Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho umas electrovalvulas da Hunter PGV 24V, mas precisava saber quanto consomem em amperes, alguém dá uma ajuda?
    Queria ligá-las através de um autómato para fazer o meu sistema automático de rega e queria saber se era possível alimentá-las com a própria fonte do autómato, só não sei se os amperes são suficientes.
    Obrigado
  2.  # 2

    Solenóide de 24 VCA:
    – 350 mA de irupção, 190 mA de manutenção, 60 HZ
    – 370 mA de irupção, 210 mA de manutenção, 50 HZ

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.hunterindustries.com/pt/product/valvula/pgv&ved=2ahUKEwjFo97146PpAhWcDmMBHZz_AnkQFjAAegQIAhAC&usg=AOvVaw2M9NEviNd2wCcf1qtNxCjK
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duque2016
  3.  # 3

    Lembrei-me que a fonte do autómato é de 24VDC, sendo assim não dá, porque as eletroválvulas são de 24 VAC. Terei que usar uma fonte externa.
  4.  # 4

    Vi de relance que a página indicada pelo rjmpires diz "latching CC". Se forem como as minhas (eletrovalvulas rainbird de 9vDC latching), são necessários apenas pequenos impulsos (+-15ms nas minhas), e mais que isso pode desgastar a bobine (por aquecimento, etc).
  5.  # 5

    Colocado por: rui.fernVi de relance que a página indicada pelo rjmpires diz "latching CC". Se forem como as minhas (eletrovalvulas rainbird de 9vDC latching), são necessários apenas pequenos impulsos (+-15ms nas minhas), e mais que isso pode desgastar a bobine (por aquecimento, etc).


    Isso quer dizer que não é aconselhável usar um autómato?
  6.  # 6

    Colocado por: Duque2016

    Isso quer dizer que não é aconselhável usar um autómato?


    O autómato (ou similar) é útil para controlar o agendamento e possível tempo da alimentação.
    O que não sei é se sendo as valvulas 24VAC se são alimentadas da mesma forma como se fossem VDC, ou seja, bastando trocar a polaridade para abrir/fechar.
  7.  # 7

    Colocado por: rui.fern

    O autómato (ou similar) é útil para controlar o agendamento e possível tempo da alimentação.
    O que não sei é se sendo as valvulas 24VAC se são alimentadas da mesma forma como se fossem VDC, ou seja, bastando trocar a polaridade para abrir/fechar.


    Tenho que ensaiar.
    Seguindo o princípio de outro tipo de eletroválvulas, alimentando com os 24V ela abre (e ficará aberta enquanto está alimentada), cortando a alimentação ela fecha. Será assim?
  8.  # 8

    Colocado por: Duque2016

    Tenho que ensaiar.
    Seguindo o princípio de outro tipo de eletroválvulas, alimentando com os 24V ela abre (e ficará aberta enquanto está alimentada), cortando a alimentação ela fecha. Será assim?


    Aí é que esta a diferença se forem "latching", elas apenas precisam de determinado um impulso de energia para mudar o estado, e mantém o estado sem necessitarem de energia. Se forem de facto "latching" e as alimentar enquanto estiverem abertas, vão ficar a forcar a bobine o que com o tempo pode estraga-las. Não encontro muita informação de como alimentar válvulas VAC manualmente, daí que também tenho curiosidade em saber como funcionam.
  9.  # 9

    Segundo este link https://openthings.io/understanding-24vac-sprinkler-valves/, o mais provável é a válvula funcionar com 12VDC o que facilita muito.
    Acho estranho no site oficial dizer "latching", cá para mim não são, ou a ser se calhar são apenas quando alimentadas por 12VDC.
    Mas nada como ensaiar por breves instantes.
  10.  # 10

    Quando ensaiar depois dou o feedback, se não explodir :)
  11.  # 11

    Colocado por: rui.fernSegundo este linkhttps://openthings.io/understanding-24vac-sprinkler-valves/,o mais provável é a válvula funcionar com 12VDC o que facilita muito.
    Acho estranho no site oficial dizer "latching", cá para mim não são, ou a ser se calhar são apenas quando alimentadas por 12VDC.
    Mas nada como ensaiar por breves instantes.

