como a Adro disse.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

    Como referido, é só actualizar nas finanças, levando o documento do registo predial.


    Colocado por: armguiDesde já o meu obrigado.
    Segundo o portal das finanças a minha esposa não tem nenhum imóvel em nome dela.
    Sobre a correspondência só em meu nome o que acho estranho é, por exemplo, o valor do IMI vir só em meu nome, na sua totalidade, quando no caso dos meus pais ou dos meus sogros, o valor do património, que pertence ao casal, vem dividido em partes iguais (ex. se o valor de uma casa for 100€, cada um recebe uma notificação de 50€ para pagar)
 
0.0122 seg. NEW