Iniciar sessão ou registar-se
    • rosa58
    • 15 outubro 2009 editado

     # 1

    Olá, julgo que isto é uma situação bizarra, e de muita má vontade da parte da EDP, Senão vejamos: Adquiri uma cas em Tràs-os-Montes, a mesma tem por volta de cinquenta anos, viviam lá os meus sogros, e todos os filhos, nasceram e cresceram lá. Acontece, que ando numa luta terrível, quanto á mudança de nome do contador da EDP. Em relação á àgua, foi imediato, a EDP, teima que eu tenho de fazer uma baixada, e colocar o contador cá fora. Pois bem a caixa para o contador, até que a mandei fazer (mesmo não sendo obrigada), acontece que estou sem pagar electricidade, pois o contador encontra-se no nome do meu sogro, já falecido, e não resolvem a situação de maneira alguma. Não obstante eu já ter explicado que não sou obrigada a fazer baixada nenhuma, pois a mesma encontra-se dentro de casa. Para além de lhes dizer também que consultem a Lei que define essa obrigação; que sei que é de 1999, mas da qual não sei o número.

    Isto é vergonhoso, pois quero cumprir com as minhas obrigações, e não me deixam! Não sei o que fazer.. Eles (EDP) ainda não perceberam, que eu tenho luz, e quero apenas regularizar a situação, não sei como fazê-lo, e continuo há quase três anos a servir-me da casa, para férias e nada pago. Se alguém poder ajudar-me e dizer-me o que fazer mais, era muito bom.


    Fico á espera.

    Cumprimentos,

    Mrps
  1.  # 2

    Não sei a melhor forma de resolver o assunto, mas sei o que faria se fosse na minha casa: expunha tudo ao detalhe em carta registada endereçada à EDP e ficava a aguardar calmamente, que resolvessem o problema, enquanto não cortarem a electricidade a bola está do lado deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  2.  # 3

    A EDP está apenas a dizer-lhe que as leis mudaram e que as novas regras exigem que o contador esteja fora de casa.

    Espere até pedir o gás natural (se é que vai pedir)...vai achar a EDP uma maravilha...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
    • CMRT
    • 15 outubro 2009

     # 4

    Boas,

    Estou a recuperar moradia antiga, k tem o contador no interior, fui avisado por amigo, k brevemente a EDP, vai pedir alteração da legislação pr passar os contadores pr o exterior.
    Liguei pr EDP, simplesmente disseram pr falar com electricista, pq a EDP ñ tinha a ver com o assunto.
    Já, tenho gás canalizado (EDP-GAS), mas ñ levantaram kalker problema.
    Tenho andado a pesquisar informações, mas ñ descubro nada... então passo seguite!
    Mandei 1 mail, pr entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE), ainda aguardo resposta.
    www.erse.pt.

    Abraço
  3.  # 5

    Não é a EDP que tem que pagar (ou fazer) a mudança do local do contador. A EDP apenas tira o contador de um lado e coloca noutro. E a lei diz,e com muita lógica, que o contador tem que estar fora de casa. Mudar o contador para fora implica obras (pedreiro etç) que estão fora do ambito de acção da EDP!!

    Se quiser mudar a canalização em casa, não chama a companhia das águas, chama sim o canalizador e paga-lhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  4.  # 6

    Colocado por: ParamonteE a lei diz,e com muita lógica, que o contador tem que estar fora de casa.

    Não me parece que tenha muita lógica quando já há contadores que permitem a leitura à distância.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
    • CMRT
    • 15 outubro 2009

     # 7

    Colocado por: ParamonteNão é a EDP que tem que pagar (ou fazer) a mudança do local do contador. A EDP apenas tira o contador de um lado e coloca noutro. E a lei diz,e com muita lógica, que o contador tem que estar fora de casa. Mudar o contador para fora implica obras (pedreiro etç) que estão fora do ambito de acção da EDP!!

    Se quiser mudar a canalização em casa, não chama a companhia das águas, chama sim o canalizador e paga-lhe.


    Concordo plenamente.
    Mas, colocação no exterior AINDA só é obrigatoria pr as novas contruções ou alterações de potencia, verdade?
    Só por esse facto, deviam informar os passos a seguir pr ir ao encontro dakilo k eles pretendem futuramente pr todos.
    No meu caso, ñ pedi pr lá irem mudar o contador, tenho algumas duvidas, onde o posso colocar, devido à falta de espaço.
    Para evitar k dentro de algum tempo tenha de andar arrebentar novamente paredes o muros exteriores.
    E, como disse tenho gas, saber kal é a distancia k tenho de deixar 1 contador do outro, foi só essa a informação k pedi, mas nem isso responderam, por acaso sabes? Como podes verificar na foto, do lado direito do contador do gas, ñ tenho mt espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
      Casa.jpg
  5.  # 8