    E porque acha estranho elas serem "latching"?
    Pelo que já percebi, no caso de serem latching, por cada impulso elas invertem o seu estado, sendo que o 2º impulso tem que ter a polaridade trocada, é isso não é?
    Sendo assim, o facto de serem latching, só me vem complicar o projeto, porque por cada eletroválvula irei necessitar de duas saídas no autómato.
  12.  # 12

    Acho estranho serem latching por 2 razões:
    1. a tempos li algures sobre alguém que tinha válvulas 24v e eram tradicionais (tipo abrem se receberem corrente).
    2. por funcionarem a voltagem alternada (VAC) e penso que têm na mesma 2 fios, e portanto não existe polaridade como em DC (é como nas tomadas 220v, podemos colocar a ficha ao contrario que funciona na mesma, porque a voltagem faz uma onda completa). A menos que tenham alguma electrónica lá dentro.

    Poderá complicar sim sendo latching.
    Nas minhas válvulas latching, como um dos controladores estava avariado e são carotes para o que fazem (rainbird 9v DC), decidi aplicar eu próprio um controlador (nodemcu - é similar ao automato mas com wifi) com relés para criar o impulso com a inversão de polaridade para abrir/fechar. (sei que não devia ter usado relés mas estavam á mão)
  13.  # 13

    As minhas válvulas são Hunter PGV e têm 2 fios sim, deixo uma imagem.
    Eu teria que usar sempre um relé por cada eletroválvula para inverter a polaridade.
    Fica sempre mais barato do que o controlador, porque tenho o material, o problema começa a ser o espaço, autómato com 12 saídas mais 6 relés...

    Caso eu opte pelo controlador, surge-me outra dúvida, ele teria que ser da marca Hunter também? Tenho está dúvida, porque sendo as válvulas latching terá que ter um controlador preparado para este tipo de válvulas, digo eu. Até tinha pensado no da RainBird por ter o módulo WiFi mas assustei-me quando vi o preço
      P_20200503_175510_vHDR_Auto.jpg
  14.  # 14

    Com um sonoff 4CH pro consegue fazer isso.
  15.  # 15

    Colocado por: casadepalhaCom um sonoff 4CH pro consegue fazer isso.
    é só gaiolas e ilusões
    rega por relé, tão simples e prático um temporizador e um sensor de chuva e mais nada, mas cada um é que sabe claro,
  16.  # 16

    Colocado por: zetoé só gaiolas e ilusões
    rega por relé, tão simples e prático um temporizador e um sensor de chuva e mais nada, mas cada um é que sabe claro,

    Aparentemente será simples, aqui a questão que se tem discutido é se as eletroválvulas são do tipo latching, como é referido no site da marca. Se assim for não me parece que se resolva com um temporizador e relés, para além de que são alimentadas a 24VAC, o que também dificulta. Ou então sou eu que não estou a ver bem a coisa.
  17.  # 17

    Colocado por: zetoé só gaiolas e ilusões
    rega por relé, tão simples e prático um temporizador e um sensor de chuva e mais nada, mas cada um é que sabe claro,


    Respeite se quer ser respeitado. É uma solução possível entre outras.
    Tenho o meu a funcionar há dois anos. Com a vantagem, para quem quiser, integrar no homeassistant e aí fazer todo o tipo de automações e acessível em qualquer lado.
  18.  # 18

    Colocado por: casadepalhaCom um sonoff 4CH pro consegue fazer isso.

    Consegue ligar um sensor de chuva ou humidade com o sonoff?
  19.  # 19

    Penso que directamente não.
  20.  # 20

    Aqui a grande questão esta no ensaio, se não se identificar como é que manualmente as válvulas abrem/fecham com impulsos/energia de forma pratica, será difícil de replicar mesmo com relés.
 
0.0178 seg. NEW