    Olá, é claro que as leis mudaram, pois quando construí a casa em que vivo tive de a aplicar. Agora está a dizer-me que uma casa com 50 anos, onde existe um contador dentro e a caixa já está feita no exterior, para a colocação do mesmo, tendo sido eu que a paguei, óbvio que não era a EDT, que existe luz dentro de casa, apenas e tão só é necessário a EDP, colocar o mesmo na rua, e transferi-lo para o meu nome. E não o quer fazer porque diz que sou obrigada a fazer uma baixada, quando ela já existe. Como referi quando coloquei a questão, neste forúm. A sua resposta desculpe é vaga e sem sentido. EU TENHO ELECTRICIDADE, apenas e tão só PRETENDO REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DA MESMA. Não quero falhar como cidadã, apenas a EDP, me está a obrigar a fazê-lo.

    Cumprimentos
  6.  # 9

    EU TENHO ELECTRICIDADE, apenas e tão só PRETENDO REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PARA PROCEDER AO PAGAMENTO DA MESMA.


    O que você pretende não é "regularizar" a situação - é celebrar um novo contrato, nas condições do antigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  7.  # 10

    Não é obigado a faz~e-lo apenas se a casa foi construida, a partir de 1999. Olhe tenho uma moradia, e o unco
    contador que tenho mesmo no muro, é o da àgua, o da EDP, com aumento de potência que tive de pedir, encontra-se dentro da moradia, ou seja na parede de uma cas pequena que também me pertence. Ou seja quando querem vir fazer a contagem, têm de tocar á campainha, e entram. Não me obrigam, porque a casa, começou a ser construida, antes de 1999, eu até sei a Lei de momento não me recordo. Quando a encontrar, colocá-la-ei, por aqui, dá sempre jeito.


    Cumprimentos,
  8.  # 11

    Boas

    Sem ter mais elementos vou atrever-me a dar a minha opinião.
    Diz que não paga a luz porque não a conseguem ler porque o contador está dentro de casa? Dê a leitura por telefone.

    Quanto á mudança de nome faça-o pelo nº gratis da EDP é tudo feito pelo telefone, enviam-lhe os papeis para casa voce assina e manda de volta e assim ninguem lá vai meter o nariz.

    Depois de ter isto resolvido faça a conta certa.

    Cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  9.  # 12

    Olá,

    Isso tudo que me diz, já eu tentei. Só que a teimosia é tanta que eles dizem que não sem fazer a tal baixada. Mas eu tenho! estou cansada de lhes dizer isso, inclusive já lá foram funcionários da EDP, mas sempre para a tal baixada. Nunca com ordens para colocar o contador na rua. Quanto á contagem eu dou, mas como o contador está no nome do meu sogro que já faleceu, nunca me enviam a facturação. Bolas eu julgo que eles andam a brincar comigo. Se querem fazer uma baixada, sem sentido que a façam por conta e risco, pois é fácil de resolver e não resolvem. Comecei por Mogadouro para resoslver a situação, passei por Bragança, Vila Real e por fim Lisboa, e nada! Já não sei o que fazer mais, uma pessoa quer ser justa e pagar, e eles não ligam...

    Cumprimentos,
  10.  # 13

    Bom , dar a leitura por telefone pode ser feito, mas pelo menos 2 vezes ou 4 ao ano, a EDP vem verificar se não tem sido aldrabada c\ as leituras...lógico não? Logo tem que ter acesso ao contador.

    Uma maneira da EDP executar as alterações da lei é fazê-lo quando:

    1. O contrato muda de nome (herança, venda e arrendamento)
    2. Alteração da potência contratada, outras alterações de contrato.

    As obras nos limites internos da uma propriedade são da conta do proprietário, não da EDP. Se um disjuntor, ou o quadro eléctrico pifar a acção a tomar é chamar um electricista devidamente encartado e pagar-lhe. Coitadinha da EDP se tivesse que acorrer a todas as avarias domésticas...

    Outra razão para a EDP querer os contadores fora de casa é facilitar a detecção de violações dos contadores para alteração das leituras, coisa que é muito mais comum do que muitos imaginam.

    CMRT: um electricista encartado sabes essas distâncias que perguntas, fazem isso todos os dias. Eu acho que vais precisar de entregar na EDP o termo de responsabilidade do electricista, daí que ele tem q ser encartado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58, CMRT
  11.  # 14

    Pois, mas o estranho é que aquando da aquisição da mesma, que como já referi pertencia ao meu sogro, já falecido. A EDP nada resolveu. Porquê, passo a explicar: O meu sogro era funcionário da EDP, trabalhou toda a sua vida na Barragem de Bemposta, em Cardal do Douro, logo as regras de pagamento eram diferentes das nossas, tinham taxa reduzida! Expliquei exactamente isso, não ligaram e continuam a ignorar. Claro que todos os anos quando me encontro de férias, a EDP desloca-se lá para fazer a contagem que refere. Mas não me factura rigorosamente nada! Acha bem???? Um cidadão querer regularizar a situação para não estar em falta, e a EDP não resolver o problema???? REPARE: EU SÒ QUERO A SITUAÇÃO REGULARIZADA, MAIS NADA! NÃO PRETENDO, NEM QUERO ENGANAR NINGUÉM, APENAS CUMPRIR COM AS MINHAS OBRIGAÇÕES COMO CIDADÃ. Era muito fácil: colocar o contador fora e mudar o nome, como foi com a àgua!

    Cumprimentos,
  12.  # 15

    Mas oh Rosa58, para colocar o contador fora do muro são preciso obras. Tem que contratar um electricista e talvez carpinteiro. A EDP não pode agarrar no contador e colocar fora do muro se não estiver lá a baixada, a caixa de chamada etc...e isso tudo está dentro da sua propriedade, é sua responsabilidade. Acredito que não quer enganar ninguem, mas tem que entender que há regras. Eu acho que poderá talvez pedir à EDP para que lhe faça essas baixadas, ela vai indicar um fornecedor seu, mas vai ter que pagar como se fosse um privado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  13.  # 16

    Mas, desculpe! qual é a parte que ainda não entendeu; de que está tudo feito. Apenas, a edp tem de retirar o contador de dentro, e ligá-lo na caixa do lado de fora, tal como fiz com a àgua. Das duas uma, ou eu não me explico bem! ou não entede o que eu escrevo. Isso está tudo feito, e colocar o contador no meu nome! certo!!!!!
  14.  # 17

    Colocado por: rosa58continuo há quase três anos a servir-me da casa, para férias e nada pago

    Se nada paga de que se queixa? A EDP só pode vir a reclamar o pagamento dos últimos seis meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
  15.  # 18

    Apenas quero cumprir com as minhas obrigações, nada demais. Mas neste pais, ora obrigam a pagar quem não deve! e quem o quer fazer não consegue!!!
  16.  # 19

    Colocado por: ParamonteMas oh Rosa58, para colocar o contador fora do muro são preciso obras. Tem que contratar um electricista e talvez carpinteiro. A EDP não pode agarrar no contador e colocar fora do muro se não estiver lá a baixada, a caixa de chamada etc...e isso tudo está dentro da sua propriedade, é sua responsabilidade. Acredito que não quer enganar ninguem, mas tem que entender que há regras. Eu acho que poderá talvez pedir à EDP para que lhe faça essas baixadas, ela vai indicar um fornecedor seu, mas vai ter que pagar como se fosse um privado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rosa58
  17.  # 20

    Colocado por: rosa58Pois, mas o estranho é que aquando da aquisição da mesma, que como já referi pertencia ao meu sogro, já falecido. A EDP nada resolveu. Porquê, passo a explicar: O meu sogro era funcionário da EDP, trabalhou toda a sua vida na Barragem de Bemposta, em Cardal do Douro, logo as regras de pagamento eram diferentes das nossas, tinham taxa reduzida! Expliquei exactamente isso, não ligaram e continuam a ignorar. Claro que todos os anos quando me encontro de férias, a EDP desloca-se lá para fazer a contagem que refere. Mas não me factura rigorosamente nada! Acha bem???? Um cidadão querer regularizar a situação para não estar em falta, e a EDP não resolver o problema???? REPARE: EU SÒ QUERO A SITUAÇÃO REGULARIZADA, MAIS NADA! NÃO PRETENDO, NEM QUERO ENGANAR NINGUÉM, APENAS CUMPRIR COM AS MINHAS OBRIGAÇÕES COMO CIDADÃ. Era muito fácil: colocar o contador fora e mudar o nome, como foi com a àgua!

    Cumprimentos,


    Boas

    Olá mais uma vez, também sou funcionário da EDP, e como é obvio temos regalias em relação ao cliente normal mas essas regalias traduzem-se por escalões de consumo com preços reduzidos que vão aumentando conforme o consumo e não pagamos taxa de potencia, que eu tenha conhecimento serão todos assim ( ou seja pagamos luz )mas voce diz que vão contar a luz e que não lhe cobram dinheiro por isso deduzo que a casa fosse da EDP e posteriormente vendida ao funcionário que ali habitasse mantendo o consumo de energia ao encargo da EDP, logo quando quer mudar o contrato de nome é assumido pela empresa que o funcionário deixou de exercer funções, como não existe registo de pontos de ligação nessa morada ( porque eram ligações proprias da EDP ) para a EDP está a fazer um pedido de energia e por isso terá que executa-lo segundo as normas que será passar o contador para a rua, e ao ramal não será pedir um ramal novo mas sim uma deslocação de ramal para o exterior.

    Será esta a situação? Foi o que eu entendi com os dados aqui fornecidos

    Cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa58
 
0.0226 seg. NEW